
CONSTRUIR
Muitos chavões, poucas medidas. Programas eleitorais para todos os gostos
Quatro finalistas portugueses na 67ª edição dos Prémios FAD
Obras ferroviárias na Beira Alta concluídas até ao final de Junho
França financia reabilitação de infra-estruturas na Guiné-Bissau com 4M€
Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal
“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”
Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal
Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’
Lagoas Park inaugura Praça Central e Galeria Comercial
APCMC aposta em projecto para impulsionar digitalização do negócios dos materiais de construção
Com estas ferramentas, a associação empresarial pretende capitalizar o conhecimento já existente, adicionar novos dados da realidade intervencionada, estruturar a informação e criar planos de acção concretos para as PME.
Através do preenchimento das ferramentas, online, as empresas podem descarregar um relatório que apresenta resultados e recomendações direccionadas, obtendo uma avaliação por tema e uma avaliação global da situação da empresa.
“O EcoEconomy 4.0 contribui de uma forma activa para ajudar as PME a conseguirem alcançar uma transição justa e inclusiva, condição necessária para o sucesso, e para apurarmos qual o grau de maturidade das empresas nacionais nestas áreas. Se os planos nacionais de recuperação e resiliência vão dedicar cerca de 37% dos gastos a investimentos e reformas que apoiam os objectivos climáticos, o EcoEconomy 4.0 vem ajudar a potenciar o cumprimento das metas ambientais, mostrando às PME a importância de adoptarem comportamentos numa lógica de economia regenerativa”, justifica Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.
O projecto EcoEconomy 4.0 foi lançado pela AEP em Abril de 2021 e actua junto das PME em áreas como a Descarbonização/Transição Energética, a Economia Circular e as Tecnologias Digitais da Indústria 4.0. O objectivo do projecto é mobilizar as PME, por forma a potenciar o cumprimento das metas ambientais nacionais e europeias, mostrando-lhes a importância de adoptarem comportamentos numa lógica de economia regenerativa. Durante o primeiro ano, o EcoEconomy 4.0 envolveu mais de 400 empresas e os impactos das actividades levadas a cabo já se fazem sentir no tecido empresarial, tornando-o mais sustentável e competitivo.
O projecto EcoEconomy 4.0 é cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.