
CONSTRUIR
Portugal consolida posição na captação de investimento imobiliário
“The Concave” é um exercício de adaptação [c/galeria de imagens]
Muitos chavões, poucas medidas. Programas eleitorais para todos os gostos
Quatro finalistas portugueses na 67ª edição dos Prémios FAD
Obras ferroviárias na Beira Alta concluídas até ao final de Junho
França financia reabilitação de infra-estruturas na Guiné-Bissau com 4M€
Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal
“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”
Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal
Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’
O Grupo Roca lançou um fundo de corporate venture dotado de 25 milhões de euros. A empresa vai investir em startups e projectos empreendedores que desenvolvam a sua actividade em áreas prioritárias para a empresa.
Através do Roca Group Ventures, a empresa pretende alocar entre 0,5 e 2 milhões de euros a cada projecto, sem renunciar a outras fórmulas de colaboração que não envolvam acções ou investimento em fases adicionais, para financiar as iniciativas que demonstrem o maior potencial. O Grupo estima que, dentro de cinco anos, a carteira de investimentos seja composta por entre 10 e 15 empresas.
O objectivo é “gerar um modelo empresarial híbrido que combine as vantagens de uma grande empresa (recursos, escala, conhecimento, experiência, marketing) com a inovação, tecnologia, motivação, agilidade e talento de uma startup”, justifica Albert Magrans, CEO do Roca Group O Roca Group Ventures será um fundo global que procura investir em startups no mundo inteiro, incluindo Portugal.
O lançamento do fundo conta com o apoio da empresa de consultoria Alantra, especializada em investimentos e operações deste tipo. A financeira vai prestar consultoria ao fundo no processo de criação de oportunidades de investimento e na futura gestão da carteira de participadas.
O Roca Group Ventures também materializará parte do compromisso do Roca Group com a sustentabilidade, pois, através deste fundo, a empresa vai dar prioridade às startups que apostem em práticas amigas do ambiente.
Quatro áreas de desenvolvimento e inovação
A Roca, que se dedica ao design, à produção e à comercialização de produtos para espaços de banho, definiu quatro áreas de negócio de interesse na procura de oportunidades: wellness e espaços de banho inteligentes; novos negócios e materiais; eficiência energética e racionalização do consumo de água; e, por último, a excelência operacional nos respectivos processos industriais.
Na área de wellness e espaços de banho inteligentes, a empresa vai usar recursos tecnológicos que, através da Inteligência Artificial (IA) e conectividade, melhorem a usabilidade dos dispositivos, contribuam para o desenvolvimento de produtos amigos do ambiente e também para o desenvolvimento de produtos que criem espaços de relaxamento.
No que respeita à área de novos negócios e materiais, o Roca Group Ventures vai-se focar em soluções disruptivas, baseadas em tecnologia com uma ampla margem de crescimento, bem como em novos materiais para a construção e o fabrico de novos produtos.
Relativamente à eficiência energética e racionalização do consumo de água, o Grupo vai identificar e desenvolver produtos e serviços que contribuam para a geração de casas conectadas e sustentáveis, com foco especial na redução do consumo de água.
Por fim, com o objectivo de aumentar a excelência operacional, tecnologias como a IA, a impressão 3D, a Internet das Coisas (IoT), o blockchain ou as plataformas integráveis também serão de interesse do fundo.
Sede no “Espai Roca”
O Roca Group Ventures vai estar directamente ligado ao futuro “Espai Roca”, um hub de inovação para a construção sustentável e economia circular, entre outras áreas, que ficará localizado na actual fábrica do grupo nos municípios de Gavá e Viladecans. A empresa pretende construir, nestas instalações, um dos mais importantes parques empresariais da Europa, onde o fundo terá a sua sede.
O Roca Group vai nomear uma figura executiva da organização para actuar como ventures head, coordenando a colaboração com diferentes especialistas e gestores da empresa, aceleradoras, incubadoras e outros parceiros para facilitar a identificação e o desenvolvimento dos projectos.