
CONSTRUIR
Bondstone apoia primeira Cátedra em “Sustentabilidade de Ecossistemas Subterrâneos – Loulé”
Grupo Pestana reforça aposta no Algarve com projecto premium
Universidade da Beira Interior faz parceria na China para formar 1.200 engenheiros
Corum reforça oferta com fundo direccionado para activos ESG
Panasonic lança Aquarea Home para “controlo total” da casa
Município do Porto lança concurso para requalificar Praça Pedro Nunes por 2,5M€
Setúbal adquire 24 imóveis à Hipoges para arrendamento municipal
Micro-rede resiliente salva FCTUC do apagão ibérico
Geberit lança nova sanita bidé ao “alcance de todos”
Garcia Garcia relança programa de estágios de Verão para estudantes universitários
O fabricante nacional de aparelhagem eléctrica de baixa tensão, Efapel, investiu 2,4 milhões de euros no desenvolvimento da sua nova linha de embeber (embutir), a série Latina, destinada a competir em todo o mundo, mas com especial incidência em países latino-americanos como Chile, Colômbia, Peru e México.
Esta empresa industrial, sedeada em Serpins, Lousã, espera atingir vendas superiores a 3 milhões de euros com este novo produto no primeiro ano. Note-se que a Efapel exporta cerca de 30% da sua produção, para mais de 50 países de todo o mundo, desde a Europa e África até ao Médio Oriente e América Latina. Tem duas subsidiárias no exterior, em Espanha e França. Em 2020, fechou o ano com vendas de 43,3 milhões de euros e um crescimento homólogo de 5,2%, registado em contraciclo.
A nova série Latina distingue-se pela sua forte identidade e design, com o propósito de atender às exigências de um mercado global. Possui um sistema modular que possibilita a combinação de espelhos e módulos de acordo com a necessidade e gosto do utilizador. É composta por duas matrizes: Europeia e Italiana, que cumprem os mais diversos requisitos internacionais.
Em conjunto com a nova série Latina, a Efapel acrescenta mais funções à sua gama de mecanismos no formato 45×45, como detectores de movimento, dimmers, sinalizadores de luz, carregadores USB, e outros, que se adequam à qualquer tipo de instalação. Merece destaque a variedade das cores e materiais dos acabamentos que se adaptam aos diferentes ambientes de decoração.
A constante evolução do mundo dos negócios e da tecnologia produziu ferramentas digitais que facilitam muito a carga de trabalho dos profissionais envolvidos em projectos de arquitectura e engenharia.
A empresa disponibiliza todas as suas séries de embeber, inclusive a série Latina, em tecnologia BIM (Building Information Modelling) e estando atenta “à permanente evolução do mercado, que acompanha e antecipa através do seu departamento de IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação)”.