
CONSTRUIR
Olhar para as “Oportunidades Portugal 2030 & Horizon Europe”
APDL adjudica implementação do Porto Seco da Guarda por 3,7M€
40 startups na Construmat “impulsionam” mudança para uma nova forma de construir
Governo prepara empréstimo de 1000M€ para obras em escolas
Greenvolt lidera seis instalações de energia renovável para a Logifrio
Novo ‘Condominhas Urban Living’ nasce entre a Foz do Douro e o centro histórico do Porto
Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos com mais imóveis transaccionados pela Remax
Portugal consolida posição na captação de investimento imobiliário
“The Concave” é um exercício de adaptação [c/galeria de imagens]
Muitos chavões, poucas medidas. Programas eleitorais para todos os gostos
A aposta na produção para auto consumo mantém uma tendência crescente no meio empresarial português. A Cartonagem Trindade, especialista na produção de embalagens, é a mais recente empresa a converter-se e prepara-se para arrancar com a instalação de painéis solares nas três unidades industriais, duas em São João da Madeira e a terceira em Guimarães.
O projecto foi desenvolvido e será executado pela SunEnergy e compreende a instalação de 2 200 painéis solares fotovoltaicos de 465W para a produção de energia eléctrica a partir do sol que será consumida pelo edifício. Com 1MW de potência total, a instalação vai permitir uma poupança anual de 150 mil euros, além da diminuição de 700 toneladas de emissões de CO2 por ano.
“Desde a sua génese, a Cartonagem Trindade tem aliado a tecnologia à criatividade para criar produtos de excelência. Além disso, ninguém pode ficar alheio aos desafios da crise climática, pelo que a sustentabilidade é também uma das nossas prioridades. Foi assim que surgiu este projecto com a SunEnergy, numa forma de contribuirmos para cumprir o nosso papel para um futuro mais sustentável”, afirma Pedro Ventura, Administrador da Cartonagem Trindade, uma empresa que conta com meio século de história.
“Esta é mais uma instalação que nos orgulha, mostrando o interesse crescente das empresas portuguesas por alternativas energéticas mais sustentáveis. Trata-se de um dos maiores projectos da SunEnergy, juntando-se a outros de grande dimensão que temos vindo a executar”, sublinha Rui Oliveira, diretor Comercial da SunEnergy. “Ao longo dos últimos anos, a SunEnergy tem vindo a enriquecer de forma sustentada o seu portefólio de projectos, posicionando-se como a referência do autoconsumo em Portugal”, sustenta o responsável.
(na imagem Rui Oliveira, da Sunenergy e Pedro Ventura, da Cartonagem Trindade)