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Norte-americana Kebony anuncia injecção de capital de 30M€

Financiamento liderado pela Jolt Capital e Lightrock irá permitir, à empresa especialista na produção em madeira sustentável, a sua expansão nos mercados europeu e norte-americano

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A Kebony, empresa especialista em tecnologia de modificação de madeira ecológica, anunciou um financiamento de 30 milhões de euros liderado pela Jolt Capital e Lightrock, juntando-se aos accionistas de longa data da Kebony, com ambas as empresas representadas no Conselho de Administração.

A injecção de capital irá expandir e acelerar as iniciativas de crescimento da Kebony nos principais mercados da Europa e dos EUA e irá permitir à Kebony penetrar ainda mais num mercado de 3 mil milhões de euros e alavancar as megatendências subjacentes de produção de materiais sustentáveis para as indústrias de construção residencial e não residencial.

A visão da Kebony é reduzir as emissões de CO2 e a deflorestação tropical através da utilização das suas técnicas de modificação de madeira patenteadas, que produzem madeira superior de forma ecológica.

As principais tendências de ruptura na indústria da construção são expressas pela necessidade de produtos mais verdes, mais seguros e melhores, já que os materiais de construção padrão, como o cimento e o aço, são grandes emissores de CO2 em todo o mundo.

A tecnologia Kebony transforma permanentemente espécies de madeira sustentáveis, como o pinheiro, em madeira Kebony com características que são comparáveis e, em alguns casos, superiores às das preciosas madeiras tropicais. Este processo único e ecológico também é uma alternativa superior ao tratamento tradicional da madeira com base na impregnação com conservantes de madeira.

“Na Jolt Capital, temos um grande interesse em empresas de ciência de materiais que alavancam as suas tecnologias patenteadas para oferecer produtos sustentáveis. Com mais de 20 anos de P&D em tecnologia da madeira e um processo comprovado que confere às madeiras moles cultivadas as propriedades desejáveis das madeiras tropicais nobres, a Kebony é uma delas. Estamos entusiasmados em financiar a expansão das suas instalações de produção europeias para apoiar o forte crescimento do mercado e oferecer uma alternativa à desflorestação tropical”, disse Antoine Trannoy, sócio-gerente da Jolt Capital.

“A Kebony está perfeitamente posicionada na corrida por um mundo descarbonizado com a ambição de ser a líder em tecnologias de modificação de madeira. Esperamos apoiar a empresa na implementação da sua estratégia de crescimento e alavancar a significativa escalabilidade operacional e continuar a jornada de crescimento lucrativo”, diz Kevin Bone, parceiro da Lightrock.

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Vulcano promove curso sobre instalação de Piso Radiante

O curso, que se destina a instaladores, recém-licenciados e projectistas, irá ter lugar nos dias 15 e 16 de Maio de 2025, no Instituto do ISQ Taguspark, e nos dias 20 e 21 de Novembro, no ISQ Grijó, em horário laboral

O Instituto de Formação Vulcano (IFV), espaço de formação e certificação dos profissionais de hoje e do futuro nas áreas de água quente, energia solar térmica e climatização, divulga o seu curso sobre ‘Piso Radiante – Dimensionamento e Instalação’.

O curso, que se destina a instaladores, recém-licenciados e projectistas, irá ter lugar nos dias 15 e 16 de Maio de 2025, no Instituto do ISQ Taguspark, e nos dias 20 e 21 de Novembro, nas instalações do ISQ Grijó, em horário laboral.

Com uma duração de 14 horas, esta formação proporcionará aos formandos aprendizagens acerca de dimensionamento de um sistema por piso radiante, sistemas de regulação e controlo, interligação com a unidade de produção de energia – caldeira / bomba de calor, bem como os princípios básicos da climatização: aquecimento, arrefecimento, ventilação e controlo de humidade.

O curso possui, ainda, uma componente prática, na qual os formandos irão abordar temáticas como a leitura e interpretação de um projecto de aquecimento central por piso radiante, a preparação do trabalho e execução de um sistema por piso radiante, assim como o enchimento e teste do sistema.

Com o curso, pretende-se que formandos fiquem aptos a dimensionar e definir esquemas de princípio de implantação de sistemas de climatização por pavimento radiante, assim como a instalar, ensaiar e regular o funcionamento de um sistema de climatização, e, finalmente, a propor técnica e economicamente uma solução de climatização residencial por pavimento radiante.

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Balanço “positivo” da Tektónica expõe dinamismo do sector

A feira voltou a decorrer em simultâneo com o Salão Imobiliário de Portugal, uma aposta estratégica que tem vindo a reforçar o impacto e o alcance dos dois eventos. Juntas, as feiras ocuparam mais de 45.000 m² de área de exposição, recebendo um total de 33.500 visitantes

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A 27.ª edição da Tektónica, Feira Internacional da Construção, promovida pela Fundação AIP, encerrou com um balanço “extremamente” positivo, marcado pelo crescimento significativo no número de empresas participantes, quer nacionais quer internacionais, e, sobretudo, pela forte adesão de visitantes profissionais e público em geral.
Realizada entre os dias 10 e 12 de Abril na Feira Internacional de Lisboa, a Tektónica contou com a participação de cerca de 400 expositores, dos quais 15% de origem internacional.

Este ano, a feira voltou a decorrer em simultâneo com o Salão Imobiliário de Portugal, uma aposta estratégica que tem vindo a reforçar o impacto e o alcance dos dois eventos. Juntas, as feiras ocuparam mais de 45.000 m² de área de exposição, recebendo um total de 33.500 visitantes, entre profissionais e público em geral, demonstrando a capacidade conjunta de gerar sinergias e potenciar negócios num verdadeiro marketplace dos sectores da construção e do imobiliário.

Para José Paulo Pinto, gestor da Tektónica, “os números alcançados nesta edição, quer ao nível da participação empresarial, quer na mobilização de visitantes, consolidam a feira como uma plataforma essencial para impulsionar o mercado da construção. Destacamos a inovação como pilar transversal a todos os sectores representados, e o compromisso deste evento para valorizar produtos, serviços e equipamentos, bem como promover e distinguir as empresas que apostam em soluções diferenciadoras num mercado em constante evolução”, sublinha o coordenador da exposição.

Novos materiais e novos sistemas premiados  
Como já vem sendo habitual a feira voltou a premiar os produtos mais inovadores, nesta edição o prémio “Tektónica Inovação” contou com a participação de 40 empresas/produtos, um sinal claro de que as empresas do sector estão comprometidas com o processo de transformação mais sustentável e digital. Nesta edição foram atribuídos nove prémios e duas menções honrosas.

Assim, a empresa Jeremias venceu na categoria Eficiência Energética com o seu “Genius Ekkoair”, a Pretensa viu o seu “Sistema Resisto 5.9” na categoria Novos Processos Construtivos e a “Válvula Mecânica de Corte automático de Gás” na categoria Novos Materiais.

O “Daikin Cloud Service Residencial” da Daikin Air Conditioning Portugal, foi o vencedor, na categoria de Serviços. A solução “I.Geo Bx” da Nationalrev, na categoria de Máquinas e Equipamentos. E o sistema de fixação “Top Fix System”, da Standard Hidráulica, na categoria Banho.

A Frasa, Equipamentos de Cozinha e Energia, venceu na categoria Cozinhas com o produto “Frasa Naturalair” e a Revigrés na categoria de Pavimentos e Revestimentos com o produto “Tech 3D”. A tecnologia “Bewarm”, da Secil, destacou-se na categoria de Equipamentos de Exterior.

As menções honrosas foram atribuídas à Burger & Cie, com o sistema de instalação de revestimentos “Groove Rail”, na categoria de Pavimentos e Revestimentos, e ao consórcio de empresas constituído pela empresas Perfisa, Gyptec Volcalis, Amorim Cork Solutions e Mapei que desenvolveu o sistema SKINIUM – The Wall System, na categoria Novos Processos Construtivos.

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Empack e Logistics & Automation Porto potenciou mais de 10 mil conexões comerciais

A 9ª  edição da feira profissional representativa dos sectores logístico e de embalagem recebeu 3.114 visitantes únicos. Mais de metade das empresas presentes já renovaram presença para 2026

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Uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial que minimiza autonomamente o tempo de inactividade no processo de picking; um inovador sistema robótico para armazenamento multidireccional de paletes e que pode redefinir o padrão de armazenamento inteligente; paletes ecológicas, feitas a partir de resíduos plásticos; caixas isotérmicas reutilizáveis (para transporte de alimentos) e com um “smartchip” que permite informar o que está na carga; e… um sem número de desenvolvimentos técnicos e tecnológicos. Que comprovam que a inovação que faz o sector avançar é feita de pequenas partes que compõem um todo. Puzzle que confluiu durante dois dias para a Exponor, para a 9.ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto.

A feira que reproduz o dinamismo de quase 30 segmentos de actividade da fileira logística encerrou sob o signo do sucesso, comprovado por cerca de 3.114 visitantes profissionais únicos (líderes da indústria, retalho e distribuição, CEO, directores e gestores de logística e embalagem e outros quadros).

O evento, no decorrer do qual 53% das empresas renovaram a sua confiança na organização e reservaram já espaço para 2026, foi palco de um total de 10.777 conexões comerciais. Estes dados “reflectem o posicionamento acertado e consolidado da feira e o interesse gradualmente crescente do mercado pelas soluções apresentadas no evento”, sublinha Óscar Barranco, managing director da Easyfairs Iberia e Diretor da Empack e Logistics & Automation Porto 2025, certo de que a cimeira “tem conseguido, a cada edição, incrementar o nível de dinamismo reconhecido pelos expositores”.

“Houve uma forte presença de empresas que oferecem soluções inovadoras em sustentabilidade (materiais de embalagem ecológicos, tecnologias de reciclagem e processos de produção sustentáveis). E, paralelamente, foi-nos permitido ver como a automação é actualmente um foco do sector, para aumentar a eficiência operacional, reduzir erros e optimizar a cadeia de abastecimento”, nota Óscar Barranco. “Estes dois dias facultaram perceber como a inteligência artificial está a transformar a logística e a embalagem, inclusive ao prever tendências de consumo. Soluções como algoritmos preditivos, automação de armazéns e análise de dados em tempo real estão a permitir que as empresas tomem decisões mais informadas e melhorem a sua competitividade”, pondera o director da Empack e Logistics & Automation Porto 2025. Circunstâncias que fazem a equipa de trabalho da Easyfairs estudar a “expansão do evento para novas áreas temáticas, podendo ser uma delas a inteligência artificial aplicada à logística e ao packaging”, revela Oscar Barranco.

Em debate estiveram os desafios das novas regras europeias para a indústria dos plásticos e embalagens; a logística automóvel em transformação e a sua competitividade face ao actual enquadramento comercial global; a dificuldade que a actual instabilidade geopolítica está a trazer às cadeias de abastecimento, isto num momento de procura de maior resiliência, agilidade e inteligência tecnológica; o futuro do sector têxtil perante o repto da sustentabilidade ambiental; as tendências e a inovação no packaging do sector vinícola; as novas competências dos profissionais de logística na era da inteligência artificial; a ascensão dos parques logísticos; e, sem esquecer, a digitalização nas operações logísticas do retalho.

A 9.ª edição da exposição assistiu também à introdução de novas iniciativas de networking, como sessões de matchmaking através da nova app do evento. Uma funcionalidade que permitiu a expositores e visitantes conectarem-se de forma mais eficiente, facilitando o agendamento de reuniões, a troca de contactos estratégicos e a criação de oportunidades de negócio personalizadas. A 10.ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto ficou desde já agendada para 22 e 23 de Abril do próximo ano.

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Cotec Portugal, WTC Lisboa e Santander lançam 2ª edição do Prémio ‘Inovação na Internacionalização’

O prémio visa distinguir as empresas por categoria de dimensão (Pequena, Média e MidCap) e pela geografia predominante das suas exportações (Europa ou Global). As candidaturas decorrem até 15 de Maio

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A Cotec Portugal, o World Trade Center (WTC) Lisboa e o Santander anunciam a segunda edição do Prémio Inovação na Internacionalização, uma iniciativa que distingue empresas nacionais com estratégias inovadoras para a internacionalização. As candidaturas decorrem até 15 de Maio.

O prémio visa distinguir as empresas por categoria de dimensão (Pequena, Média e MidCap) e pela geografia predominante das suas exportações (Europa ou Global). Com esta segmentação, a avaliação das candidaturas é ajustada à maturidade do estádio de internacionalização de cada empresa. O processo de candidatura mantém-se simples e o modelo de selecção é assente em critérios quantitativos, como a taxa de crescimento internacional, intensidade das exportações, investimento em I&D, produtividade, rentabilidade, protecção da propriedade intelectual e perfil de sustentabilidade. As empresas finalistas passam depois por uma fase de entrevista.

Este ano, o prémio conta com o Santander como novo parceiro estratégico, reforçando a ambição e alcance da iniciativa. A adesão do banco ao prémio está alinhada com a sua estratégia de apoio às empresas na expansão internacional, colocando à disposição de todos os finalistas uma equipa de especialistas presentes em 15 geografias e integrada num ecossistema global, que apoia as empresas no processo de internacionalização, proporcionando um conhecimento aprofundado dos mercados para onde pretendem crescer, bem como acesso a soluções adaptadas às necessidades da sua actividade.

Depois do sucesso da primeira edição, que distinguiu nas diferentes categorias as empresas Somengil, Tecnocanto, Triangle’s e Mecalbi e a grande vencedora Colquímica Adhesives, esta edição vai ter o seu arranque oficial este mês, no Porto e em Lisboa, com sessões públicas dedicadas à apresentação e exploração dos casos de estudo de vencedores e finalistas anteriores, as quais ocorrerão nos campus de formação de executivos da Católica Business School, Porto Business School e NOVA IMS.

Esta parceria do Prémio Inovação na Internacionalização com as melhores Escolas de formação de executivos reforça a importância da disseminação de boas práticas de gestão e o papel do ‘peer-learning’ na preparação dos líderes empresariais para a formulação de estratégias empresariais de sucesso.

À semelhança da edição anterior, os vencedores contarão ainda com o apoio do WTC Lisboa, que assegura a disponibilização dos serviços e da rede mundial da WTC Association. O objectivo é, em articulação com a Cotec Portugal, o Santander e outros parceiros, apoiar de forma concreta os planos de internacionalização de todas as empresas finalistas e inspirar as restantes a seguirem os seus exemplos.

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Ricardo Mergulhão Global Head of Talent Quadrante
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Quadrante reforça captação de talento com novo Global Head of Talent

Ricardo Mergulhão irá liderar a área de Talento e Human Capital da consultora de engenharia e arquitectura em Portugal, com o objectivo de posicionar a empresa como a mais atractiva do sector em todos os mercados actua

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A Quadrante, empresa multidisciplinar de consultoria e projecto em engenharia, arquitectura, ambiente e sustentabilidade, reforça a sua aposta com a atracção e retenção de talento ao anunciar Ricardo Mergulhão como o seu novo Global Head of Talent. Com uma vasta experiência em Recursos Humanos (RH), o novo responsável irá liderar a estratégia de gestão de capital humano tanto da Quadrante, como das empresas do grupo que operam nos vários mercados internacionais.

No seu novo cargo, Ricardo Mergulhão será responsável por redefinir as políticas de RH do Grupo, alinhando-as com a ambição de crescimento e expansão a nível global. Reportando directamente ao CEO da Quadrante, o novo Global Head of Talent irá desenvolver um trabalho de contínuo enriquecimento da jornada do colaborador com impacto nos mais de 1.200 trabalhadores do Grupo distribuídos por diversos mercados, nomeadamente Portugal, Espanha, Brasil, América Latina, África e Médio Oriente, e Roménia e Europa Oriental. Trabalhará em estreita colaboração com os líderes de negócio e coordenará uma equipa de profissionais de RH em cada mercado, garantindo a implementação eficaz das iniciativas e políticas de gestão do capital humano da empresa.

Com a nova liderança de RH, a Quadrante tem como missão transformar-se na empresa mais atractiva do sector em todos os mercados onde actua. “A Quadrante tem uma visão ambiciosa e um plano sólido para se afirmar como a referência no sector, que passa por uma aposta clara na melhoria da nossa jornada do colaborador. Queremos, no fundo, ser catalisadores do crescimento das nossas pessoas, pois acreditamos que o seu desenvolvimento é, também ele, factor de impacto no crescimento da própria organização. Nessa medida, o nosso objectivo é criar um modelo de gestão de talento que não só fortaleça a nossa cultura interna num contexto multigeografia, mas que também reafirma o nosso foco em pontos como a mobilidade interna (nacional e internacional), a progressão de carreira, o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento e consolidação da autonomia das lideranças”, afirma Ricardo Mergulhão.

Antes de assumir a nova função, o responsável liderou esta área em empresas como a DENSO Europe, Visteon Portugal e Coca-Cola European Partners em Portugal. É mestre em Psicologia, com especialização em Psicologia Industrial e Organizacional, pela Universidade de Lisboa, e possui um curso de Administração e Gestão pela San Telmo Business School.

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Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus

Centro empresarial assinala data com exposições a céu aberto, ofertas culturais aos colaboradores e parcerias locais, demonstrando que a arte no quotidiano potencia criatividade, produtividade e bem-estar

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No próximo dia 15 de Abril, para celebrar o Dia Mundial da Arte, o Lionesa Business Hub (Lionesa BH) vai transformar o seu campus numa verdadeira galeria de arte a céu aberto. A iniciativa Open Air Gallery, já implementada como política activa de bem-estar corporativo e atracção de talento, ganha destaque com uma programação cultural especial para colaboradores e comunidade. A arte e a cultura, presentes no dia a dia deste hub empresarial, são colocadas no centro das atenções, reforçando a aposta em proporcionar um ambiente de trabalho inspirador e criativo.

No Dia Mundial da Arte, o Lionesa BH preparou uma programação especial que convida a comunidade a mergulhar na experiência artística do campus e da região envolvente. Ao longo do dia, será distribuído um roteiro ilustrado que destaca as principais obras e instalações artísticas espalhadas pelo espaço, incentivando colaboradores e visitantes a explorarem este verdadeiro museu a céu aberto. Para além do campus, e em parceria com a Área Metropolitana do Porto, serão também oferecidos cartões Andante com duas viagens incluídas, permitindo aos membros da comunidade descobrir uma rota de arte pública pela cidade, que inclui museus de referência e intervenções artísticas emblemáticas na região. Como gesto simbólico e inspirador, cada uma das 120 empresas presentes no Lionesa BH receberá ainda um exemplar do livro “Happy Hour is 9 to 5”, de Alexander Kjerulf, uma obra que reforça a importância da felicidade no local de trabalho, lembrando que um ambiente criativo e positivo é essencial para o bem-estar e a produtividade.

“A celebração do Dia Mundial da Arte é mais um capítulo da constante integração entre cultura e vida empresarial promovida pelo Lionesa BH”, diz António Pedro Pinto, head of marketing & mood lab. “Diversos estudos comprovam a relação positiva entre o acesso à arte/cultura e a produtividade, criatividade e bem-estar dos colaboradores. Uma revisão internacional recente quantificou melhorias significativas na qualidade de vida e na produtividade associadas à participação em actividades culturais. (The Guradian). No contexto empresarial, a presença de arte nos locais de trabalho está associada a aumentos de produtividade de até 35% e de bem-estar dos colaboradores em até 42%”, adianta.

De salientar que o campus já conta com exposições permanentes que fazem parte do seu quotidiano: o Gate Gallery – instalação artística de grande escala na entrada principal –, o Mural da Rua da Lionesa (com cerca de 1400 m², considerado o maior mural de arte urbana no norte do país e o espaço expositivo The Museum, onde regularmente se apresentam obras e colecções. Além destas, o Lionesa BH organiza exposições temporárias e pop-up em colaboração com parceiros de renome, como a Ferrari, a marca Tashan, a agência criativa The Martin Agency, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e o Museu Nacional Soares dos Reis.

Essas parcerias permitem trazer ao campus desde arte contemporânea e design automóvel até projectos académicos e acervo museológico, num intercâmbio cultural único entre o mundo empresarial e as instituições artísticas. A estratégia cultural do Lionesa BH estende-se também para lá do seu recinto, através de parcerias com instituições emblemáticas da região. A colaboração com a histórica Livraria Lello e com a Torre dos Clérigos reforça a ligação entre a comunidade empresarial do Lionesa BH e a riqueza cultural local. Estas parcerias visam democratizar o acesso à cultura, oferecendo experiências exclusivas e benefícios aos colaboradores e residentes do campus, e criando uma ponte entre o ambiente de trabalho e a herança cultural da cidade.

 

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SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova

O projecto, para a Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova (ARBI) consistiu na instalação de quatro unidades de produção em autoconsumo, que contemplou a instalação de 796 painéis solares fotovoltaicos de 550W para produção de energia eléctrica a partir do sol

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A SunEnergy, especialista em soluções de produção de energia eléctrica a partir do sol, conclui mais um projecto de autoconsumo fotovoltaico, desta vez para a Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova (ARBI), responsável pela gestão e manutenção do Aproveitamento Hidroagrícola da Campina de Idanha-a-Nova, localizado no distrito de Castelo Branco.

Este projecto consistiu na instalação de quatro unidades de produção em autoconsumo, que contemplou a instalação de 796 painéis solares fotovoltaicos de 550W para produção de energia eléctrica a partir do sol.
Com uma potência de 550 kW, este projecto vai permitir à ARBI reduzir de forma significativa a sua factura energética e a nível ambiental irá permitir, também, uma redução de emissões de CO2 em 350 toneladas por ano, totalizando 9.000 toneladas ao longo de 25 anos.

Um dos aspectos mais relevantes deste projecto relaciona-se com o facto de uma das quatro unidades de produção, a maior de todas, com 608 painéis, ter sido instalada num lago com estrutura flutuante. Esta solução sustentável, ainda rara em Portugal, permite aproveitar uma área que não serviria para outras aplicações e que permite, inclusivamente, melhorar a qualidade da própria água armazenada no lago e reduzir a sua evaporação durante o Verão. Adicionalmente, o facto de os painéis se encontrarem instalados na água faz com que a temperatura à superfície dos painéis seja mais baixa do que no solo e, como tal, a sua eficiência e, em consequência, a sua produção, serão maiores. Outro dos projectos, com 132 painéis, foi instalado com recurso a uma estrutura desenvolvida à medida sobre um dos canais de distribuição de água.

Paulo Tomé, Presidente da ARBI, sublinha que “temos como missão garantir a melhor gestão possível dos recursos hídricos da nossa região. Com este investimento na produção de energia solar, reforçamos o nosso papel na promoção da sustentabilidade ambiental e asseguramos uma redução significativa dos custos energéticos das nossas operações, o que nos permitirá alocar recursos para prestar um serviço ainda melhor aos nossos beneficiários.”

“Este é um projecto que nos orgulha não só pela sua dimensão, mas sobretudo pela forma inovadora como aliámos a produção de energia solar à optimização dos recursos hídricos. Esta instalação flutuante é também um excelente exemplo de como a agricultura pode beneficiar da energia renovável, contribuindo ao mesmo tempo para a sustentabilidade do nosso planeta”, afirma Paulino Oliveira, responsável técnico da SunEnergy.

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Quelfes integra Rede Espaço Energia

Novo balcão oferece apoio directo à eficiência energética, conforto térmico e acesso a programas de incentivo à reabilitação e uso de energias renováveis

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O novo Espaço Energia de Quelfes, no concelho de Olhão, passa a integrar a Rede Espaço Energia, uma iniciativa coordenada pela ADENE no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objectivo de aproximar os cidadãos das soluções de eficiência energética, conforto térmico e uso de energias renováveis.

“A adesão de Quelfes a esta rede é um exemplo inspirador de liderança local, assente na proximidade, inovação e capacitação dos cidadãos. A transição energética não se faz apenas com tecnologia. Exige políticas públicas próximas e territórios capacitados. Com os Espaços Energia, colocamos as pessoas no centro das decisões”, afirmou a ministra Maria da Graça Carvalho, durante a cerimónia de inauguração que contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Pina, presidente da ADENE, Nelson Lage, e do presidente da Junta de Freguesia de Quelfes, Bruno Alves.

O Espaço Energia de Quelfes oferece atendimento gratuito e personalizado sobre eficiência energética, reabilitação urbana, autoconsumo, energias renováveis e conforto térmico. Está vocacionado para apoiar os cidadãos na adoção de soluções sustentáveis e no acesso a programas de incentivo público, contribuindo para combater a pobreza energética e promover uma verdadeira cidadania energética.

“Estes espaços não são apenas balcões de atendimento, mas sim pontos de transformação comunitária. A ADENE coordena esta rede com o propósito claro de garantir que, em todo o país, os cidadãos têm acesso à informação e às soluções que lhes permitem fazer parte da transição energética. Continuaremos a apoiar, formar e ouvir cada entidade local, porque é com esta proximidade que garantimos uma transição energética para todos”, sublinhou Nelson Lage, Presidente da ADENE.

A Rede Espaço Energia, lançada oficialmente a 29 de Janeiro de 2025, integra a reforma RP-C21-r44 do PRR e já ultrapassou a meta dos 50 balcões com cobertura nacional em todos os distritos de Portugal continental.

Além de apoiar directamente os cidadãos, os Espaços Energia funcionarão como pontos de recolha de dados para o Observatório Nacional da Pobreza Energética e serão canais para a disseminação de programas futuros, como o E-Lar e os Bairros Mais Sustentáveis.

As candidaturas para a criação de novos Espaços Energia, com apoio do Fundo Ambiental, estão abertas até 30 de Maio de 2025.

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Herdade do Canhão
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Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€

Com 430 hectares, a Herdade do Canhão caracteriza-se por vinha, olival, cereais, azinhal e duas albufeiras. As licitações podem ser enviadas até 22 de Abril

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A Herdade do Canhão, em Mourão, junto ao Alqueva, encontra-se em leilão electrónico, no âmbito do Processo Especial de Revitalização (PER) da Farmácia Alcântara Guerreiro. A Leilosoc.com está a recepcionar licitações até 22 de Abril deste ano. A propriedade, composta por um lote único com nove artigos rústicos e um artigo urbano, contíguos entre si, está avaliada em 2.800.000 euros.

A Herdade do Canhão estende-se por 430 hectares de terreno, caracterizados por vinha, olival, cereais, azinhal e duas albufeiras, cuja captação e uso dos recursos hídricos está atribuída pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

O imóvel situa-se no Alqueva, numa das zonas mais valorizadas do território alentejano, cuja localização é reforçada pela proximidade à fronteira com Espanha, a apenas 15 minutos do acesso rodoviário ao país vizinho.

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Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector

A edição de 2025 que arranca hoje, 10 de Abril, tem três eixos temáticos: “a eficiência energética e sustentabilidade”, “digitalização e automação” e “novos processos construtivos”, estes dois últimos recém introduzidos num certame que se pauta por acompanhar a actualidade do sector da Construção

A edição de 2025 da Tektónica tem uma participação reforçada, com um crescimento de 20% face à anterior, e se expande a três pavilhões, traz novos e velhos temas prioritários ao sector. O evento quer reforçar o seu papel como palco de conhecimento e debate do sector. “A Tektónica é uma plataforma estratégica para negócios, networking e actualização profissional, oferecendo oportunidades concretas para diferentes perfis de visitantes. A presença de cerca quatro centenas de empresas, nacionais e internacionais, com a apresentação de novos produtos, serviços e soluções tecnológicas para construção é por si só a maior oportunidade de concretização de negócios para todos os profissionais e visitantes”, sublinha José Paulo Pinto

Após o sucesso da edição de 2024, com mais de 25.500 visitantes, quais são as metas de participação e visitação para 2025?
A expectativa para 2025 é superar os excelentes resultados da última edição. Com o crescimento da área de exposição e o aumento do número de expositores, acreditamos que esta edição atrairá ainda mais visitantes profissionais.
Além disso, a realização simultânea com o Salão Imobiliário de Portugal, SIL, reforça o potencial de crescimento da feira. O sector da construção e o sector imobiliário estão intrinsecamente ligados e a presença de players dos dois mercados cria sinergias estratégicas que beneficiam expositores e visitantes. Esta parceria atrai um público mais diversificado, desde promotores e investidores imobiliários a arquitectos, engenheiros e fornecedores de materiais de construção, ampliando as oportunidades de negócio.

Quais são os grandes temas ou tendências do sector da construção que estarão em destaque na Tektónica 2025?
A Tektónica 2025 acompanhará as principais evoluções do sector, promovendo conteúdos que respondem aos desafios da construção moderna. Este ano, reforçamos o destaque a três grandes eixos temáticos que têm acompanhado as tendências e crescimento do mercado da construção: são eles a eficiência energética e sustentabilidade, comprovado pela participação de empresas que irão apresentar novos materiais ecológicos, soluções para eficiência energética e técnicas de construção mais sustentáveis. Outro eixo temático é a digitalização e automação na construção, onde se destacará, por exemplo, a utilização de inteligência artificial na construção. Não podendo estar dissociado das anteriores, temos também de realçar a importância dos novos processos construtivos e novos materiais, que têm tido vital importância no crescimento da construção modular com novas soluções de fabrico e ganhos de eficiência.

Que tipo de oportunidades concretas os visitantes profissionais podem esperar encontrar na Tektónica deste ano?
A Tektónica é uma plataforma estratégica para negócios, networking e actualização profissional, oferecendo oportunidades concretas para diferentes perfis de visitantes. A presença de cerca quatro centenas de empresas, nacionais e internacionais, com a apresentação de novos produtos, serviços e soluções tecnológicas para construção é por si só a maior oportunidade de concretização de negócios para todos os profissionais e visitantes. Ao visitar a Tektónica, os profissionais podem conhecer novos fornecedores e distribuidores e até mesmo oportunidades de negócios para diferentes geografias, dada a presença de empresas de diversos mercados externos.
É também uma vantagem competitiva o facto de na Tektónica serem apresentados os mais recentes produtos e soluções inovadoras que estão a concurso no Prémio Tektónica Inovação. É uma excelente oportunidade de ter acesso a estas inovações, antes mesmo do restante mercado.
Também, a realização simultânea com o SIL, permitirá explorar diferentes oportunidades entre os sectores da construção e imobiliário, criando sinergias entre construtores, promotores, arquitectos e investidores.
Seja para fechar negócios, conhecer tendências ou expandir a rede de contatos, a Tektónica será um ponto de encontro essencial para todos os profissionais do sector da construção.

Inovação da Construção em destaque

Como é que este certame está a acompanhar a digitalização e os novos processos de construção, como a impressão 3D ou a construção modular?
A digitalização e os novos processos construtivos estão a transformar profundamente o sector da construção. A Tektónica acompanha esta evolução, desde logo, ao criar os novos sectores que reflectem estas tendências. O visitante terá acesso a uma oferta mais actualizada e diversificada, quer pelas tecnologias digitais aplicadas à construção, quer pelas soluções de pré-fabricação, construção modular e novos materiais sustentáveis que estão a revolucionar a indústria.
Além disso, é habitual contarmos com demonstrações ao vivo por parte das empresas presentes, que assim permitem aos profissionais verem a aplicabilidade dos produtos e equipamentos e a sua integração nos projectos.
Também através das acções temáticas que vão decorrer durante a Tektónica, vamos ter a participação de especialistas nestas áreas e onde os profissionais poderão aprofundar conhecimentos, quer a nível das novas ofertas quer nas suas implementações.

Quantas empresas já estão confirmadas para a edição de 2025, e qual é a percentagem esperada de expositores internacionais?
Estimamos atingir as 400 empresas entre participações directas e representadas. É um crescimento de cerca de 20% relativamente à edição passada. Esta situação resulta do facto das empresas reconhecerem valor na sua participação, reforçando, no caso das empresas participantes nas edições anteriores, a sua presença nesta edição com áreas de exposição de maior dimensão. Por outro lado, confirma-se também a entrada de novas empresas.
Relativamente à presença internacional, 15% são participações estrangeiras, de 16 mercados, sendo que Espanha é o mercado com maior representação. Teremos a presença de empresas de Alemanha, Bélgica, China, Coreia do Sul, Espanha, EUA, França, Hungria, Itália, Marrocos, Países Baixos, Polónia, Reino Unido, República Checa, Suíça e Turquia. A presença internacional é muito importante para a diversificação da oferta, como também é geradora de oportunidades de negócios e colaborações para os profissionais do sector.
Este crescimento é transversal a todos os sectores presentes na feira, no entanto verificou-se de forma mais acentuada na eficiência energética e novos processos construtivos e novos materiais, resultado das características inovadoras e tecnológicas das empresas portuguesas.

Que iniciativas estão previstas para facilitar o networking entre expositores portugueses e internacionais?
Para além das iniciativas das Tektónica Talks [ver caixa], que formam a agenda dos auditórios, teremos de destacar o Prémio Tektónica Inovação. Através desta iniciativa, a que se podem candidatar todas as empresas, nacionais e estrangeiras que tenham produtos, serviços ou soluções inovadoras, é potenciado o contacto e network entre empresas. Durante o evento, são entregues as distinções deste prémio, numa cerimónia onde juntamos todos os expositores.

Os grandes temas em destaque

De que forma a Tektónica 2025 reflecte os desafios e oportunidades específicas do mercado da construção em Portugal hoje?
A Tektónica acompanha a realidade do sector da construção em Portugal, abordando tanto os desafios como as oportunidades que marcam a actualidade. O sector enfrenta desafios significativos, como a sustentabilidade, a escassez de mão de obra qualificada, o aumento dos custos de construção, e a feira será o palco privilegiado para debater soluções e apresentar inovações que respondam a estas questões.
A sustentabilidade, por exemplo, é um tema incontornável na Tektónica. Não só pela presença de empresas com produtos e soluções desenvolvidas com base nesta premissa, como também, como tema transversal nos debates e acções que ocorrem em simultâneo. Também sabemos que a falta de mão de obra qualificada tem sido um entrave a uma maior produtividade pelo que procuramos dar especial atenção à digitalização e automação dos processos construtivos, como alternativas para aumentar a eficiência das empresas. Outro grande desafio é o aumento dos custos de construção e a dificuldade no acesso à habitação. A Tektónica será um espaço onde os profissionais poderão conhecer novos métodos construtivos e soluções industrializadas que reduzem prazos e custos, ajudando a tornar a construção mais acessível.
Mas, além dos desafios, também há oportunidades. O mercado da reabilitação urbana está em crescimento, e a feira terá um forte enfoque nas soluções para renovação e modernização de edifícios, especialmente num contexto de eficiência energética.
No fundo, queremos que a feira seja um ponto de encontro essencial para os profissionais do sector, onde possam encontrar soluções inovadoras, explorar oportunidades e estabelecer novas parcerias estratégicas.

Como é que a realização simultânea com o SIL pode beneficiar os participantes de ambos os eventos?
A realização simultânea da Tektónica e do Salão Imobiliário de Portugal é uma oportunidade única para gerar sinergias entre dois sectores fortemente interligados: a construção e o imobiliário. Em complemento ao que anteriormente já referi, esta convergência cria um ecossistema completo, onde profissionais da construção, arquitectura, engenharia e fornecedores de materiais podem conectar-se directamente com promotores imobiliários, investidores e compradores, promovendo novas oportunidades de negócio.
Por um lado, os expositores da Tektónica beneficiam da presença de decisores imobiliários, que procuram soluções construtivas inovadoras para os seus projectos. Por outro lado, os participantes do SIL terão acesso a tendências e inovações do sector da construção, que podem influenciar directamente o desenvolvimento de novos empreendimentos.
Além disso, a realização conjunta dos eventos atrai um público mais diversificado, aumentando as oportunidades de negócio, maximizando o tempo e o retorno da visitação. No fundo, esta junção fortalece tanto a Tektónica quanto o SIL, criando um evento de referência que abrange todo o ciclo da construção e do imobiliário, desde a concepção até à comercialização dos projectos.

Que passos a organização da Tektónica 2025 está a dar para se manter competitiva face a outras feiras europeias do sector da construção?
A Tektónica está focada em consolidar a sua posição como o salão líder da construção em Portugal e uma referência entre os principais eventos do sector na Europa.
Para isso, apostamos fortemente na inovação, internacionalização e geração de negócios – eixos estratégicos que diferenciam a feira e a tornam ainda mais atrativa para expositores e visitantes.
Com esta visão, a Tektónica reforça o seu papel como plataforma essencial para empresas, profissionais e decisores, promovendo oportunidades únicas de network, conhecimento e crescimento no sector da construção.

Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

Manuela Sousa Guerreiro

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