
CONSTRUIR
Novo crédito à habitação cresce 27%
Câmara do Seixal lança concurso para Unidade de Saúde de Paio Pires
AtlasEgde investe 500 M€ em data centers em Portugal e junta-se à Colt
UC lança guia para tornar renovação energética acessível nas comunidades rurais europeias
VIZTA lança CORE
Nova linha de eléctrico irá ligar Terreiro do Paço ao Parque das Nações
Aveiro acolhe estreia da Future Xpo em Portugal e coloca-se no “centro da inovação europeia”
Archi Summit abre última fase de candidaturas a expositores
Verdelago lança nova fase num investimento de 74 M€
Reabilitação Urbana mantém dinamismo
A dstelecom desenvolveu uma solução para o controlo dos acessos aos armários de distribuição de fibra óptica, com o objectivo de aumentar a segurança da rede e, consequentemente, reforçar a qualidade do serviço prestado às populações.
O projecto será implementado, faseadamente, em mais de 1500 armários, distribuídos por 100 concelhos, de norte a sul do país. O primeiro lote está já a ser instalado em Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Terras do Bouro, prevendo-se a finalização na totalidade da rede até Junho de 2022.
A dstelecom é a primeira empresa de telecomunicações a implementar um sistema de controlo de acessos a este nível de distribuição de rede, posicionando-se assim como operador pioneiro no mercado telco que, habitualmente, aplica estes sistemas de controlo em infraestruturas mais centralizadas.
A solução, desenvolvida em exclusivo para a dstelecom, permitirá garantir uma maior e melhor reacção a hipotéticas avarias e assegurar que não existam acessos indevidos aos armários de distribuição de fibra, mitigando situações de prevaricação ou vandalismos. Por outro lado, contribuirá para diminuir o impacto ambiental pela redução do número de deslocações aos armários para manutenção da rede.
O sistema consiste na substituição da actual fechadura mecânica por uma fechadura mecatrónica que, aliada a uma chave inteligente síncrona por tecnologia bluetooth com uma aplicação móvel, permitirá autenticar cada utilizador gerindo assim permissões de acesso e garantindo, ou restringindo, o mesmo sempre que necessário.
“O principal desafio deste projecto foi idealizar um sistema que, aliado aos processos certos, permitisse acautelar remotamente, quem, quando e porquê acede a cada armário”, revela Sérgio Fernandes, CTO da dstelecom.
À data, ao longo da sua infraestrutura, a dstelecom possui mais de 1.500 armários de distribuição, onde procede à divisão do sinal óptico criando, a partir daí, toda a capilaridade de rede de forma a chegar às populações. Dada a sua preponderância na topologia da rede, são pontos estratégicos e críticos para a estabilidade dos serviços prestados aos clientes. Apesar destes armários possuírem centenas de ligações ópticas são actualmente desprovidos de qualquer alimentação energética, dificultando a instalação de sistemas de controlo.
De acordo com a mesma fonte, a solução desenvolvida em parceria com a tecnológica internacional Locken vem precisamente dar resposta a essas fragilidades. “O facto de conseguirmos registar em tempo real todos os acessos aos armários, permitir-nos-á correlacionar estes dados com outras informações da rede, como por exemplo o registo de trabalhos, falhas e degradações de serviço”, acrescenta.
Para a dstelecom, a inovação é um dos principais pilares do seu ADN. “As nossas equipas são diariamente desafiadas a pensar fora da caixa e a discutir temas importantes para a evolução do negócio. Este projecto é resultado disso mesmo ao nascer de um brainstorming entre trabalhadores”, conclui o CTO da empresa.
Recorde-se que a dstelecom é um operador grossista de telecomunicações responsável pela construção e gestão da primeira e maior rede de fibra óptica FTTH multioperador da Europa, disponível para todos os operadores de telecomunicações.