CONSTRUIR
Braga discute Investimentos estratégicos
Novo hospital CUF Braga com investimento de 45M€
Savills comercializa o novo empreendimento de luxo em Matosinhos Sul
Bosch lança novas pregadoras e agrafadores de 18V
‘Rossio Pombalino’ reabre com marca do Grupo Inditex
24 empresas nacionais participam no Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia
Porta da Frente Christie’s comercializa em exclusivo ‘The Park Cascais Residences’
Investimento em Construção e VAB do sector com abrandamento no 2ºT de 2024
AIP cria CER’s em Lisboa e em Loulé
Exposição que representou Espanha na Bienal de Veneza passa por Lisboa
A dstelecom desenvolveu uma solução para o controlo dos acessos aos armários de distribuição de fibra óptica, com o objectivo de aumentar a segurança da rede e, consequentemente, reforçar a qualidade do serviço prestado às populações.
O projecto será implementado, faseadamente, em mais de 1500 armários, distribuídos por 100 concelhos, de norte a sul do país. O primeiro lote está já a ser instalado em Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Terras do Bouro, prevendo-se a finalização na totalidade da rede até Junho de 2022.
A dstelecom é a primeira empresa de telecomunicações a implementar um sistema de controlo de acessos a este nível de distribuição de rede, posicionando-se assim como operador pioneiro no mercado telco que, habitualmente, aplica estes sistemas de controlo em infraestruturas mais centralizadas.
A solução, desenvolvida em exclusivo para a dstelecom, permitirá garantir uma maior e melhor reacção a hipotéticas avarias e assegurar que não existam acessos indevidos aos armários de distribuição de fibra, mitigando situações de prevaricação ou vandalismos. Por outro lado, contribuirá para diminuir o impacto ambiental pela redução do número de deslocações aos armários para manutenção da rede.
O sistema consiste na substituição da actual fechadura mecânica por uma fechadura mecatrónica que, aliada a uma chave inteligente síncrona por tecnologia bluetooth com uma aplicação móvel, permitirá autenticar cada utilizador gerindo assim permissões de acesso e garantindo, ou restringindo, o mesmo sempre que necessário.
“O principal desafio deste projecto foi idealizar um sistema que, aliado aos processos certos, permitisse acautelar remotamente, quem, quando e porquê acede a cada armário”, revela Sérgio Fernandes, CTO da dstelecom.
À data, ao longo da sua infraestrutura, a dstelecom possui mais de 1.500 armários de distribuição, onde procede à divisão do sinal óptico criando, a partir daí, toda a capilaridade de rede de forma a chegar às populações. Dada a sua preponderância na topologia da rede, são pontos estratégicos e críticos para a estabilidade dos serviços prestados aos clientes. Apesar destes armários possuírem centenas de ligações ópticas são actualmente desprovidos de qualquer alimentação energética, dificultando a instalação de sistemas de controlo.
De acordo com a mesma fonte, a solução desenvolvida em parceria com a tecnológica internacional Locken vem precisamente dar resposta a essas fragilidades. “O facto de conseguirmos registar em tempo real todos os acessos aos armários, permitir-nos-á correlacionar estes dados com outras informações da rede, como por exemplo o registo de trabalhos, falhas e degradações de serviço”, acrescenta.
Para a dstelecom, a inovação é um dos principais pilares do seu ADN. “As nossas equipas são diariamente desafiadas a pensar fora da caixa e a discutir temas importantes para a evolução do negócio. Este projecto é resultado disso mesmo ao nascer de um brainstorming entre trabalhadores”, conclui o CTO da empresa.
Recorde-se que a dstelecom é um operador grossista de telecomunicações responsável pela construção e gestão da primeira e maior rede de fibra óptica FTTH multioperador da Europa, disponível para todos os operadores de telecomunicações.