Consignado à Sacyr Somague último troço da Linha da Beira Alta
Com o início desta empreitada, a IP está actualmente a realizar obras de requalificação integral e modernização no valor de cerca de 300 milhões de euros, numa extensão de cerca de 190 quilómetros da Linha da Beira Alta
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A empreitada de modernização do último troço da Linha da Beira Alta, entre Santa Comba Dão e Mangualde, para o transporte de mercadorias em Portugal. adjudicada consórcio Sacyr Somague/Sacyr Neopul envolve a requalificação integral do troço com 40 quilómetros de extensão, entre as estações ferroviárias de Santa Comba Dão e de Mangualde, dotando a via-férrea de maior capacidade operacional e melhores condições de segurança e circulação, beneficiando o transporte de mercadorias e de passageiros nas ligações inter-regionais. Representando um investimento de 57,6 milhões de euros, esta obra é desenvolvida no âmbito do Programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia2020.
A formalização do contrato contou com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado. “O simbolismo deste dia significa que hoje temos a Linha da Beira Alta, todo o corredor internacional Norte, em fase de obra. Já não há dúvidas sobre o que está no terreno. Temos o grande objectivo de conclusão deste projecto até 2023 e, conseguindo consignar mais este troço, mantemos a nossa expectativa de o conseguir”, sublinhou o responsável.
“A importância da obra é enorme porque, com este tipo de obras, vamos conseguir dinamizar de uma forma particularmente relevante todo o transporte de mercadorias em Portugal. São os corredores Sul e Norte, que vão ampliar de uma forma enorme a capacidade de transporte de mercadoria por via ferroviária”, afirmou secretário de Estado das infraestruturas.
Com o início desta empreitada, a IP está actualmente a realizar obras de requalificação integral e modernização no valor de cerca de 300 milhões de euros, numa extensão de cerca de 190 quilómetros da Linha da Beira Alta.