SAMSUNG CAMERA PICTURES
Revive Natureza: lançados os primeiros concursos das estações ferroviárias
O governo lançou os primeiros concursos para atribuição de direitos de exploração turística sobre imóveis do domínio público ferroviário, no âmbito do Fundo Revive Natureza. Estão abrangidos pelo concurso seis estações
CONSTRUIR
Porta da Frente Christie’s integra ferramenta de IA Agentforce
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
ALP: Maioria dos inquiridos não pediu compensação prevista na Lei
Efacec assina contrato com 3ª maior empresa de energia alemã
Produção do sector da Construção deverá acelerar em 2025
Madalena Pereira é a nova head of marketing da JLL
TTR Data: Fusões e Aquisições movimentam 12,6 MM€ em 2024
Garcia Garcia aumenta salário mínimo para 925 euros
Carmo Wood escolhida para a reconstrução dos Passadiços do Paiva após incêndios
O governo lançou os primeiros concursos para atribuição de direitos de exploração turística sobre imóveis do domínio público ferroviário, no âmbito do Fundo Revive Natureza. Estão abrangidos pelo concurso seis estações: a Estação de Vale de Paio, no distrito de Évora e concelho de Arraiolos, Estação do Vimieiro, no distrito de Évora, Estação de Montoito, no distrito de Évora, Estação de Sousel, no distrito de Évora, Estação de Represas, no distrito Beja e a Estação de Vale do Peso, no distrito de Portalegre.
O Revive Natureza visa a requalificação e valorização de imóveis públicos devolutos, com o objectivo de compatibilizar a conservação, recuperação e salvaguarda dos valores em causa com novas utilizações, que beneficiem as comunidades locais, atraiam novos visitantes e fixem novos residentes.
A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, refere que “depois do enorme sucesso dos concursos lançados pela Turismo Fundos relativos a 25 imóveis, na sua maioria, antigos postos fiscais e antigas casas de guardas-florestais, o Fundo Revive Natureza inicia hoje uma nova fase com a abertura de seis concursos relativos à atribuição de direitos de exploração turística sobre imóveis do domínio público ferroviário”.
O concurso é possível após a celebração do protocolo de 29 de Setembro de 2020 entre a IP Património e o Fundo Revive Natureza, foi assinado o Acordo Preparatório, que regula a atribuição pela IP Património ao Fundo Revive Natureza, dos poderes necessários para lançar os concursos para a atribuição de direitos de subconcessão das estações de caminho de ferro, com vista à sua requalificação e reabertura no contexto de actividades económicas relacionadas com o turismo.
Na sequência do Acordo Preparatório foi identificado um primeiro conjunto de 26 estações de caminho de ferro, cujos direitos de uso são transferidos para o Fundo Revive Natureza.
Deste conjunto, foram lançados os primeiros seis concursos referentes a antigas estações ferroviárias que, para além dos edifícios de passageiros, incluem cais cobertos, armazéns, habitações e terrenos adjacentes. Estes locais serão objecto de requalificação e valorização, promovendo o desenvolvimento regional e local, através de novas utilizações para fins turísticos. Os interessados podem apresentar as suas candidaturas até ao próximo dia 26 de Janeiro de 2022.