CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Com lançamento simultâneo no mercado mundial, o fabricante de materiais de fibrocimento para fachadas ventiladas e interiores Equitone, propõem uma nova fachada inspirada na superfície lunar: Lunara. Para esta proposta a Equitone desenvolveu um processo produtivo próprio, graças ao qual não existem duas lâminas iguais: cada fachada é única. Para além disso, “o novo painel de fibrocimento foi criado sob medida em colaboração com uma selecta equipe internacional de arquitectos antes do seu lançamento no mercado”, adianta a empresa.
“Em breve, viver na Lua poderá já não ser um sonho impossível. Há muito tempo que a nossa inspiração para o futuro se baseia no aspecto e nas matérias-primas do satélite natural da Terra. Assim sendo, não admira que o novo painel de fachada lunara pareça ter sido criado fora da Terra, mas com aspecto natural ao mesmo tempo. A sua superfície única, coberta com pequenas elevações irregulares e depressões, faz lembrar as crateras da Lua e convida arquitectos e projectistas a conceberem envolventes de edifícios visionárias”, explica Vanessa Marcos, responsável de Marketing da Etex Iberia Exteriors, em Espanha e Portugal.
“O novo material oferece uma percepção visual e tangível natural, pétrea, com uma certa nota mineral através de um subtil reflexo metálico da luz. É um material não polido, com toque delicado de linho e rugosidade proeminente, cuja geometria produz um efeito háptico à escala. O material parece de outro mundo, parece que está vivo”, descreve Míchel García, gerente da marca Equitone para a península ibérica.
O lançamento da EQUITONE [lunara] vai decorrer em simultâneo em todo o mundo e os novos painéis estarão disponíveis a partir desta semana em todos os mercados onde a empresa está presente, incluindo Espanha e Portugal, conforme explica a Etex Iberia Exteriors, empresa mãe do grupo.
Os painéis de fachada Equitone lunara são feitos de fibrocimento prensado temperado sob pressão de vapor, e consistem principalmente em ar, água, cimento, celulose e fibras. Deste modo, os painéis, que são incombustíveis de acordo com a norma EN 13501-1:2018, garantem uma superfície resistente à geada, impermeável à água e não deteriorável. São adequados para fachadas cortina com ventilação traseira, em todos os tipos e alturas de edifícios, e podem ser montados de forma fácil e simples em subestruturas de madeira ou metal, utilizando sistemas de fixação testados e comprovados. O processo de fabricação, como o de todas as gamas Equitone, possui a certificação EPD que destaca o baixo impacto ambiental dos materiais, também 100% recicláveis.