
CONSTRUIR
Muitos chavões, poucas medidas. Programas eleitorais para todos os gostos
Quatro finalistas portugueses na 67ª edição dos Prémios FAD
Obras ferroviárias na Beira Alta concluídas até ao final de Junho
França financia reabilitação de infra-estruturas na Guiné-Bissau com 4M€
Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal
“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”
Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal
Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’
Lagoas Park inaugura Praça Central e Galeria Comercial
APCMC aposta em projecto para impulsionar digitalização do negócios dos materiais de
Com lançamento simultâneo no mercado mundial, o fabricante de materiais de fibrocimento para fachadas ventiladas e interiores Equitone, propõem uma nova fachada inspirada na superfície lunar: Lunara. Para esta proposta a Equitone desenvolveu um processo produtivo próprio, graças ao qual não existem duas lâminas iguais: cada fachada é única. Para além disso, “o novo painel de fibrocimento foi criado sob medida em colaboração com uma selecta equipe internacional de arquitectos antes do seu lançamento no mercado”, adianta a empresa.
“Em breve, viver na Lua poderá já não ser um sonho impossível. Há muito tempo que a nossa inspiração para o futuro se baseia no aspecto e nas matérias-primas do satélite natural da Terra. Assim sendo, não admira que o novo painel de fachada lunara pareça ter sido criado fora da Terra, mas com aspecto natural ao mesmo tempo. A sua superfície única, coberta com pequenas elevações irregulares e depressões, faz lembrar as crateras da Lua e convida arquitectos e projectistas a conceberem envolventes de edifícios visionárias”, explica Vanessa Marcos, responsável de Marketing da Etex Iberia Exteriors, em Espanha e Portugal.
“O novo material oferece uma percepção visual e tangível natural, pétrea, com uma certa nota mineral através de um subtil reflexo metálico da luz. É um material não polido, com toque delicado de linho e rugosidade proeminente, cuja geometria produz um efeito háptico à escala. O material parece de outro mundo, parece que está vivo”, descreve Míchel García, gerente da marca Equitone para a península ibérica.
O lançamento da EQUITONE [lunara] vai decorrer em simultâneo em todo o mundo e os novos painéis estarão disponíveis a partir desta semana em todos os mercados onde a empresa está presente, incluindo Espanha e Portugal, conforme explica a Etex Iberia Exteriors, empresa mãe do grupo.
Os painéis de fachada Equitone lunara são feitos de fibrocimento prensado temperado sob pressão de vapor, e consistem principalmente em ar, água, cimento, celulose e fibras. Deste modo, os painéis, que são incombustíveis de acordo com a norma EN 13501-1:2018, garantem uma superfície resistente à geada, impermeável à água e não deteriorável. São adequados para fachadas cortina com ventilação traseira, em todos os tipos e alturas de edifícios, e podem ser montados de forma fácil e simples em subestruturas de madeira ou metal, utilizando sistemas de fixação testados e comprovados. O processo de fabricação, como o de todas as gamas Equitone, possui a certificação EPD que destaca o baixo impacto ambiental dos materiais, também 100% recicláveis.