CEO da Brico Depôt Iberia, Mike Foulds
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O boom da bricolagem e das reformas das habitações traduzem-se em crescimento para as empresas de materiais de construção. Que o diga o grupo Kingfisher, a empresa mãe da Brico Depôt Iberia, que registou um aumento de 61% dos seus lucros no primeiro semestre deste ano. O Grupo obteve um lucro ajustado antes dos impostos de 669 milhões de libras, cerca de 780 milhões de euros, durante o primeiro semestre, impulsionado pelos bons resultados na Península Ibérica, Reino Unido, Irlanda, França e Roménia.
Só na península Ibérica as vendas aumentaram 45,5%, para 198 milhões de libras (cerca de 228 milhões de euros), com um aumento de 13% das vendas face a 2019. “Isto reflecte uma forte procura, especialmente nas categorias de construção e carpintaria, superfícies e decoração e exteriores, assim como uma recuperação da actividade, após os encerramentos temporários das lojas em Espanha e Portugal devido à pandemia”, refere o grupo em comunicado.
Como consequência, “o lucro de retalho aumentou de 1 milhão de libras para 11 milhões [de 1,16 milhões de euros para 12,8 milhões], o que reflecte um forte crescimento do lucro bruto, parcialmente compensado por um aumento de 34% dos custos operacionais. Este aumento deve-se em grande parte a custos mais elevados associados a uma forte actividade comercial e ao facto do primeiro semestre de 20/21 ter beneficiado das medidas temporárias de redução de custos relacionados com a Covid e da redução salarial do Governo”.
“Gostaria de destacar, em primeiro lugar, o magnífico trabalho que as nossas equipas em Espanha e Portugal têm vindo a desenvolver nestes primeiros seis meses do ano, ainda marcados pelas restrições e pelo avanço do programa de vacinação, fazendo um grande esforço para garantir o stock aos nossos clientes num ambiente mundial realmente complicado. Felizmente, 100% das nossas lojas estão abertas nos dois países, embora com restrições horárias, de capacidade e de mobilidade do cliente. E, além disso, continuamos em plena capacidade através do nosso canal de e-Commerce e da aplicação Brico & Go para facilitar os projectos de bricolagem e de reforma do lar dos nossos clientes. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos e continuamos a trabalhar na nossa transformação, com a expectativa de lançar vários projectos nos últimos meses do anos, continuando assim a oferecer aos nossos clientes profissionais e particulares um serviço ágil ao melhor preço”, sublinhou Mike Foulds, director geral da Brico Depôt Iberia.
Para o segundo semestre do ano as previsões mantêm-se, assim, em alta, desde que “não existam alterações adversas nas medidas de confinamento relacionadas com a COVID-19 (por exemplo, novas restrições de encerramento de lojas ou showrooms)”.