
CONSTRUIR
ISQ participa em projecto europeu de aço “verde” produzido com hidrogénio
OBO Bettermann apresenta nova linha de produtos BlackLine
Deco Out estreia-se com “expressiva” adesão e “envolvimento” de profissionais do sector
Cosentino apresenta primeiro relatório global de tendências para a arquitectura e design
Nomad Eden na Foz conclui comercialização de um dos dois sectores
Mello RDC lança projecto de habitação São Ciro 19
Gaia registou 3400 pedidos de licenciamento de novos fogos em 2024
Sector privado pode salvar o estado? Mais de metade dos empresários acreditam que sim
Corticeira Amorim e Rockwell Group promovem a cortiça em Milão
ERA fecha trimestre nos 28M€ de facturação e crescimento de 32%
A Associação Cluster Portugal Resources (ACPMR) e a Associação Portuguesa da Industria dos Recursos Minerais (ASSIMAGRA) encontram-se no maior evento de design a nível mundial – a Milan Design Week, onde vão lançar o programa de divulgação do mármore alentejano Line of Marble. A cerimónia de inauguração conta com a presença de João Neves e Eurico Brilhante Dias, secretários de Estado Adjunto e da Economia e da Internacionalização, respectivamente.
No âmbito do programa Line of Marble é desvendada uma colecção de objectos desenhados por nove ateliers de design e arquitectura, nacionais e estrangeiros, que teve como ponto de partida o mármore alentejano e toda a beleza e versatilidade deste recurso natural milenar. A colecção inclui uma linha de produtos e objectos funcionais de uso diário que vão ao encontro das necessidades do dia-a-dia, demonstrando as aplicações práticas que mármore pode ter.
Entre os nomes que participam nesta iniciativa constam arquitectos e designers consagrados e novos talentos, nomeadamente o RCR Aranda Pigem Vilalta Arquitectes, Sam Baron, Gabriel Tan, Marta Brandão, Noé Duchaufour-Lawrance, Samuel dos Santos, Soraia Gomes Teixeira, Toni Grilo e Paula Moucheira.
Marta Peres, directora executiva do Cluster, afirma a propósito desta presença em Milão que “o mármore português, e neste caso específico, o alentejano, tem possibilidade de se afirmar, cada vez mais, internacionalmente em vários campos, tendo em conta as infinitas possibilidades de aplicação, desde o mobiliário à decoração, passando pelo lado funcional. Escolhemos a Super Saloni e a Design Week para esta apresentação por se tratar de uma referência no sector e um palco privilegiado para mostrar a capacidade e versatilidade da indústria nacional, que é capaz de fazer diferente e, assim, aumentar o potencial de exportação e valorizar aquele que é um produto de excelência português.”
Também Célia Marques, vice-presidente executiva da Assimagra destaca “o envolvimento e colaboração de ateliers e designers reputados internacionalmente, mas também novos talentos, na concepção de objectos de design que partem de visões e conceitos tão diversificados que mostram toda a beleza e potencial deste material nobre”. Acrescenta ainda que “o envolvimento das empresas do sector e as relações criadas com os projectistas, foram fundamentais em todo o processo de desenvolvimento, tendo também permitido o fortalecimento da relação do sector da pedra natural com o sector do design.”
O projecto é co-financiado pelo programa Alentejo2020. Além da ASSIMAGRA, participaram na concepção e desenvolvimento a Maettone e a Formas de Pedra, contando com o apoio técnico para o fornecimento de pedra, produção e execução das peças, as empresas Airelimestones, Formas de Pedra, Magratex, Netostones, Moca Stone e Solubema e ETMA.