ALF com nova direcção
Apesar da pandemia, a ALF mantém um elevado peso na economia. Em 2020 o Leasing financiou investimentos em mobiliário e imobiliário no montante de 2,4 MM€
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) elegeu os novos órgãos sociais para o triénio 2021-2023. Luís Augusto, CEO para Portugal do BNP Paribas Factor, é o novo presidente da entidade que representa o sector do financiamento especializado no país.
“Vivemos momentos de grande exigência para os agentes económicos, e os associados sentem-no nas suas actividades e no apoio que têm continuado a prestar à economia nacional, apesar dos constrangimentos provocados pela pandemia no último ano e meio”, afirmou Luís Augusto. O responsável da associação destaca a “importância do sector do financiamento especializado para a revitalização da economia e na resposta aos enormes desafios das alterações climáticas”.
No contexto pandémico de 2020, os associados da ALF registaram uma redução da actividade, mas mantiveram o elevado peso na economia em período de contração. O Leasing financiou investimentos em mobiliário e imobiliário no montante de 2,4 mil milhões de euros, enquanto o Factoring totalizou 31,5 mil milhões de euros em créditos tomados (equivalente a cerca de 16% do PIB nacional). O Renting, por seu lado, registou uma produção de viaturas ligeiras novas no valor de 557,3 milhões de euros. Em conjunto, o Leasing e o Renting foram responsáveis pela aquisição de cerca de 34% das viaturas novas vendidas em Portugal.
A restante direcção da ALF eleita em Assembleia Geral é constituída por Pedro Cunha, em representação do Santander, Pedro Pessoa, em representação da Leaseplan, Júlio Jacob em representação do Novo Banco, e Paulo Matos, em representação do Millennium BCP. Luís Augusto sucede a Alexandre Santos – que assumiu o cargo em Abril de 2019 e será agora o presidente do Conselho Fiscal, em representação da Caixa Geral de Depósitos.