ArchiSummit reinventado em tempo de pandemia
“Os edifícios descobrem-se de muitas maneiras”, acredita a organização, que sublinha que o único Summit internacional de arquitectura em Portugal lança-se nas plataformas digitais com o Archi Summit Tour, no dia 1 de Junho, às 11h30
CONSTRUIR
Investimento imobiliário 3º trimestre de 2024 inicia retoma de performance
Lisboa recebe fórum europeu sobre eficiência energética em edifícios
CMM promove seminário “Portugal Steel” na Concreta
Recuo do IVA a 6% na construção para habitação
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
“Após um ano de hiato pandémico, o Archi Summit reinventa-se digitalmente”. É desta forma que os organizadores apresentam a edição deste ano de um dos mais relevantes eventos nacionais em torno da reflexão sobre a arquitectura, iniciativa essa que, na edição de 2021, vai marcar também o lançamento do Portal IN DETAIL e um conjunto de visitas a obras e entrevistas a arquitectos. “Os edifícios descobrem-se de muitas maneiras”, acredita a organização, que sublinha que o único Summit internacional de arquitectura em Portugal lança-se nas plataformas digitais com o Archi Summit Tour, no dia 1 de Junho, às 11h30, em ambiente 100% virtual, seguro e gratuito. O Edifício Emporium, no Porto, marca a primeira visita guiada, com o arquitecto Duarte Morais Soares, autor de uma reabilitação cuidada e de um novo interior de quarteirão.
A conversa com Duarte Morais Soares abordará a reabilitação do Emporium – antigo edifício situado na baixa do Porto, agora transformado num condomínio de 23 apartamentos. Tornou-se um projecto único com enorme qualidade, que junta história e modernidade. Este projecto levanta também questões pertinentes como a requalificação da habitação nos centros das principais cidades portuguesas, que foram perdendo habitantes nas últimas décadas e que têm visto grande parte dos projectos de reabilitação serem direccionados para alojamento local. O arquitecto Duarte Morais Soares pertence ao grupo familiar “Morais Soares Arquitectos”, conta com um portfólio completo de 52 obras e dois projectos ainda não construídos – Resort e Mercado. O grupo não se limitou a uma área, mas sim a diversas como urbanismo, reabilitação urbana, habitação, turismo e hotelaria, restauração, equipamentos escolares e desportivos, indústria, escritórios e serviços, entre outros.
Conteúdo de qualidade
O Archi Summit sempre foi responsável por entregar conteúdo de qualidade aos arquitectos em Portugal e adapta-se assim a novos formatos. O evento presencial regressa em 2022. Archi Summit Tour conta com a curadoria da Talkie Walkie e é patrocinada pela Argex – Argila Expandida. O acesso é gratuito e as inscrições estão disponíveis no site www.archisummit.pt/tour/
O exemplo do Emporium
A visita virtual vai incidir sobre o requalificado e emblemático Edifício Emporium, no Porto, uma obra promovida pelo empresário Alexandre Quintas e Sousa e que renasceu há perto de dois anos fruto do projecto desenhado pelo arquitecto Duarte Morais Soares. “O Edifício Emporium é um produto imobiliário que se pauta pela singularidade e pelo potencial de valorização. Trata-se de um projecto de reabilitação que incorpora todo o simbolismo de uma zona histórica, numa harmonia perfeita de memória com contemporaneidade. A centralidade do imóvel e os altos padrões de conforto inerentes ao projecto de reconversão, aliando um luxuriante jardim e estacionamento privativo, fazem deste empreendimento um bom activo de rendimento e, simultaneamente, a morada ideal para quem procura residir no centro da cidade. É muito gratificante participar activamente na comercialização deste magnífico projecto”, explicou Joana Lima, responsável pela reabilitação urbana da Predibisa, empresa que a par da JLL foi responsável pela comercialização do projecto. O Emporium foi reconvertido para um projecto de habitação moderna e é constituído por 23 habitações, com estacionamento e um amplo jardim privado, com mais de 800 m2. Como áreas totais, os apartamentos de tipologias T1 até T4, distribuídos entre o primeiro e quartos pisos, variam entre os 79 m2 e os 240m2. O desenho de Duarte Morais Soares, preserva a história do Emporium, mas inclui um exclusivo jardim com mais de 800 m2 no seu interior com árvores de grande escala e uma garagem privativa. Com acabamentos que primam pelo detalhe e superior qualidade, o projecto tem como matriz o pleno conforto, com cada habitação do Edifício Emporium a dispor de pavimentos em madeira maciça de castanho, quartos de banho em mármore, caixilharias em madeira maciça com vidros duplos e sofisticadas cozinhas Boffi totalmente equipadas com electrodomésticos Gaggenau e Siemens.O Emporium é um dos mais carismáticos edifícios na rua Sá da Bandeira, tendo sido projectado pelo arquitecto José Porto e construído em 1948 para ser um edifício de grande prestígio, o que foi conseguido através da solidez do betão armado e da cuidada selecção de materiais nobres, combinados com a aparência moderna do traçado e a dignidade da arquitectura clássica.