Câmara de Lamego efectua escavações arqueológicas na Casa do Horto
Intervenção decorre no âmbito da revitalização do Bairro do Castelo. Futuramente, Casa do Horto será um espaço dedicado à cultura, eventos e exposições

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
No âmbito do processo de reabilitação do Bairro do Castelo, a Câmara Municipal de Lamego está a proceder ao reforço da revitalização da Casa do Horto e da Torre dos Figos, dois edifícios históricos que anteriormente estavam votados ao abandono.
Assim, e após a demolição das ruínas da casa antiga, decorrem actualmente na Casa do Horto (localizada junto à entrada do Castelo de Lamego) a realização de diversos trabalhos arqueológicos que vão possibilitar a caracterização e registo de todos os vestígios materiais relativos a acontecimentos decorridos naquela área.
Uma intervenção que “vai permitir recolher mais dados e informações sobre o passado da nossa cidade, sobre a cultura e o modo de vida dos antepassados locais”, afirma Ângelo Moura, presidente da Câmara Municipal de Lamego. Por outro lado, Ângelo Moura sublinha que “a Casa do Horto acrescentará no futuro, mais um lugar memorável ao Bairro do Castelo, já que o novo edifício será palco de várias iniciativas culturais com o intuito de atrair jovens e turistas que pretendam usufruir de um local único e com uma vista singular sobre a nossa cidade”.
As obras na Casa do Horto estão a decorrer no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), sendo co-financiadas pelo FEDER.