Empresas do sector criam ‘Built CoLAB’ para responder ao desafio da transição digital e climática
A associação visa apoiar o sector da Arquitectura, Engenharia e Construção na implementação de novos processos
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O sector da Arquitectura, Engenharia e Construção (AEC), em particular este último, está muitas vezes associada a uma imagem conservadora e pouco digital. Mesmo assim, e apesar da crise pandémica, os dados recentes demonstram que este sector é um dos mais resilientes, tendo registado um crescimento de 2,5% do valor bruto da produção em 2020. Mas, com a conjuntura actual e a evolução que já se encontra em marcha em muitos países europeus, essa realidade poderá mudar muito brevemente, perante a necessidade das empresas apresentarem soluções digitais e sustentáveis para aumentarem a competitividade, especialmente relevante para a internacionalização.
Por esse motivo, nasceu o Built CoLAB, que, ao desenvolver actividades de investigação e inovação, tem como objectivo incentivar a produtividade, competitividade e o crescimento sustentável das empresas do sector AEC através da transição digital e climática dos edifícios e infraestruturas. O Built CoLAB pauta-se ainda por uma filosofia de “balcão único” onde as empresas e a administração pública são apoiadas na identificação e definição de soluções aos desafios de digitalização do sector da construção.
Paulo Vieira Fonseca, director executivo da associação, refere que “o BUILT CoLAB pauta-se por uma abordagem “Technology to Market” agregando centros de saber, indústria e utilizadores finais, para promover um modelo de co-criação comum que irá criar soluções concretas para a transformação do ambiente construído do futuro como um todo, desde edifícios, a infraestruturas de transporte”. Por esse motivo, acrescenta, “o BUILT CoLAB é também promotor de dois projectos de referência no sector e financiados pela União Europeia, um SIAC, denominado Future of Construction, e um Mobilizador, o Rev@Construction”.
Paulo Fonseca salienta ainda «o papel do Plano de Recuperação e Resiliência agora em consulta pública, que, para além do incentivo à inovação das PMEs do setor AEC para melhorar a sua competitividade e resiliência, também prevê grandes investimentos no importante tema da Reabilitação de Edifícios e da Construção Modular a custos controlados e na Eficiência Energética». “Serão tempos de grandes oportunidades”, conclui.
A equipa de ID&I do BUILT CoLAB é liderada por António Aguiar Costa e a sua agenda abrange todo o ciclo de vida do ambiente construído, promovendo a digitalização de todo o ecossistema assente na metodologia BIM e nas tecnologias que suportam o Digital Twin, apoiando a construção, gestão e manutenção de infraestruturas e edifícios, sempre num contexto de circularidade e sustentabilidade. Tem também como objectivo a promoção da transição digital da indústria, apoiando as organizações no processo de digitalização, e promovendo iniciativas mobilizadoras como a dinamização e implementação do licenciamento automático nos municípios. Por outro lado, pretende acelerar a modernização do processo construtivo, através da modularização da construção, da robotização e impressão 3D, e da utilização de tecnologias inovadoras de montagem em obra. Para alcançar estes objectivos o BUILT CoLAB vai a criar nos próximos meses 25 postos de trabalho para RH Altamente Qualificados nas áreas da Engenharia, Arquitetura e TI.
Em actividade desde Setembro de 2020, o BUILT CoLAB é presidido por Rita Moura, em representação da Teixeira Duarte, e tem como associados diversas empresas – A400, Casais, BIMMS, Mota-Engil. Secil, 3Drivers, Ouzo e Contacto Atlântico – assim como os principais institutos e universidades de referência em Portugal – FEUP, INESCTEC, Técnico, IP Leiria, IPL, Itecons, LNEC e UM – e ainda os Clusters AEC e da Ferrovia.