Almada Innovation District com investimento superior a 800 M€
Projecto liderado pela Universidade Nova de Lisboa, conta com a participação de diversas entidades privadas e apoio da CMA
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Almada Innovation District, um dos maiores projectos em Almada e na Área Metropolitana de Lisboa foi apresentado esta quarta-feira, dia 17 de Março. O projecto, que envolve a Universidade Nova de Lisboa e entidades privadas, conta com mais de 800 milhões euros de investimento e a criação de 17 000 empregos nas zonas do Monte de Caparica e do Porto Brandão.
Para Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, o Almada Innovation District é o projecto estruturante para a afirmação de Almada “enquanto polo de inovação e de criação de soluções de sustentabilidade inovadoras, assumindo também um papel de projecção de Portugal a nível internacional”.
O Innovation District trará uma nova centralidade a Almada e às zonas do Monte de Caparica e do Porto Brandão, dedicada à inovação, ao conhecimento e à tecnologia, por via de um projecto conjunto de diversas entidades públicas e privadas.
Nas zonas do Monte de Caparica e de Porto Brandão, vai nascer uma nova cidade, com uma área total de 399 hectares de intervenção, dos quais 110 hectares são zonas verdes.
Além da criação de infraestruturas turísticas e públicas como, por exemplo, a reabilitação de Porto Brandão e a extensão do Metro Sul do Tejo até à Costa da Caparica, o Almada Innovation District prevê ainda a criação de 1000 novos fogos habitacionais e o desenvolvimento de atividades económicas que contribuirão para a criação de 17 000 novos postos de trabalho.
O Almada Innovation District será uma nova cidade, moderna e sustentável, voltada para o mundo, e concebida de acordo com os objectivos definidos pelo desenvolvimento sustentável até 2030 e pela neutralidade carbónica em 2050, integrando um conjunto de soluções ambientais inovadoras.
O projecto prevê a criação de uma comunidade energética com produção própria, sustentável e neutra em carbono, estruturando o desenvolvimento urbano em torno dos parques verdes e integrando, também, métodos e soluções de construção ecológicas e sustentáveis.