Almada Innovation District com investimento superior a 800 M€
Projecto liderado pela Universidade Nova de Lisboa, conta com a participação de diversas entidades privadas e apoio da CMA
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
O Almada Innovation District, um dos maiores projectos em Almada e na Área Metropolitana de Lisboa foi apresentado esta quarta-feira, dia 17 de Março. O projecto, que envolve a Universidade Nova de Lisboa e entidades privadas, conta com mais de 800 milhões euros de investimento e a criação de 17 000 empregos nas zonas do Monte de Caparica e do Porto Brandão.
Para Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, o Almada Innovation District é o projecto estruturante para a afirmação de Almada “enquanto polo de inovação e de criação de soluções de sustentabilidade inovadoras, assumindo também um papel de projecção de Portugal a nível internacional”.
O Innovation District trará uma nova centralidade a Almada e às zonas do Monte de Caparica e do Porto Brandão, dedicada à inovação, ao conhecimento e à tecnologia, por via de um projecto conjunto de diversas entidades públicas e privadas.
Nas zonas do Monte de Caparica e de Porto Brandão, vai nascer uma nova cidade, com uma área total de 399 hectares de intervenção, dos quais 110 hectares são zonas verdes.
Além da criação de infraestruturas turísticas e públicas como, por exemplo, a reabilitação de Porto Brandão e a extensão do Metro Sul do Tejo até à Costa da Caparica, o Almada Innovation District prevê ainda a criação de 1000 novos fogos habitacionais e o desenvolvimento de atividades económicas que contribuirão para a criação de 17 000 novos postos de trabalho.
O Almada Innovation District será uma nova cidade, moderna e sustentável, voltada para o mundo, e concebida de acordo com os objectivos definidos pelo desenvolvimento sustentável até 2030 e pela neutralidade carbónica em 2050, integrando um conjunto de soluções ambientais inovadoras.
O projecto prevê a criação de uma comunidade energética com produção própria, sustentável e neutra em carbono, estruturando o desenvolvimento urbano em torno dos parques verdes e integrando, também, métodos e soluções de construção ecológicas e sustentáveis.