
CONSTRUIR
Muitos chavões, poucas medidas. Programas eleitorais para todos os gostos
Quatro finalistas portugueses na 67ª edição dos Prémios FAD
Obras ferroviárias na Beira Alta concluídas até ao final de Junho
França financia reabilitação de infra-estruturas na Guiné-Bissau com 4M€
Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal
“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”
Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal
Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’
Lagoas Park inaugura Praça Central e Galeria Comercial
APCMC aposta em projecto para impulsionar digitalização do negócios dos materiais de construção
José Luís Sequeira, presidente da direcção da APICER
A Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria (APICER) lançou o projecto INTERCER – Promoção da Internacionalização da Cerâmica Portuguesa. Apresentado num seminário online, onde reuniu empresas e empresários dos diversos subsectores da indústria portuguesa de Cerâmica e de Cristalaria, o INTERCER é um projecto que visa mudar a percepção que os mercados têm da cerâmica portuguesa, nomeadamente dos subsectores da Cerâmica Utilitária e Decorativa e dos Revestimentos e Pavimentos Cerâmicos, como explica José Luís Sequeira, presidente da direcção da APICER: “O sector português da cerâmica desenvolve produtos de enorme qualidade mas nem sempre os mercados internacionais, caracterizados por uma intensa rivalidade competitiva, têm uma percepção condicente com a qualidade dos produtos que se produzem em Portugal”, afirma. “O INTERCER quer definir e comunicar um novo posicionamento para a ‘cerâmica made in Portugal’ e tem como ambição comunicar, de forma coerente e muito consistente, esse mesmo posicionamento e de assegurar que essa comunicação chega às audiências certas nos mercados internacionais”, explica o presidente da APICER.
Com vista a melhorar a competitividade do sector, e a par com a definição do posicionamento da marca “cerâmica made in Portugal”, o INTERCER propõe-se, assim, a melhorar a comunicação e a imagem do sector nos mercados internacionais com uma comunicação com um nível de qualidade condicente com o posicionamento desejado; a aumentar a perceção da qualidade percebida dos produtos nos mercados internacionais, através de um conjunto de acções e suportes de comunicação; e a reforçar a visibilidade internacional da oferta do sector.
Para tal, o projecto que foi iniciado em 24 de Dezembro de 2020, irá desenvolver até ao final de 2022 um conjunto de acções, incluindo a definição de uma estratégia de marca para a cerâmica portuguesa; o desenvolvimento de uma identidade verbal e visual alinhadas com o posicionamento; o desenvolvimento de diversos suportes de comunicação; e a comunicação e ativação da marca junto das audiências relevantes nos mercados-alvo (em articulação com a AICEP,) de modo a reforçar as exportações do sector.
O INTERCER contou com o apoio das empresas de consultoria VLM Consultores, para a elaboração da candidatura, e Super. Brands Consultants, para a criação e desenvolvimento da marca para a cerâmica portuguesa e respectiva estratégia de comunicação a implementar. O projecto foi apoiado pelo sistema de incentivos SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas) e é cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade Internacionalização.