Sacyr Somague e Sacyr Neopul ganham modernização da ferrovia entre Sines e a Linha do Sul
A empreitada, com uma extensão total de 37,4 km, envolve um investimento na ordem dos 28,5 M€
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As empresas portuguesas Sacyr Somague e Sacyr Neopul foram adjudicadas para a empreitada geral de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, numa extensão total de 37,4 km, pelo valor de 28,5 milhões de euros.
A empreitada, com um prazo de execução de 720 dias, inclui os trabalhos de modernização da superestrutura de via existente na Linha de Sines, com particular destaque para a aplicação de travessas de betão polivalentes, habilitando a futura migração da bitola ibérica para a bitola europeia, e de saneamento e estabilização da plataforma da via, garantido a capacidade de carga máxima para a Linha de Sines e incrementando a futura disponibilidade da infraestrutura.
Fazem, também, parte da obra a modernização da drenagem, quer longitudinal, quer transversal; a adaptação das infraestruturas fixas de tracção eléctrica, decorrente das alterações nas estações e/ou da retificação ao traçado ferroviário; a construção de uma nova Estação Técnica e adaptação da estação de São Bartolomeu da Serra, de modo a permitir a circulação e cruzamento de comboios de mercadorias com 750 m de comprimento; a implementação de medidas definitivas de Retorno de Corrente de Tracção, Terras de Protecção (RCT+TP), incrementando a segurança de pessoas e bens, bem como a disponibilidade da infraestrutura e a Construção de desnivelamentos rodoviários para supressão de Passagens de Nível.
“Esta empreitada é mais um sinal da capacidade da Sacyr Somague e da Sacyr Neopul no sector ferroviário, no qual dispõem de uma experiência única em Portugal. Como já afirmámos, estamos preparados para contribuir para a modernização e desenvolvimento do plano ferroviário nacional”, comenta Eduardo Campos, CEO do Grupo Sacyr Somague.
A empreitada agora adjudicada junta-se, assim, a outras que o Grupo tem actualmente em curso, tais como, como a empreitada geral de construção civil do subtroço Alandroal – linha do leste, na linha de Évora; os trabalhos de reparação e conservação na Ponte 25 de Abril; a Electrificação da Linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença – Fronteira; a manutenção das instalações de Via e Catenária afectas ao Centro Operacional de Manutenção Sul (COMS), numa extensão total aproximada de 880 km e, adjudicada recentemente, a modernização da linha da Beira Alta, troço Santa Comba Dão – Mangualde;.