Revive Natureza: 12 imóveis adjudicados a entidades privadas
Além destes, encontra-se a decorrer, até dia 18 Março, o concurso para atribuição dos direitos de exploração de mais sete imóveis
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
Os primeiros 12 imóveis do concurso para atribuição dos direitos de exploração turística, do Fundo Revive Natureza, foram adjudicados a entidades privadas que irão agora dar-lhes nova vida e funcionalidades.
Destes 12 imóveis, oito destinam-se a alojamento para fins turísticos, dois a restauração e outros dois para actividade de animação e lazer de âmbito turístico, com características inovadoras em termos operacionais e face à oferta existente na região e que irão permitir a criação de cerca de 50 postos de trabalho.
Os imóveis adjudicados foram: Antigo Posto Fiscal da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal; Antigo Posto Fiscal de São Jacinto, no concelho de Aveiro; Antigo Posto Fiscal em Malpica do Tejo, no concelho de Castelo Branco; Antigo Posto Fiscal de Quiaios e Antiga Sede da Administração Florestal da Figueira da Foz, no concelho da Figueira da Foz; Antigo Posto Fiscal em Alares, no concelho de Idanha-a-Nova; Antigo Posto Fiscal de Vilamoura, no concelho de Loulé; Antigo Posto Fiscal de São Pedro de Moel, no concelho da Marinha Grande; Antigo Posto Fiscal de Viana do Castelo e Antigo Posto Fiscal da Amorosa, no concelho de Viana do Castelo; e Antigo Posto Fiscal da Carvalha, no concelho de Vila Nova da Cerveira e Antigo Posto Fiscal dos Lavadores, em Vila Nova de Gaia.
Lançado a 21 de Julho de 2020, o concurso recebeu um total de 161 propostas. As propostas vencedoras, para além da recuperação do imóvel de uma forma que minimize o impacto ambiental, assumem o compromisso de criar emprego localmente, bem como de promover outras acções com impacto social relevante. Os concorrentes propõem-se, ainda, a promover os produtos típicos da região e criar experiências, nomeadamente através de parcerias, que permitam aos visitantes viver a região.
Todos os concorrentes, agora notificados da decisão de adjudicação, terão nove meses para a apresentação e aprovação dos Pedidos de Informação Prévia vinculativos, ou dos Projectos de Arquitectura, junto das Câmaras Municipais onde se localizam os respectivos imóveis.
O Fundo Revive Natureza poderá conceder financiamento às entidades a quem foi atribuído o direito de exploração dos imóveis, criando, assim, as melhores condições para a concretização dos respectivos projectos de investimento.
Encontram-se abertos os concursos para atribuição dos direitos de exploração de mais sete imóveis que se encontram afectos ao Fundo Revive Natureza e cujo prazo de candidaturas termina no próximo dia 18 de Março.