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A Corkbrick Europe, startup portuguesa do sector da cortiça e arquitectura com o conceito de Sustainable Dynamic Structures and Furniture, acaba de dar início a mais uma ronda de investimento com o objectivo de angariar 1 milhão de euros. Esta nova ronda de capital vai permitir aumentar em 10 vezes a produção da Corkbrick Europe, que passa a fabricar 4.000 peças por dia.
Avaliada actualmente em 250 milhões de euros, conta com 260 investidores oriundos de 30 países, entre os quais actuais e ex-executivos de organizações como a Google, Lego, Cisco, University of London, Axel Capital, Miragon Investments e Maitland Family Office.
O valor total do mercado potencial da Corkbrick está avaliado em cerca de 29 mil milhões de euros, entre União Europeia e Reino Unido, com especial incidência em países nórdicos como a Escandinávia, seguida da Holanda e Alemanha.
Miguel Reynolds, responsável pela empresa, afirma que “a Corkbrick Europe pretende alcançar 0,1% do total 200 milhões de lares da União Europeia em 10 anos. Os millennials, que representam 24% da população da UE, estão identificados como os nossos principais potenciais clientes e como a nossa prioridade para o mercado residencial”.
O contexto de mercado é extremamente favorável com um forte apoio das políticas europeias e estratégias no que diz respeito à sustentabilidade ambiental. Em 10 anos, a Corkbrick espera gerar um impacto positivo ao gerar, pelo menos, 2 mil milhões de euros, avaliados em função das metas ambientais delineadas, quer pelo Green Deal Europeu, quer por cumprir 6 dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
A Corkbrick Europe é uma empresa portuguesa, pioneira na criação de um sistema modular sustentável, feito de sete peças, manuseáveis por pessoas dos 8 aos 88. Oferece uma solução única, tanto para ambientes residenciais como de trabalho. A respectiva oferta insere-se no “Ready-To”, que representa 10% do mercado de móveis da UE, avaliado em 80 mil milhões de euros e que supera o mercado em crescimento e rentabilidade.
É a única empresa que utiliza elementos em cortiça para o sistema modular de construção (o concorrente mais directo recorre ao plástico), material que se destaca pelos numerosos atributos, entre os quais o facto de ser um material natural e reciclável, além de menos dispendioso, mas também por oferecer benefícios térmicos e de insonorização. É igualmente leve e esteticamente agradável.
A configuração das peças da Corkbrick Europe faz lembrar as peças de lego. Este formato elimina a necessidade de ferramentas, parafusos ou cola nas construções modulares. Esta estrutura permite ainda fomentar a criatividade, o que levou naturalmente a Corkbrick Europe a firmar-se como uma empresa “fan owned”. Na prática, significa que qualquer pessoa pode propor uma ideia e propor à Corkbrick Europe, beneficiando directamente do resultado da sua ideia.
Graças à aplicação Corkbrick Play existe a possibilidade de cada utilizador fazer construções com as peças Corkbrick, em qualquer ambiente (em escala), no computador ou smartphone, e participar no “Corkbrick Challenge”. Criar e compartilhar é a palavra de ordem, sendo que todas as estruturas propostas e compradas, são recompensadas pela Corkbrick Europe com o valor de 3,78% das vendas.