CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A Corkbrick Europe, startup portuguesa do sector da cortiça e arquitectura com o conceito de Sustainable Dynamic Structures and Furniture, acaba de dar início a mais uma ronda de investimento com o objectivo de angariar 1 milhão de euros. Esta nova ronda de capital vai permitir aumentar em 10 vezes a produção da Corkbrick Europe, que passa a fabricar 4.000 peças por dia.
Avaliada actualmente em 250 milhões de euros, conta com 260 investidores oriundos de 30 países, entre os quais actuais e ex-executivos de organizações como a Google, Lego, Cisco, University of London, Axel Capital, Miragon Investments e Maitland Family Office.
O valor total do mercado potencial da Corkbrick está avaliado em cerca de 29 mil milhões de euros, entre União Europeia e Reino Unido, com especial incidência em países nórdicos como a Escandinávia, seguida da Holanda e Alemanha.
Miguel Reynolds, responsável pela empresa, afirma que “a Corkbrick Europe pretende alcançar 0,1% do total 200 milhões de lares da União Europeia em 10 anos. Os millennials, que representam 24% da população da UE, estão identificados como os nossos principais potenciais clientes e como a nossa prioridade para o mercado residencial”.
O contexto de mercado é extremamente favorável com um forte apoio das políticas europeias e estratégias no que diz respeito à sustentabilidade ambiental. Em 10 anos, a Corkbrick espera gerar um impacto positivo ao gerar, pelo menos, 2 mil milhões de euros, avaliados em função das metas ambientais delineadas, quer pelo Green Deal Europeu, quer por cumprir 6 dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
A Corkbrick Europe é uma empresa portuguesa, pioneira na criação de um sistema modular sustentável, feito de sete peças, manuseáveis por pessoas dos 8 aos 88. Oferece uma solução única, tanto para ambientes residenciais como de trabalho. A respectiva oferta insere-se no “Ready-To”, que representa 10% do mercado de móveis da UE, avaliado em 80 mil milhões de euros e que supera o mercado em crescimento e rentabilidade.
É a única empresa que utiliza elementos em cortiça para o sistema modular de construção (o concorrente mais directo recorre ao plástico), material que se destaca pelos numerosos atributos, entre os quais o facto de ser um material natural e reciclável, além de menos dispendioso, mas também por oferecer benefícios térmicos e de insonorização. É igualmente leve e esteticamente agradável.
A configuração das peças da Corkbrick Europe faz lembrar as peças de lego. Este formato elimina a necessidade de ferramentas, parafusos ou cola nas construções modulares. Esta estrutura permite ainda fomentar a criatividade, o que levou naturalmente a Corkbrick Europe a firmar-se como uma empresa “fan owned”. Na prática, significa que qualquer pessoa pode propor uma ideia e propor à Corkbrick Europe, beneficiando directamente do resultado da sua ideia.
Graças à aplicação Corkbrick Play existe a possibilidade de cada utilizador fazer construções com as peças Corkbrick, em qualquer ambiente (em escala), no computador ou smartphone, e participar no “Corkbrick Challenge”. Criar e compartilhar é a palavra de ordem, sendo que todas as estruturas propostas e compradas, são recompensadas pela Corkbrick Europe com o valor de 3,78% das vendas.