Modernização da Linha da Beira Alta vai custar mais de 53 M€
O consórcio formado Conduril- Engenharia, S.A., a Somafel Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A. e a Teixeira Duarte, Engenharia e Construções, S.A. vai avançar com a modernização do troço da Linha da Beira Alta, entre Celorico da Beira e Guarda.
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A Infraestruturas de Portugal assinou o contrato da empreitada de modernização do troço da Linha da Beira Alta, entre Celorico da Beira e Guarda, com o consórcio de que fazem parte Conduril- Engenharia, S.A., a Somafel Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A. e a Teixeira Duarte, Engenharia e Construções, S.A.. A empreitada tem um valor de pelo valor de 53,112 milhões de euros
Esta intervenção é desenvolvida no âmbito do programa Ferrovia2020 para a expansão e modernização da Rede Ferroviária Nacional, comparticipado pela União Europeia. O contrato será agora remetido para o Tribunal de Contas para a obtenção do necessário Visto Prévio.
Empreitada de Modernização do troço da Linha da Beira Alta entre Celorico da Beira e Guarda
Com um prazo de execução de 751 dias a empreitada a executar consiste na renovação integral da superestrutura de via, num troço com cerca de 46 quilómetros, prevendo ainda a alteração do layout das estações de Celorico da Beira, Pinhel, Vila Franca das Naves e Guarda, de forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e optimização das condições de exploração, bem como o alteamento, alargamento e prolongamento de plataformas nestas estações ferroviárias.
No âmbito da empreitada serão suprimidas as Passagens de Nível de Celorico Gare e a de Baraçal, aos quilómetros 168,135 e 173,173, respectivamente. Como alternativas de atravessamento, será realizada a construção dos respectivos desnivelamentos e restabelecimentos, assegurando melhores condições de segurança para os utilizadores.
A “Empreitada do Troço Celorico da Beira – Guarda integra a Ação 2015-PT-TM-0395-M – Ligação Ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico: Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso), aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.