FAUP assinala lançamento do 3º livro sobre as Operações SAAL
Em conferência dia 28 de Outubro, na FAUP, Pedro Ramalho revisita, em livro, o projecto para o Bairro das Antas

CONSTRUIR
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector
Artebel e Topeca criam argamassa de assentamento térmica do mercado
VELUX com nova vice-presidente executiva para a região de Portugal e Espanha
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) lança o terceiro volume da sua colecção sobre o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), dedicado à operação realizada no Bairro das Antas, no Porto, dirigida pelo arquitecto Pedro Ramalho. A publicação é apresentada no dia 28 de Outubro, esta quarta-feira, às 18 horas, no Auditório Fernando Távora, na FAUP.
A abertura da sessão estará a cargo do arquitecto João Pedro Xavier, director da FAUP. A apresentação da colecção será feita pelo arquitecto Alexandre Alves Costa e por Sarah Saint-Maxent (editora Tinta da China) e a apresentação do livro pelos arquitectos Sergio Fernandez e Ana Alves Costa.
O projecto editorial ‘Cidade Participada: Arquitectura e Democracia – Operações SAAL’, é desenvolvido no seio do Grupo de investigação Arquitectura: Teoria Projecto História do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP. Cada volume é circunscrito a uma operação ou a um grupo de operações SAAL, de acordo com a área geográfica em estudo, e é coordenado por uma equipa de investigadores reunida especificamente para cada caso.
O terceiro livro da colecção, coordenado pelos arquitectos Ana Alves Costa e Sergio Fernandez, é dedicado à operação SAAL realizada no Bairro das Antas, no Porto, dirigido pelo arquitecto Pedro Ramalho, tendo participado na ‘Brigada Técnica’ um grupo de então jovens estudantes finalistas e arquitectos da ESBAP e do qual faziam parte Augusto Costa, Francisco Lima, José Lencastre, Lídia Costa, Mário Fróis Amaral, Pedro Borges Araújo, Teresa Fonseca e Vítor Bastos.
A publicação vem dar continuidade aos dois primeiros números já editados. O primeiro, sobre as operações desenvolvidas em Oeiras e, o segundo, sobre o Bairro de S. Victor, no Porto.