CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Os pavimentos Amorim Wise Inspire 700 detêm um balanço de carbono negativo sempre que considerado o sequestro da floresta do montado. Os resultados decorrem de um estudo encomendado pela Amorim Cork Flooring, Unidade de Pavimentos e Revestimentos de Parede da Corticeira Amorim, à consultora EY que avaliou os impactos ambientais causados desde a extracção de matérias-primas até ao fim de vida do produto. Assim, os pavimentos Amorim Wise Inspire 700 HRT permitem um sequestro de carbono até -101kg de CO2/m2, ao passo que os pavimentos Amorim Wise Inspire 700 SRT permitem um sequestro de carbono até -93kg CO2/m2.
A Amorim Cork Flooring tem como missão o desenvolvimento de soluções inovadoras, sustentáveis e eco-friendly que contribuam para a saúde, conforto e bem-estar das pessoas e, desta preocupação, nasceu a Amorim Wise, uma marca que privilegia a utilização da cortiça como matéria-prima central, adopta técnicas de produção com vista à redução dos desperdícios e não emprega quaisquer PVCs na composição do seu portfólio.
De resto, a sustentabilidade desempenha invariavelmente um papel fundamental na procura de novas soluções de revestimentos, sendo o fio condutor que delineou muitas das estratégias da empresa ao nível de lançamento de produtos.
Sublinhe-se que os resultados fornecem informação relevante sobre a contribuição ambiental dos produtos de cortiça, ao mesmo tempo que põem em destaque o enorme valor do montado em matéria de sustentabilidade.
A análise de ciclo de vida, levada a cabo durante o ano de 2019, baseou-se numa abordagem cradle-to-grave, contemplando assim todos os impactos ambientais até ao final de vida dos produtos. A avaliação incluiu, ainda, informações adicionais sobre o sequestro de carbono da floresta de sobreiro. A metodologia dos estudos da EY teve por base as normas ISO 14040/44 (ISO, 2006), complementadas com as directrizes do Handbook – General Guide for Life Cycle Assessment – Detailed guidance (EC-JRC, 2010), e do International Reference Life Cycle Data System (ILCD). Os dados associados à produção foram fornecidos pela Amorim Cork Flooring, ao passo que os processos gerais de produção associados à produção das matérias-primas, energia, transporte e gestão de resíduos foram obtidos na base de dados ecoinvent 3.5 (Werner, et al., 2016).