
CONSTRUIR
Novo crédito à habitação cresce 27%
Câmara do Seixal lança concurso para Unidade de Saúde de Paio Pires
AtlasEgde investe 500 M€ em data centers em Portugal e junta-se à Colt
UC lança guia para tornar renovação energética acessível nas comunidades rurais europeias
VIZTA lança CORE
Nova linha de eléctrico irá ligar Terreiro do Paço ao Parque das Nações
Aveiro acolhe estreia da Future Xpo em Portugal e coloca-se no “centro da inovação europeia”
Archi Summit abre última fase de candidaturas a expositores
Verdelago lança nova fase num investimento de 74 M€
Reabilitação Urbana mantém dinamismo
O Barbotherm EPS é um sistema de isolamento térmico criado pela Barbot que assegura uma poupança energética até 30%, a um custo reduzido, potenciando o conforto dentro de casa, foi escolhido para a construção da residência universitária da empresa belga Xior, na Areosa, Porto.
“O nosso grande desafio nesta obra foi conseguir o tom de cinzento pretendido pelo gabinete de arquitectura e que garantisse a qualidade da solução, nomeadamente no que diz respeito à durabilidade e eficiência energética”, explica Jorge Pereira, area manager da Barbot.
O responsável acrescenta, ainda, que a aplicação do Barbotherm EPS demorou seis meses, já que o edifício apresenta uma “forma fora do vulgar”. Jorge Pereira reforça ainda que esta solução é a ideal para este tipo de projecto, pois “permite manter uma temperatura óptima dentro das habitações durante todo o ano”.
Deste modo, é reduzida a utilização de aparelhos de climatização. Além destas vantagens, o sistema assegura uma maior durabilidade do edifício, já que proporciona uma protecção acrescida das fachadas face aos agentes atmosféricos.
O projecto do edifício foi assinado pelo gabinete PG Arquitectos.