“Sentir Estarreja” ou a janela para uma cidade mais inteligente
O município de Estarreja lançou a aplicação “Sentir Estarreja”. Um primeiro passo “no conceito de cidade inteligente” e que visa colocar Estarreja “na linha da frente da inovação, criar as […]
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O município de Estarreja lançou a aplicação “Sentir Estarreja”. Um primeiro passo “no conceito de cidade inteligente” e que visa colocar Estarreja “na linha da frente da inovação, criar as melhores condições para quem nos visita e para quem aqui vive”, justificou Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, na sessão pública de lançamento da aplicação.
A nova ferramenta “é um sinal claro da aposta do município numa estratégia de inovação e de transformação do território para o conceito de “Smart City”, tendo presente o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas”, destacou o autarca explicando ainda que “olhamos para este projecto como um processo de transformação que tem sempre o foco nas pessoas, na sua qualidade de vida e no seu bem-estar”sublinhou.
De acordo com Raul Bordalo Junqueiro, Head Of Smart Cities and Business Development, da Mosaic, o projecto “vai reforçar a presença de Estarreja no mapeamento digital com um conjunto de outros impactos muito interessantes que vão ajudar os negócios locais, a zona empresarial, as suas gentes, a sua cultura e o seu património”.
Sensorização dará novas pistas sobre o território
Para além da interatividade que proporciona ao utilizador, esta plataforma constituirá uma nova oportunidade para que os decisores possam ficar a “conhecer melhor o seu território”. É o lado da inteligência urbana a funcionar e que será o futuro desta ferramenta.
“Implica agregar e interpretar os diferentes fluxos de pessoas no território e a forma como se movimentam e interagem com o património, equipamentos ou serviços, gerando uma fonte importantíssima de informação. Essa informação é conhecimento e esse conhecimento é um verdadeiro serviço público de informação, que servirá de apoio ao turismo local, restauração e alojamento, podendo mesmo inferir-se sobre a adequação dos equipamentos e serviços públicos”, explicou o especialista.
Assim, “à medida que vamos sensorizando as coisas, os equipamentos, os edifícios, as indústrias, a natureza, a biodiversidade, vamos obtendo mais dados, cada vez mais dados”, referiu Raul Bordalo Junqueiro. A sua interpretação dará pistas para futuras decisões sobre serviços a melhorar ou novos serviços a criar para a cidade. “A forma como se pensam as cidades inteligentes é um caminho para a eficiência e para a eficácia, dois grandes racionais que esta temática traz consigo”, acrescentou o responsável da mosaic.
A app tem como objetivo proporcionar a interação com o património e o território, com recurso às novas tecnologias. Nesta fase de arranque, disponibiliza dois roteiros dedicados ao circuito de arte urbana ESTAU e ao projecto ambiental BioRia, permitindo explorar o território de forma simples, interativa e intuitiva, com acesso a imagem e texto, em diferentes línguas. É assim reforçado o “convite para sentir Estarreja e vivenciar a nossa cidade”, concluiu Diamantino Sabina.
As próximas fases de desenvolvimento passam por acesso a conteúdos de vídeo e traçar novos caminhos, em formato de realidade aumentada e recurso a áudio-guia.
A APP “SENTIR Estarreja” é um projeto do Município de Estarreja, desenvolvido pela unloop, em parceria com a zetgallery, de acordo com o conceito de smartcities da marca mosaic, do dstgroup.