AEP com missões empresariais virtuais a Marrocos, Balcãs e Países Nórdicos
Estas missões têm como objetivo identificar potenciais parceiros e realizar reuniões B2B. A Construção é um dos sectores visados.
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A AEP – Associação Empresarial de Portugal vai promover, entre os meses de Setembro e Novembro, três missões empresariais virtuais a Marrocos, Balcãs e Países Nórdicos.
Com o cenário de pandemia que está a afetar o mundo dos negócios, o objetivo destas missões “é contrariar a estagnação da economia nacional, criando oportunidades de exportação de bens e serviços para as PME portugueses. Através de um novo contexto de trabalho, as missões empresariais virtuais da AEP permitem desenvolver e criar fluidez nos contactos com empresas internacionais, ajudando as PME nacionais a diversificar mercados”, sublinha a associação em comunicado.
Assim, no âmbito do projeto BOW – Business on the Way, a área Internacional da AEP promove, de 26 a 30 de outubro e 2 e 6 de novembro, uma missão empresarial virtual a Marrocos. Um mercado que atendendo à proximidade geográfica, já conta com mais de 1300 empresas portuguesas a exportar para este mercado. Nos últimos anos, as exportações das empresas portuguesas para Marrocos cresceram cerca de 10%.
Em parceria com a EEN – Enterprise Europe Network, e dirigidas para as empresas dos sectores agroalimentar e bebidas, construção civil, indústria e serviços, estão previstas duas outras missões virtuais. A primeira, entre 21 a 25 de Setembro, é aos Balcãs e inclui a Croácia, a Sérvia e o Montenegro. “A Croácia beneficia de uma situação geográfica estratégica, no sudeste da Europa. Em 2019, impulsionada pelo consumo privado e pelo investimento, a economia croata cresceu, em média, 2,8%. A Sérvia está estrategicamente localizada na zona central dos Balcãs e é o cruzamento e ponto de acesso aos mercados da União Europeia, da Federação da Rússia, do Sudeste da Europa e do Médio Oriente. Em 2019 as importações de bens e serviços aumentaram 8,9%, atingindo os 23,8 milhões de euros. O Montenegro registou, em 2019, um aumento de 1,8% nas importações de bens, tratando-se fundamentalmente de comércio de proximidade, focado nas economias vizinhas”, refere a associação empresarial.
De 12 a 16 de Outubro tem lugar a missão aos Países Nórdicos, mais concretamente à Noruega, Suécia e Dinamarca. “A Noruega é um dos países europeus mais prósperos e com um dos maiores PIB per capita do mundo. Nos últimos cinco anos as importações cresceram a uma taxa média anual de 0,1%. Com um ambiente macroeconómico estável, a Suécia é uma das economias mais desenvolvidas, abertas, competitivas e modernas. Nos últimos cinco anos, as importações cresceram a uma taxa média anual de 3,7%, atingindo em 2019 os 158,7 mil milhões de dólares. Já a Dinamarca afirma-se, atualmente, como uma das economias mais ricas da Europa, orientada para bens e serviços de elevado valor acrescentado. Crescendo, nos últimos cinco anos, a uma taxa média anual de 3,5%, em 2019 as importações dinamarquesas atingiram um total de 97,2 mil milhões de dólares”, justifica a AEP.
Estas missões têm como objetivo identificar potenciais parceiros, proporcionando o agendamento de reuniões B2B com empresas e instituições dos mercados alvo.