CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Um ano após o investimento de meio milhão de euros para a produção de energia fovoltaica, com o objectivo de produzir a sua própria electricidade através de uma energia renovável e limpa, a OLI obteve uma poupança anual da sua factura energética no valor de 105 mil euros, tendo a energia fotovoltaica representado 16% da energia total consumida. O consumo anual de energia da empresa localizada em Aveiro situou-se nos 8,5 milhões Kwh (quilowatt-hora), um valor que traduz a intensa actividade industrial da sua fábrica que trabalha ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana, assegurando uma produção anual de dois milhões de autoclismos e de 2,8 milhões de mecanismos.
O investimento realizado procurou impulsionar a sustentabilidade e a competitividade da empresa, e consistiu na colocação de cerca de 2800 painéis fotovoltaicos na cobertura do complexo industrial, numa área total de 5.500 m2, representando uma potência global de mil Kwp (quilowattpico).
Reforçando o seu comprometimento com o ecossistema em que se insere a OLI iniciou este mês a plantação de um muro verde com 400 plantas arbustivas ao longo de todo o perímetro do complexo industrial, em Aveiro, que se estima estar concluída em Novembro próximo. O objectivo é diminuir a pegada de carbono, aumentar a qualidade do meio ambiente da comunidade e valorizar a envolvente paisagística.
“Queremos ter um papel activo na preservação ambiental e na qualidade de vida da comunidade, por isso estas duas iniciativas são muito importantes para nós. A produção solar fotovoltaica e a plantação de um perímetro verde reflectem também o compromisso que a OLI tem com a salvaguarda do planeta e a qualidade de vida das pessoas, desenvolvendo novas e melhores soluções que garantam a diminuição do consumo de água e a inclusão de todos no espaço de banho, através de práticas diárias sustentáveis”, refere António Oliveira, presidente da OLI.