Etermar vence concurso de expansão do segundo maior porto do Peru
A empresa de engenharia e construção é responsável pelo prolongamento do cais marginal do Porto de Paita. Uma intervenção que reforça a presenta da construtora no mercado internacional.
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A empresa sediada em Setúbal, Etermar Engenharia e Construção SA, venceu o concurso público internacional para o prolongamento do cais marginal do Porto de Paita, no Peru, para uma extenção de 360 metros. Em comunicado a empresa refere que esta é “a primeira fase de expansão daquele que é o segundo maior porto peruano em número de contentores movimentados”.
A obra, lançada pela concessionária Terminales Portuarios Euroandinos (TPE) visa permitir que o porto receba navios de maior dimensão beneficiando, assim da exportação agro-industrial do país.
O segundo maior porto peruano tem um terminal de contentores com cerca de 130 mil m2 com capacidade de de 250 mil TEU/ano. Este investimento vem reforçar Paita como alternativa/complemento à oferta do porto de Callao, em Lima.
A Etermar refere que a TPE é uma sociedade detida em partes iguais pela empresa DP World, dos Emirados Árabes Unidos e pela empresa Yilport Holding da Turquia. A primeira é, actualmente, a quarta maior operadora portuária mundial, detida pelo Governo do Dubai, com operação em 78 portos, distribuídos em mais de 40 países. Por sua vez, a Yilport Holding é a 12ª maior operadora portuária mundial, com actividade em 21 terminais nível global. Destes sete são em Portugal, onde a operadora está presente desde 2016, após consumado o negócio com a Mota Engil. No Peru, a DP World detém também a concessão do terminal de contentores de Callao.
A Etermar Engenharia e Construção S.A. tem presença em quatros continentes, com operação, entre outros mercados, em Espanha, França, Marrocos, Tunísia, Guiné Equatorial, Brasil e República Dominicana. Em Portugal a empresa é actualmente líder nos consórcios responsáveis pelas dragagens da Ria de Aveiro e também do canal de acesso aos Estaleiros de Viana do Castelo.
Fundada em 1968, a Etermar tem um capital social de 25 milhões de euros sendo liderada por Álvaro José Gonçalves Mendes. A empresa opera em diferentes segmentos do sector da construção e obras públicas, em especial na vertente marítima: dragagens, obras portuárias, fundações “offshore”, condutas submarinas, entre outras.