IP lança concurso para empreitada no corredor internacional do Sul
O concurso público internacional para a realização da empreitada de Via e Catenária entre Évora e Elvas/Fronteira, e para a construção do subtroço entre Évora e Évora Norte, representa um investimento de 105 M€ e terá um apoio da UE.
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A Infraestruturas de Portugal lançou o concurso público internacional para a realização da empreitada de Via e Catenária entre Évora e Elvas/Fronteira, e para a construção do subtroço entre Évora e Évora Norte, na nova Linha de Évora, que integrará o futuro Corredor Internacional Sul, actualmente em desenvolvimento no âmbito do Programa Ferrovia2020.
Esta obra tem um investimento estimado de 105 milhões de euros e terá o apoio da União Europeia através do programa Connecting Europe Facility (CEF), com um cofinanciamento de 40%. O prazo de execução previsto é de 935 dias.
A empreitada a concurso inclui, entre outros, a construção de um novo canal ferroviárion entre Évora, exclusive, e o quilómetro 121, a modernização do actual traçado entre o quilómetro 121 e Évora Norte, a construção das pontes ferroviárias de Xarrama, Degebe e Vale Figueira e construção de passagens desniveladas rodoviárias;
Os trabalhos incluem ainda o assentamente da superestrutura de via-férrea entre Évora, exclusive, e a Linha do Leste, incluindo a Concordância de Elvas e a construção de três estações técnicas.
O troço Évora – Elvas/Fronteira integra o novo canal ferroviário em construção entre Évora e a Linha do Leste, criado numa lógica de desenvolvimento evolutivo das ligações ferroviárias com Espanha, no quadro da Rede Transeuropeias de Transportes (RTE-T) e da ligação ferroviária de mercadorias entre os portos portugueses e o resto da Europa, assegurando desde logo uma ligação de passageiros.
Serão igualmente criadas condições para a compatibilidade técnica e operacional na ligação aos troços adjacentes, e o cumprimento das disposições técnicas de interoperabilidade.