Revive Natureza: Perto de 100 manifestações de interesse recebidas em menos de 30 dias
Face ao interesse que a iniciativa tem alcançado, a Turismo Fundos irá promover a realização de sessões de esclarecimento, em datas a anunciar
CONSTRUIR
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Coldwell Banker Portugal reconhecida com Quality Award da Consumer Choice
JLL e CBRE comercializam Arquiparque 7
AMT identifica riscos que podem comprometer o andamento dos projectos ferroviários
CBRE: Investimento em imobiliário de rendimento cresceu 44% em 2024
Lançados em 21 de Julho, os primeiros concursos para a atribuição dos direitos de exploração de 16 imóveis afectos ao Fundo Revive Natureza receberam, em menos de um mês, perto de uma centena de manifestações de interesse, de vários investidores.
Face ao interesse que a iniciativa tem alcançado, a Turismo Fundos, que lançou os concursos, em colaboração com as Entidades Regionais de Turismo e as Câmaras Municipais envolvidas, irá promover a realização de sessões de esclarecimento, com o objectivo de dar a conhecer as condições dos concursos para a exploração de cada imóvel e proporcionar o acesso a toda a informação para que os empresários possam formalizar as suas candidaturas.
As datas destas sessões de esclarecimento e divulgação, que serão realizadas em cada região, serão divulgadas oportunamente.
Os 16 imóveis públicos a concurso serão agora objecto de requalificação e valorização, com vista de dotá-los de novas utilizações para fins turísticos, promovendo, assim, o desenvolvimento regional e local.
Aproveitando o profundo conhecimento que os Municípios têm sobre a realidade local, e no âmbito das suas competências, estão a ser celebrados Protocolos de Colaboração com as 12 Câmaras Municipais onde se localizam os imóveis, com vista à sua participação no processo de concurso, nomeadamente no acompanhamento dos interessados na realização de visitas aos locais e esclarecimento de dúvidas, e, posteriormente, durante as fases de concretização do projecto, desde o licenciamento das obras e até ao início da exploração.
As empresas podem apresentar as suas candidaturas até ao próximo dia 19 de Outubro, através do preenchimento do formulário disponível no site do Fundo Revive Natureza.
Criado através do Decreto-Lei n.º 161/2019, de 25 de Outubro, o Fundo Revive Natureza é gerido pela Turismo Fundos, que faz a gestão global da rede de imóveis do Estado, distribuídos de norte a sul do país. O Fundo realiza a sua actividade através da integração, como activos, de direitos respeitantes a imóveis abrangidos por regimes dos domínios públicos ou privados do Estado, autarquias locais, institutos públicos ou de outras entidades e promove a atribuição de direitos sobre os imóveis a entidades públicas ou privadas, com vista à sua requalificação para fins turísticos ou outros com estes conexos, gerando impacto económico na localidade ou região onde se encontram.