Como escolher o influenciador certo para a sua marca?

Por a 30 de Julho de 2020

Sabemos como o marketing se tem vindo a adaptar aos novos hábitos dos consumidores e a procurar novas formas de impactar o público certo do modo certo. Com certeza já ouviu falar dos influenciadores digitais, uma mais-valia na estratégia de comunicação e marketing de qualquer empresa, marca ou serviço.  Os influencers são figuras proeminentes nas redes sociais – blogs, Instagram, You Tube, Facebook, etc – em determinados nichos, como a moda, o fitness, o humor, estilo de vida, gastronomia, etc. São “pessoas reais” com uma ligação muito estreita com o seu público, que se identifica com estas “personalidades” e “ouve” o que estas têm para dizer através dos seus conteúdos.

Um estudo da Collective Bias revelou que, num universo de 14 mil pessoas, 30% dos consumidores têm maior probabilidade de comprar um produto divulgado por um influencer do que um divulgado por uma celebridade. Isto porque os influencers são vistos como pessoas “reais”, com as quais o público se identifica mais facilmente. Os criadores de conteúdo digital podem ser um importante veículo para as marcas.

Atenção, não há fórmulas Y para encontrar o influenciador X para a sua marca. Contudo, pode ter a certeza de que um bom trabalho de pesquisa e análise que vá para além da mera observação de critérios como “números de seguidores”, pode ser importante para arranjar o match perfeito para a sua marca. Antes de mais, o melhor é ver o influenciador como uma pessoa com a qual o seu target se vai identificar. E ter atenção a alguns critérios. Saiba quais.

Critérios na escolha de um influenciador para a sua marca

Target

Quer ampliar a sua audiência? Qual é o seu target? A que nicho quer chegar? Identifique o potencial influenciador digital e o seu público. Se tiver pontos em comuns com o seu, pode estar perante uma boa oportunidade;

Conteúdo

Grande parte dos influencers ganhou notoriedade graças à produção de conteúdo de qualidade para o seu segmento. Textos, fotos, imagens, podcasts e vídeos – as possibilidades são imensas. Analise se a forma e o conteúdo criado pelo influenciador se podem associar à sua campanha e aos seus produtos ou serviços;

Engagement

Verifique se o influenciador digital que tem no seu radar tem um verdadeiro impacto no seu público. Analise as suas publicações e veja se estas cativam realmente os seus seguidores e se os fazem interagir. Não vale a pena ter um grande número de seguidores se não tem qualquer tipo de interação com eles. Veja a Taxa de Engagement. Se um post teve 350 likes e 70 comentários e o número de seguidores do perfil é de 15 mil pessoas: 350 + 70 = 420/15 mil = isto quer dizer que a Taxa de Engagement num post é de 2,8%. Por exemplo, em Portugal, o modelo de fitness e influenciador Rui Duarte Catana (@ruiduartecatana) tem uma Taxa de Engagement de 4.8%;

Relevância

Já antes lhe dissemos que não vale a pena escolher um influenciador apenas pelo número de seguidores. Concentre-se antes em 1) identificar o segmento que pretende atingir 2) analisar se o influenciador cobre esse segmento e 3) de que forma o faz. Mais vale ter um influenciador com menos seguidores, mas que tenha uma determinada importância para um certo grupo.

Em Portugal há diversos casos de sucesso de influenciadores digitais. Bárbara Inês, Ana Gomes (“A Melhor Amiga da Barbie”), Ana Garcia Martins (“A Pipoca Mais Doce”), Mariana Cabral (“Bumba na Fofinha”), Joana Barrios, Mariana Rocha (“Miss Fit”), Bernardo Almeida, Wuant, Guilherme Geirinhas, Mia Rose, Miguel Monteiro (“Pi”), são alguns dos mais conhecidos e referenciados pelo estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers 2020: Opinião dos portugueses e Presença Digital da Marktest Consulting.  Rui Duarte Catana é mais um bom exemplo. A sua Taxa de Engagement de 4.8%, o que é considerado excelente. Isto quer dizer que a conta de Rui Duarte Catana no intagram tem correspondido e respondido ao que o seu público espera de si – e representado também uma oportunidade para marcas.

Em resumo, escolha perfis que façam sentido para a sua marca; verifique as estatísticas; defina uma estratégia de comunicação; faça follow-up; meça os resultados.

* conteúdo da exclusiva responsabilidade de Unik SEO

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