3º webinar TEKSIL debate “A Construção e Imobiliário Verde e Sustentável”
O evento, que decorre dia 30 entre as 15h e as 16h30, será realizado presencialmente e virtualmente
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A 3ª Webinar TEKSIL decorre esta terça -feira, dia 30 de Junho, desta vez com o tema “Construção e Imobiliário Verde e Sustentável”. Pela primeira vez, o evento será realizado presencialmente e virtualmente, ou seja, alguns oradores estarão presentes de forma presencial e outros por videoconferência.
Esta sessão da TEKSIL2020 conta com um painel de especialistas, nomeadamente: João Madeira, director de Activos Imobiliários da Sonae Capital; Sandro Oliveira, CEO da InvestCo; Luca Sacripanti, director de Marketing e Comunicação da MAPEI Portugal; Ana Mesquita, da ANCV – Associação Nacinal de Coberturas Verdes e Alda Filipe, directora de Marketing Kronos Homes. Também a moderação será realizada por uma dupla, sendo que Fernanda Pedro, directora do jornal Diário Imobiliário estará a moderar presencialmente e Tânia Ferreira, directora do Idealista news pela web.
A Sustentabilidade deixou de ser apenas uma palavra que está na ‘moda’, ela é fundamental em todos os sectores da sociedade. No planeta, nas cidades, na construção, nas nossas casas. Os edifícios são responsáveis por 40 % do consumo de energia da UE e por 36 % das emissões de gases com efeito de estufa da União Europeia, pelo que um parque imobiliário mais eficiente do ponto de vista energético é bom para o planeta e pode dar um contributo significativo para o Pacto Ecológico Europeu.
Para reduzir a energia consumida nos edifícios europeus, em 2010 a UE publicou directivas relativas ao desempenho energético, exigindo que todos os edifícios construídos a partir de 1 de Janeiro de 2021, tenham um balanço energético perto de nulo, por via de construções erguidas com materiais que permitam uma maior eficiência neste campo, e por uma maior utilização de energias renováveis. Surgem assim os NZEB (Nearly Zero Energy Buildings), os edifícios com necessidades energéticas quase nulas.
Para os novos projectos é fundamental saber como construir. Que novas técnicas, materiais são necessários para reduzir os consumos de energia e como tornar os projectos mais sustentáveis e como contribuir para o futuro das cidades e do planeta.
A participação é gratuita e o registo pode ser efectuado em: https://www.fil.pt/webinars/
Recorde-se que, este ano, a Tektónica – Feira Internacional de Construção e Obras Públicas e o SIL – Salão Imobiliário de Portugal, irão decorrer em simultâneo, entre 8 a 11 de Outubro, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.