Câmara Municipal de Lisboa lança Urbanismo Digital
A implementação da plataforma vai acontecer em três fases distintas, sendo que o primeiro conjunto de pedidos fica disponível já a partir desta quinta-feira
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
DR
A Câmara Municipal de Lisboa apresentou esta quarta.feira, dia 22 de Abril, o Urbanismo Digital, uma nova plataforma que permite a tramitação de processos urbanísticos online num único sistema com um interface fácil e intuitivo para o utilizador final. A implementação do Urbanismo Digital vai acontecer em três fases distintas, com introdução de novos serviços e pedidos de forma faseada até à totalidade dos cerca de 400 tipos de pedidos que os utilizadores podem fazer. O primeiro conjunto de pedidos na área do urbanismo fica disponível para os utilizadores já a partir desta quinta-feira.
Com esta nova plataforma a submissão de novos pedidos passa a ser realizada de forma totalmente online, podendo o utilizador fazê-lo em qualquer lugar e em qualquer altura, 24 horas por dia, assim como consultar a evolução do seu processo sempre que o desejar.
“A Câmara Municipal de Lisboa é um catalisador da recuperação económica do setor imobiliário através do planeamento e licenciamento urbanístico, essenciais para as atividades de projetistas, promotores, construtores, juristas e consultores. Com a entrada em teletrabalho os projectos já passaram a ser submetidos por via electrónica e, agora, com o urbanismo digital fica disponível uma plataforma que integra as funções disponíveis para requerentes, técnicos da autarquia e entidades externas com maior conveniência e simplicidade para todos.”, afirma Ricardo Veludo, vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa.
Com o urbanismo digital a Câmara Municipal de Lisboa fica dotada de uma ferramenta que permite reforçar a optimização dos seus processos produtivos e consequentemente uma maior celeridade na tramitação de processos urbanísticos. Com a eliminação do papel, nas tramitações dos processos urbanísticos, esta plataforma permitirá ao município ganhos em termos de sustentabilidade ambiental e económica, onde se estima uma poupança anual de cerca de 1 milhão de folhas de papel, o que equivale a 73 mil árvores e 51 toneladas de CO2.
Entre os diferentes pedidos, disponíveis nesta primeira fase de implementação do urbanismo digital, estão as comunicações prévias, os pedidos de informações sobre a viabilidade de operações urbanísticas e licenciamentos de infraestruturas em espaço público, assim como alguns tipos de emissões de licenças para ocupação de via pública. Para submeterem pedidos na plataforma, os utilizadores devem fazê-lo através do site www.lojalisboa.pt e seleccionar a opção “Urbanismo”.
Os restantes tipos de pedidos, não abrangidos nesta primeira fase, devem continuar a ser submetidos por via electrónica para o seguinte email municipe@cm-lisboa.pt, bem como quaisquer aditamentos ou novos pedidos na sequência de processos que já se encontravam em apreciação.