Licenciamento é o principal obstáculo ao aumento da oferta
De acordo com o Portuguese Investment Property Survey, o processo de licenciamento é considerado como o tema mais preocupante para 95% dos promotores

CONSTRUIR
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector
Artebel e Topeca criam argamassa de assentamento térmica do mercado
VELUX com nova vice-presidente executiva para a região de Portugal e Espanha
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
Empreendimento Rua Serpa Pinto 475
Os mais recentes resultados do Portuguese Property Investment Survey mostram que o licenciamento e os custos de construção são apontados como os principais obstáculos à actividade de promoção imobiliária, ainda que predomine um sentimento de incerteza entre os promotores quanto à evolução futura dos preços e da procura residencial.
No inquérito referente ao 1º trimestre de 2020, o processo de licenciamento é considerado como o tema mais preocupante enquanto factor inibidor da actividade de promoção, atingindo um índice de pressão de 95%. Seguem-se os custos de construção (que atingem um índice de 84%)
Quanto à evolução dos preços e vendas para os próximos três meses, não há um claro consenso entre os promotores. No que se refere aos preços, 72% dos promotores antecipa uma estabilização, mas os outros 28% dividem-se entre perspectivas de evolução positiva e negativa, gerando, assim, um saldo líquido de respostas nulo, ou seja, abaixo dos +3 pontos observados no inquérito anterior. Quanto às vendas, parece haver menor apreensão, com o indicador de sentimento a melhorar de -24 pontos para -8 pontos neste inquérito, embora mantendo-se em terreno negativo.
Ainda assim, as preocupações relativas aos constrangimentos da actividade e a incerteza quanto à evolução dos preços e da procura parecem não estar a afectar as intenções de investimento, com 79% dos inquiridos a confirmar intenção de lançar novos projectos e 55% a indicar estar activamente à procura de terrenos para novas promoções. No inquérito anterior esses indicadores eram de, respectivamente, 75% e 54%.
Para Hugo Santos Ferreira, vice-presidente executivo da Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), “de acordo com esses resultados, apesar dos investidores terem uma perspectiva positiva quanto a 2020, manifestam preocupação com as crescentes dificuldades no licenciamento e enquadramento legislativo. Tais dificuldades vêm prejudicar o objectivo de aumento da oferta no mercado, em particular habitacional, vindo agravar a pressão já sentida em resultado da redução da procura decorrente das recentes alterações legislativas”.
O Portuguese Investment Property Survey é um inquérito realizado pela Confidencial Imobiliário junto de um painel dos mais representativos promotores e investidores imobiliários, em associação com a APPII.