CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A indústria metalúrgica e metalomecânica bateu novo máximo de vendas para o exterior em 2019. Aquele que é o sector mais exportador da economia portuguesa, com cerca de 15 mil empresas, viu as suas vendas para o estrangeiro registarem um crescimento homólogo de 7%, totalizando cerca de 19. 590 milhões de euros a 31 de Dezembro de 2019.
O aumento registado pela Associação de Metalurgia e metalomecânica (AIMMAP) assentou na progressão positiva das vendas para os três principais destinos da produção industrial: Espanha (24%), Alemanha (11,2%) e França (4,9%).
Em sentido inverso, há a sublinhar o decréscimo de 0,2% das exportações para o Reino Unido e de 5,2% para os EUA, este último em resultado das políticas restritivas da administração norte-americana e às consequências da guerra comercial com a China.
Num sector que abarca múltiplos segmentos de actividade – das máquinas ao equipamento de transporte e aeronáutica, passando pela cutelaria, loiça, grua ou agulhas – a diversificação dos mercados foi o factor diferenciador e a resposta à flutuação dos clientes tradicionais. Neste campo assume particular relevância a aposta no Canadá cujas compras a Portugal totalizaram 347 milhões de euros, o que representou um crescimento homólogo de 291%.
Para a AIMMAP 2019 ficou ainda marcado pelo registo de cinco recordes mensais nas exportações do sector: Março, Setembro, Outubro e Novembro estão entre os 10 melhores de sempre e maio bateu todos os recordes com as exportações a alcançarem pela primeira vez num único mês 1.884 milhões de euros.