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    StoneCITI está em marcha!

    Portugal vai ter um centro tecnológico com competências para o desenvolvimento do Cluster da Pedra Natural. Esta é uma peça chave para um sector que deverá valer 5% do PIB em 2030.

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    O “kick off” para a futura Cidade da Pedra, foi oficialmente dado no final da semana passada com a cedência da antigas instalações da Fábrica Pardal Monteiro à Associação para a Inovação e Tecnologia em Pedra Natural – AITPN. Aqui irá nascer um centro tecnológico que reunirá todas as competências necessárias ao desenvolvimento do sector industrial associado ao fabrico de materiais e produtos de pedra natural.

    A AITPN foi fundada pela Assimagra e pelo Instituto Superior Técnico, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, do Cluster Portugal Mineral Resources e de um conjunto de empresários do sector. A criação do hub de inteligência e tecnologia da indústria da Pedra Natural representa um investimento de 11 milhões de euros e tem por missão triplicar, num prazo de 10 anos a competitividade desta indústria, através da implementação do desenvolvimento de novas soluções, processos e sistemas de fabrico e, simultaneamente, incrementar os níveis de qualificação profissional existentes na fileira.

    As áreas com especial enfoque no StoneCITI serão a tecnologia, o marketing e a valorização das matérias-primas, desenvolvendo projectos inovadores de implementação rápida, através de acções de transferência tecnológica e qualificação avançada.

    A criação deste centro tecnológico vai introduzir um maior valor acrescentado à indústria e produção nacionais, num cluster que tem hoje um peso importante no comércio externo português, para além de ser uma peça importante no plano de desenvolvimento do sector que deverá valer 5% da riqueza nacional até 2030.

    As exportações de pedra natural valem cerca de 390 milhões de euros, num total de 1,9 milhões de toneladas. Portugal detém uma quota mundial de cerca de 2,6%.

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    Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas

    Portal Poupa Energia com mais de 1,6 milhões de visitas permite poupança anual de 207 euros por adesão. Para a ADENE os números reflectem o impacto crescente da plataforma na poupança energética dos consumidores

    O portal Poupa Energia da ADENE encerrou o ano com mais de 1,6 milhões de visitas e 1,17 milhões de simulações realizadas até Dezembro de 2024. Estes números reflectem o impacto crescente da plataforma na promoção de escolhas informadas e na poupança energética dos consumidores.

    “O Poupa Energia destacou-se também pela sua capacidade de gerar poupanças significativas. A poupança média por utilizador que alterou de tarifário através do portal foi de 207 euros/ano, contribuindo para reduções significativas no orçamento das famílias e empresas”, acrescenta nota da ADENE.

    Entre os resultados mais relevantes, destacam-se: “456 tarifários activos, oferecendo uma diversidade robusta de escolhas para diferentes perfis de consumidores; desde o lançamento do Poupa Energia, foram registadas 11.862 adesões a novos tarifários energéticos, um resultado direto da utilização do simulador; 90,6% das adesões feitas através de simulações simples, comprovando a eficácia e acessibilidade desta ferramenta”, inúmera a ADENE.

    No último trimestre de 2024, o portal Poupa Energia registou um aumento de 14,9% nas simulações, com o mês de Outubro a destacar-se como o mais activo do ano. Além disso, as simulações avançadas e empresariais evidenciaram um crescimento expressivo, sublinhando o valor do Poupa Energia para diferentes públicos, desde famílias a empresas.

    Relativamente ao mercado regulado e mercado livre, os dados recolhidos sobre os tarifários disponíveis no mercado energético indicam que o mercado regulado se mantém competitivo em várias categorias, especialmente no que diz respeito ao gás natural, já o mercado livre oferece tarifas mais vantajosas em determinados perfis de electricidade, permitindo aos consumidores adaptarem as suas escolhas às suas necessidades específicas.

    O sector energético foi também marcado por novidades legislativas no último trimestre de 2024, que terão impacto direto junto dos consumidores, refere a ADENE. Nesse sentido, está fixada a tarifa social de electricidade para 2025, foi simplificado o quadro regulatório das energias renováveis, promovendo a produção descentralizada de energia e realizados novos ajustamentos à tarifa social, reforçando a protecção às populações em situação de maior fragilidade económica.

    “Estes resultados demonstram que estamos no caminho certo, contribuindo para uma sociedade mais informada e sustentável”, sublinhou o presidente da ADENE, Nelson Lage, reforçando o compromisso da plataforma em ser uma ferramenta prática e indispensável na transição energética.

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    Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN

    CIN compra Hempel Industrial B.V. nos Países Baixos e reforça presença europeia no sector das tintas e vernizes. Esta aquisição aumenta a capacidade de produção da CIN, a qual passa a deter 11 fábricas a operar em sete países

    A CIN adquiriu a Hempel Industrial B.V., com sede nos Países Baixos. Esta aquisição consolida a posição da CIN no mercado europeu, “amplia o seu portfólio de produtos e reforça o seu compromisso em tornar-se líder global na indústria de tintas e vernizes”, avança e empresa em comunicado. A transacção adiciona uma nova unidade industrial ao grupo CIN, contribuindo com um volume de negócios anual de aproximadamente 15 milhões de euros.

    Fundada em 1830, a Schaepman Lakfabrieken B.V. conquistou uma reputação distinta pela inovação no setor de revestimentos industriais, tornando-se um nome de referência nos Países Baixos e além-fronteiras. Em 2014, a Hempel adquiriu a empresa, retirando a marca Schaepman e operando o negócio como parte do Grupo. “Com esta aquisição, a CIN planeia reavivar o histórico nome Schaepman como parte da sua estratégia para honrar o legado bicentenário da empresa, ao mesmo tempo que reforça a sua ligação aos mercados e clientes locais”, justifica em comunicado a CIN.

    “A aquisição da Hempel Industrial B.V. nos Países Baixos representa mais um passo importante na estratégia de crescimento europeu da CIN, que permite solidificar a nossa presença numa região chave e estabelecer uma base sólida para a expansão e competitividade futuras. Reavivar a marca Schaepman reflecte o nosso respeito pelo seu legado histórico e alinha-se com a nossa visão de inovação e oferta de soluções especializadas de alta qualidade. Estes valores partilhados vão continuar a guiar a CIN à medida que expandimos a nossa presença na Europa”, afirma João Luís Serrenho, vice-presidente da CIN.

    Esta aquisição aumenta a capacidade de produção da CIN, a qual passa a deter 11 fábricas a operar em sete países: Portugal, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Angola e Moçambique. A par dos efeitos operacionais, este negócio reforça também a estratégia de crescimento e internacionalização da CIN, fortalecendo a sua posição como um interveniente chave no mercado global de tintas e vernizes.

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    Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones

    O índice baseia-se na Avaliação de Sustentabilidade Empresarial Global da S&P, que avaliou o desempenho global de sustentabilidade da Signify e atribuiu à empresa a pontuação de 79 em 100

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    A Signify foi incluída no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones pelo oitavo ano consecutivo. O índice baseia-se na Avaliação de Sustentabilidade Empresarial Global da S&P, que avaliou o desempenho global de sustentabilidade da Signify e atribuiu à empresa a pontuação de 79 em 100.

    “Sentimo-nos honrados por sermos incluídos no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones, o que acontece desde o ano em que nos tornámos Signify. Este é o reconhecimento do nosso inabalável compromisso em ter um impacto positivo na sociedade e no ambiente. No início deste ano, apresentámos o nosso Plano de Transição Climática 2040 net-zero, que reafirma o nosso foco em explorar o extraordinário potencial da luz para melhorar vidas e promover a sustentabilidade junto dos nossos clientes e da indústria em geral”, afirma Eric Rondolat, CEO da Signify.

    A Signify obteve pontuação total (100/100 a 2 de Setembro de 2024) em 47 categorias, incluindo os Objectivos de Redução de Emissões, Produtos de Baixo Carbono, Eficiência de Recursos, Avaliação do Ciclo de Vida, Consumo de Energia, Gestão de Riscos e Mitigação e Remediação de Direitos Humanos. No quarto ano do programa de sustentabilidade de cinco anos, Brighter Lives, Better World 2025 da Signify, a empresa mantém o objectivo de aumentar para o dobro o ritmo do cenário de 1,5°C do Acordo de Paris, bem como duplicar as suas receitas de Circular e Brighter lives.

    A Signify tem estado na linha da frente da transformação e a rápida descarbonização da indústria de iluminação através de soluções LED energeticamente eficientes, circulares e inovações em iluminação conectada. Em Julho, a empresa anunciou o seu Plano de Transição Climática para 2040, estabelecendo um plano detalhado para atingir o seu objectivo de emissões líquidas nulas, validado pelo SBT. Desde 2019 a Signify já reduziu as emissões de gases com efeito de estufa em toda a cadeia de valor em 50% e continua a defender a eficiência energética e a aceleração da transição energética.

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    SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura

    “A inovação está no cerne das nossas operações desde que a Schneider Electric foi fundada em 1836. Temos sido pioneiros no sector da electricidade desde a década de 1880, com o nosso inovador fusível fechado sem arco a estabelecer um padrão para a segurança logo em 1905,” afirmou Rohan Kelkar, EVP Power Products da Schneider Electric

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    tagsSE

    As soluções de controlo de motores TeSys e os disjuntores miniatura da Schneider Electric celebram este ano o seu 100º aniversário e cuja inovação tem sido sinónimo de “segurança e fiabilidade eléctricas”.

    Desde a sua criação, as soluções TeSys têm estado na vanguarda do controlo eléctrico e da gestão de energia, estabelecendo o padrão da fiabilidade e do desempenho. As recentes inovações no que toca à sua segurança, sustentabilidade e desempenho tem garantido uma fiabilidade incomparável dos motores, integrando a digitalização e a electrificação para optimizar a gestão de cargas, a gestão de fontes e a manutenção baseada em condições. Os produtos TeSys controlam mais de 40 milhões de circuitos em todo o mundo.

    “A inovação está no cerne das nossas operações desde que a Schneider Electric foi fundada em 1836. Temos sido pioneiros no sector da electricidade desde a década de 1880, com o nosso inovador fusível fechado sem arco a estabelecer um padrão para a segurança logo em 1905,” afirmou Rohan Kelkar, EVP Power Products da Schneider Electric. “É esta sede de inovação que também tem mantido a empresa na vanguarda da agenda da sustentabilidade. Com mais mudanças a acontecer no Mundo ao nosso redor, estou ansioso para ver como a equipa continua a encontrar soluções, mantendo a segurança, fiabilidade e sustentabilidade no coração dos nossos desenvolvimentos”.

    A Schneider Electric também celebra o 100º aniversário do disjuntor miniatura (MCB, na sua sigla em inglês) para casas. À medida que a electricidade se foi tornando cada vez mais central nas nossas vidas, as capacidades do MCB expandiram-se para garantir a protecção das famílias, casas e bens. Localizado no quadro eléctrico de cada casa, o papel do disjuntor residencial nunca foi tão crucial. As novas soluções de quadros eléctricos inteligentes, como o Schneider Pulse nos EUA, ou o Resi9 Energy Center na Europa, são inovações que acrescentam outra camada de segurança e inteligência às casas, que agora estão equipadas com dispositivos adaptados ao novo cenário energético e às energias renováveis.

    “Com mais de 100 anos de inovação em protecção e instalações eléctricas, na Schneider Electric estamos empenhados em capacitar os nossos clientes a todos os níveis. As nossas inovações recentes, centradas na electrificação e digitalização, permitem a todos enfrentar os desafios actuais das crises climática e energética,” indicou Michael Lotfy Gierges, EVP Home & Distribution da Schneider Electric.

    Por outro lado, a fonte de alimentação ininterrupta (UPS) da APC da Schneider Electric celebra também agora o seu 40º anversário. A UPS da APC, empresa adquirida pela Schneider Electric em 2007, tem registado avanços significativos e é crucial para as operações de TI, à medida que as pressões sobre a infraestrutura aumentam. Com o crescimento global dos Data Centers a duplicar de 212,53 mil milhões de dólares em 2023 para 437,33 mil milhões de dólares em 2030, a procura por infraestruturas de TI resilientes e de protecção energética através da tecnologia das UPS está a aumentar.

    Recentemente reconhecida como a empresa mais sustentável do mundo pela revista TIME, a Schneider Electric continuará a impulsionar a inovação em prol de um futuro sustentável.

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    SunEnergy instala painéis solares na ETAR de Alcanena

    Com uma potência de 970 kW, este projecto vai permitir à ETAR de Alcanena reduzir a sua factura energética e a nível ambiental irá permitir, também, uma redução de emissões de CO2 de 300 toneladas por ano

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    A SunEnergy concluiu o seu mais recente projecto em modelo de autoconsumo com a instalação de painéis solares na ETAR de Alcanena, distrito de Santarém. Este é já considerado um dos maiores projectos de autoconsumo em ETARs em Portugal, ao contemplar a instalação de 1.764 painéis solares fotovoltaicos de 550W para produção de energia eléctrica.

    Com uma potência de 970 kW, este projecto vai permitir à ETAR de Alcanena reduzir a sua factura energética e a nível ambiental irá permitir, também, uma redução de emissões de CO2 de 300 toneladas por ano.

    Este projecto tem a particularidade de ter monitorização de produção painel a painel, pelo que, se algum painel fotovoltaico sofrer algum problema, este será imediatamente identificado, o que permite aumentar significativamente a eficiência global do sistema e a sua performance.

    “A sustentabilidade é um tema fulcral, pelo que resolvemos avançar com este projecto e instalar painéis solares para autoconsumo, procurando colmatar o consumo energético elevado e regular, muito habitual nas ETARs. Desta forma, estamos a ajudar o planeta e, ao mesmo tempo, reduzimos a despesa de energia”, afirma Rui Rosa, responsável de Gestão de Manutenção da Aquanena.

    “A redução da factura energética e da pegada ecológica têm sido dois factores fundamentais para as empresas mudarem para fontes de energia mais sustentáveis, como é o caso da energia solar fotovoltaica. A SunEnergy tem estado ao lado de muitas destas empresas, com projectos de referência no panorama nacional de autoconsumo, posicionando-nos como uma dos principais players na área da energia solar em Portugal”, refere por sua vez Jaime Veiros, responsável de Desenvolvimento de Negócio da Sunenergy

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    Hotel da Baixa (Lisboa)

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    Baixa Hotels Group alcança “valor recorde” em 2024

    Com receitas acima dos 10 M€, 2024 excedeu as expectativas de facturação do Baixa Hotels Group: o Hotel da Baixa é o quatro estrelas preferido dos viajantes em Lisboa, tal como o Blue Liberdade no segmento três estrelas. Para 2025 esperam-se novidades, com oportunidades em particular em Lisboa e no Porto

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    Foi um valor recorde nas contas do Baixa Hotels Group, que obteve o melhor resultado de sempre com a facturação acima dos 10 milhões de euros, mais 7% face a 2023. O hotel localizado na Rua da Prata é o quatro estrelas melhor classificado nas principais OTA´s (Online Travel Agencies) – Tripadvisor, Booking e Expedia – e pelo segundo ano consecutivo registou os melhores valores, quer em ocupação, quer em preço médio face aos concorrentes. No primeiro trimestre deste ano estão previstas obras de ampliação que vão acrescentar mais nove quartos ao hotel (dos quais quatro familiares), que passará a contar com 75 no total e que vai continuar a crescer nos próximos anos.

    Também o Blue Liberdade, nos Restauradores, em Lisboa, mantém a liderança entre os viajantes no segmento três estrelas e conseguiu melhorar os valores registados em 2023, no preço médio e na ocupação. Aberto desde Janeiro de 2022, a unidade hoteleira atrai uma clientela mais jovem, a maioria casais, que valorizam, sobretudo, a localização central.

    Aos bons resultados do grupo, que passou a denominar-se Baixa Hotels Group, junta-se uma equipa de 65 colaboradores entre as duas unidades hoteleiras que é a chave para o posicionamento do grupo. “Ter uma equipa feliz e motivada é fundamental para mantermos o nível de qualidade e de atenção ao detalhe que nos propomos oferecer e que nos diferencia num mercado cada vez mais competitivo”, diz Francisco Bordalo, CEO e fundador do grupo. Quanto a 2025, acrescenta: “A perspectiva é de consolidarmos o crescimento e a liderança nos respectivos segmentos, o que tem vindo a ser um desafio cada vez maior devido ao estrangulamento do aeroporto e à preocupante falta de infra-estruturas que turistas e moradores do centro da cidade merecem, seja a nível de transportes, saneamento ou segurança”.

    O Hotel da Baixa, um boutique hotel com quatro estrelas, com design de interiores de Rita Costa Gabriel, abriu portas em Abril de 2018. De traços pombalinos, conta 66 quartos espaçosos e versáteis, ideais para famílias, com uma decoração inspirada em cinco personagens históricas que deixaram a sua marca na cidade: D. Maria II, Gil Vicente, Marquês de Pombal, Pardal Monteiro e Eça de Queiroz. O hotel presta ainda homenagem ao comércio tradicional que existia no mesmo lugar, preservando a história e algum do seu espólio.

    O Blue Liberdade Hotel, aberto desde Janeiro de 2022, é uma unidade de três estrelas, localizada no coração de Lisboa. Confortável e funcional, tem 39 quartos, com assinatura de interiores de Cristina Santos Silva, que foi buscar inspiração aos azuis dos azulejos das fachadas dos monumentos portugueses e das águas do Tejo.

    O Baixa Hotels Group conta ainda com duas unidades de restauração parceiras que servem de apoio aos hotéis, o emblemático restaurante Pinóquio, no piso térreo do Blue Liberdade Hotel, e o Sebastião Restaurante & Bar, no Hotel da Baixa. Perante a fluidez do mercado turístico e imobiliário, o CEO do grupo deixa a porta aberta: “O mercado continua dinâmico e estamos disponíveis para explorar novas oportunidades preferencialmente no coração de Lisboa e do Porto.”

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    António Rios Amorim, Presidente e CEO da Corticeira Amorim e João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt

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    Greenvolt em parceria com Corticeira Amorim

    Com a integração do sistema desenvolvido pela Greenvolt Comunidades, a produção fotovoltaica excedente irá agora alimentar 23 pontos de consumo na própria Corticeira Amorim, que passam a fazer parte destas Comunidades de Energia e a consumir mais de metade dessa energia excedente até agora não aproveitada

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    A Greenvolt celebrou um acordo com a Corticeira Amorim para a criação de seis Comunidades de Energia em unidades dispersas pelo País. A Corticeira Amorim contava já com dezoito Unidades de Produção de Autoconsumo (UPAC) a funcionar, localizadas em Santa Maria da Feira, Ponte de Sor, Coruche, Évora e Vendas Novas, com cerca de 24 MWp de capacidade instalada e com geração de um excedente anual de mais de 5 GWh.

    Com a integração do sistema desenvolvido pela Greenvolt Comunidades, a produção fotovoltaica excedente irá agora alimentar 23 pontos de consumo na própria Corticeira Amorim, que passam a fazer parte destas Comunidades de Energia e a consumir mais de metade dessa energia excedente até agora não aproveitada.

    “Estamos muito satisfeitos com o acordo realizado com a Corticeira Amorim, para a criação e gestão de seis comunidades de energia. A produção descentralizada de energia e a sua optimização são ferramentas essenciais para, por um lado, reduzir os custos com a fatura energética, e por outro, para uma progressiva transição para energias renováveis”, afirma João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt.

    “A criação de comunidades de energia representa um marco significativo para a Corticeira Amorim, reflectindo o nosso compromisso com a transição energética. Este projecto contribui para optimizar a utilização de energias renováveis no Grupo, alinhando-se com a nossa meta de alcançar, até 2030, 100% de energia eléctrica proveniente de fontes renováveis nas unidades em Portugal. Esta iniciativa reforça o foco contínuo na descarbonização das nossas operações e na mitigação das alterações climáticas no nosso modelo de negócio”, afirma António Rios Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim.

    A Corticeira Amorim, que celebra 155 anos de actividade este ano, é uma referência no sector empresarial português e o maior grupo de transformação de cortiça do mundo. Destaca-se pelas sólidas credenciais de sustentabilidade e por uma intensa actividade de investigação e desenvolvimento, tanto industrial como florestal. A cortiça, um material 100% natural e renovável, é transformada em soluções inovadoras para indústrias de elevada exigência e tecnologia, incluindo os sectores aeroespacial, automóvel, construção, desporto, energia, design, arquitectura e vinícola.

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    Portugal 2030: Aberto concurso para reforço da capacidade industrial

    Encontra-se aberto, até 30 de Junho de 2025, concurso com uma dotação de 1.000 milhões de euros e que  tem por objectivo, reforçar a capacidade industrial nacional em áreas críticas para a transição rumo a uma economia neutra em carbono

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    Encontra-se aberto, até 30 de Junho de 2025, concurso com uma dotação de 1.000 milhões de euros e que  tem por objectivo “fortalecer a posição de Portugal como um hub industrial inovador e sustentável, em linha com as exigências europeias de descarbonização e RE industrialização”.

    Este apoio destina-se a projectos que promovam: “a produção de equipamentos pertinentes para a transição para uma economia com emissões líquidas nulas, a saber: baterias, painéis solares, turbinas eólicas, bombas de calor, electrolisadores e equipamentos para captura, utilização e armazenamento de carbono (CUAC); a produção de componentes essenciais concebidos e utilizados principalmente como insumos directos para a produção dos equipamentos acima definidos; a produção ou recuperação de matérias-primas críticas conexas necessárias para a produção dos equipamentos e dos componentes essenciais acima definidos”.

    Podem candidatar-se as empresas de qualquer natureza, dimensão ou forma jurídica, abrangendo todo o território nacional, com um projecto de investimento mínimo elegível igual ou superior a 110 milhões de euros.

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    AICEP contratualizou 420M€ de investimento e mil novos postos de trabalho em 2024

    O pacote de investimentos inclui o aumento da capacidade da unidade fabril da Amkor Tecnoloy, em Vila do Conde, avaliado em 150M€, o aumento da capacidade produtiva da unidade fabril da West Horse Powertrain Portugal, em Cacia, num investimento de 47M€ e o investimento de 28M€ da Vicaima, na expansão da unidade fabril localizada em Vale de Cambra

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    Um pacote total de investimento de 420 milhões de euros, que corresponde à criação de mais de mil postos de trabalho em seis áreas diferentes de actividade foi aprovado em 2024, através da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) .
    Além dos mil postos de trabalho a serem criados, os projectos abrangidos por este pacote de investimento permitirão afetar de forma permanente mais de 600 trabalhadores altamente qualificados a actividades de investigação e desenvolvimento tecnológico.
    “Este conjunto importante de investimentos contratualizados, em sectores estratégicos e com criação forte de emprego qualificado, são uma prova de confiança dos investidores na economia portuguesa e uma aposta no nosso futuro”, sublinha o ministro da Economia, Pedro Reis.
    O pacote de investimentos inclui o aumento da capacidade da unidade fabril da Amkor Tecnoloy, em Vila do Conde, avaliado em 150M€, o aumento da capacidade produtiva da unidade fabril da West Horse Powertrain Portugal, em Cacia, num investimento de 47M€ e o investimento de 28M€ da Vicaima, Indústria de Madeira e Derivados, na expansão da unidade fabril localizada em Vale de Cambra.
    Os investimentos agora contratualizados somam-se a outras iniciativas já em execução: A fábrica de Mangualde da Stellantis iniciou em Outubro a produção em série de veículos eléctricos, na sequência de um investimento global de 119 milhões de euros; a Bosch inaugurou o Laboratório de Investigação e Desenvolvimento de Soluções Sustentáveis de Climatização, com um investimento de 35 milhões de euros e a Lufthansa Tecnik anunciou a instalação de uma fábrica de reparação de peças de motores e componentes de aviões em Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro.

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    Hisense revela inovações em smart home e IA na CES 2025

    A plataforma ConnectLife abre agora as suas portas além do próprio ecossistema da Hisense através da integração com o Google Home. Nesta, os utilizadores podem controlar produtos domésticos inteligentes de terceiros – quer sejam certificados com Matter ou ‘Works with Google Home’

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    As mais recentes inovações da Hisense para a cozinha, sala de estar, lavandaria e escritório, que estão integradas na plataforma ConnectLife para criar um ecossistema inteligente em casa, vão ser apresentadas as durante a CES 2025, que decorre entre os dias 7 e 10 de Janeiro, no Central Hall do Centro de Convenções de Las Vegas.

    A plataforma ConnectLife abre agora as suas portas além do próprio ecossistema da Hisense através da integração com o Google Home. Nesta, os utilizadores podem controlar produtos domésticos inteligentes de terceiros – quer sejam certificados com Matter ou ‘Works with Google Home’ – desde luzes e tomadas inteligentes, a sensores e muito mais. Esta conectividade expandida permite uma verdadeira automação em casa, integrando perfeitamente os televisores e electrodomésticos Hisense com dispositivos de terceiros, como campainhas, cortinas, iluminação, entre outros, numa única aplicação.

    A plataforma traz funcionalidades de cozinha inteligentes para a casa. O Dish Designer, desenvolvido em colaboração com a Microsoft utilizando o Azure AI Studio, é um assistente de receitas com tecnologia de inteligência artificial que sugere receitas personalizadas com base nos ingredientes disponíveis, restrições alimentares e preferências.

    A Hisense apresentará, também, na CES 2025, o frigorífico Jumbo Side-by-Side, que garante o máximo de capacidade, conectividade e organização. O maior e mais eficiente frigorífico inteligente em termos volumétricos do mercado, com engenharia inovadora, inclui camadas de espuma ultrafinas e tecnologia VIP, que maximizam a capacidade sem aumentar a pegada. No interior, destaca-se um espaço dedicado para pizzas com divisórias deslizantes e compartimentos ajustáveis nas portas, que mantêm as compras perfeitamente organizadas. O dispensador de gelo e água na porta acomoda até os maiores copos de vidro, e o elegante ecrã inteligente, com tecnologia ConnectLife, que transforma o frigorífico num hub conectado para streaming de media, acesso a receitas e gestão de dispositivos inteligentes.

    A inovação na conservação e frescura dos alimentos é destacada com o frigorífico Hisense FreshVault French Door, concebido para redefinir a forma como se armazena e se otimiza a disposição dos produtos. Uma das suas características de destaque é a gaveta selada a vácuo, que cria um ambiente de baixo oxigénio para manter a carne fresca até cinco dias, enquanto mantém o frigorífico 99,99% livre de bactérias. A gaveta do meio VersaTemp+ oferece controlo de temperatura flexível com uma porta de vidro a vácuo de três camadas com tecnologia anti-UV e Low-E, ideal para armazenar vinhos e bebidas. O design de porta plana e o acabamento em aço inoxidável preto criam uma estética atual, e recursos como um dispensador alto de gelo e água para copos, garantem a facilidade de utilização. O FreshVault oferece uma experiência de refrigeração mais limpa, mais segura e mais eficiente com um sistema de conservação dedicado e design de fácil utilização.

    A solução compacta do LuxCare Mini Washer-Dryer Combo. tudo-em-um, integra-se perfeitamente em quartos e closets. Com a tecnologia Active Water Washing, este electrodoméstico utiliza milhares de milhões de microbolhas para penetrar nas fibras dos tecidos, removendo suavemente as nódoas sem uma agitação agressiva. Com o seu rápido ciclo de lavagem e secagem de 79 minutos e o Sistema Avançado de Autodosagem que gere o detergente até 15 ciclos, a LuxCare Mini oferece uma comodidade e eficiência incomparáveis. A sua higienização a vapor é essencial para tecidos íntimos e especiais, uma vez que garante 99,99% de eliminação de bactérias, 100% de remoção de ácaros e uma inativação eficaz do HPV. Para maior comodidade, é extremamente silenciosa e foi concebida com uma estética retro-moderna, proporcionando cuidados de vestuário de nível profissional, enquanto se adapta perfeitamente a qualquer espaço.

    O ar condicionado smart ultraslim integra-se em qualquer espaço habitacional com o perfil interior mais baixo do mercado. A sua grande capacidade de arrefecimento de 12000 BTU, permite arrefecer eficazmente divisões até 51 metros quadrados (m2) e oferece um funcionamento quase silencioso – 34% mais silencioso do que os modelos tradicionais. A sua configuração em forma de L incorpora um ventilador avançado de fluxo cruzado, um perfil de ar interior otimizado, grelhas de ar de grandes dimensões e um permutador de calor compacto, proporcionando uma refrigeração potente. O suporte de instalação simplifica a configuração para apenas 15 minutos e permite que a janela permaneça funcional, oferecendo acesso a ar fresco sem desmontar a unidade. Para garantir um desempenho duradouro, o suporte foi concebido para durar até 10 anos, suportando pelo menos dez ciclos de instalação e desinstalação por ano. As cortinas laterais deslizantes aumentam a eficiência energética, isolando o ar exterior, reduzindo as fugas e bloqueando o excesso de luz para uma privacidade e conforto ideais.

    Este equipamento integra-se na aplicação ConnectLife, permitindo a monitorização, programação e controlo remotos para maior comodidade. Também é certificada pelo Matter, permitindo uma fácil integração com outras plataformas domésticas inteligentes. 

    O ar condicionado portátil Smart Tower é outra das soluções apresentadas no CES que redefine o conforto e a transformação do espaço. Concebido para durar até 10 anos. esta unidade de 8000 BTU, compatível com Matter, arrefece áreas até 32,5 metros quadrados, alcançando espaços até mais de 6 metros de comprimento e 2 metros de altura com a sua avançada ventoinha de fluxo cruzado vertical e rotação de ângulo amplo. A tecnologia de inversor energeticamente eficiente minimiza o consumo de energia e reduz o ruído em cerca de 30% em comparação com os modelos tradicionais. Com instalação simples que demora menos de 10 minutos, graças a uma mangueira de conduta de ar de pressão e encaixe, e um painel de janela de fácil deslizamento, a comodidade está integrada em todos os detalhes. Além disso, possui um sistema de drenagem automática e um adaptador de drenagem fácil de utilizar, facilitando a manutenção.

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