
CONSTRUIR
Muitos chavões, poucas medidas. Programas eleitorais para todos os gostos
Quatro finalistas portugueses na 67ª edição dos Prémios FAD
Obras ferroviárias na Beira Alta concluídas até ao final de Junho
França financia reabilitação de infra-estruturas na Guiné-Bissau com 4M€
Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal
“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”
Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal
Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’
Lagoas Park inaugura Praça Central e Galeria Comercial
APCMC aposta em projecto para impulsionar digitalização do negócios dos materiais de
O “kick off” para a futura Cidade da Pedra, foi oficialmente dado no final da semana passada com a cedência da antigas instalações da Fábrica Pardal Monteiro à Associação para a Inovação e Tecnologia em Pedra Natural – AITPN. Aqui irá nascer um centro tecnológico que reunirá todas as competências necessárias ao desenvolvimento do sector industrial associado ao fabrico de materiais e produtos de pedra natural.
A AITPN foi fundada pela Assimagra e pelo Instituto Superior Técnico, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, do Cluster Portugal Mineral Resources e de um conjunto de empresários do sector. A criação do hub de inteligência e tecnologia da indústria da Pedra Natural representa um investimento de 11 milhões de euros e tem por missão triplicar, num prazo de 10 anos a competitividade desta indústria, através da implementação do desenvolvimento de novas soluções, processos e sistemas de fabrico e, simultaneamente, incrementar os níveis de qualificação profissional existentes na fileira.
As áreas com especial enfoque no StoneCITI serão a tecnologia, o marketing e a valorização das matérias-primas, desenvolvendo projectos inovadores de implementação rápida, através de acções de transferência tecnológica e qualificação avançada.
A criação deste centro tecnológico vai introduzir um maior valor acrescentado à indústria e produção nacionais, num cluster que tem hoje um peso importante no comércio externo português, para além de ser uma peça importante no plano de desenvolvimento do sector que deverá valer 5% da riqueza nacional até 2030.
As exportações de pedra natural valem cerca de 390 milhões de euros, num total de 1,9 milhões de toneladas. Portugal detém uma quota mundial de cerca de 2,6%.