Governo assina protocolo para criar alojamento para estudantes em estações ferroviárias
Pragal, Santa Apolónia e Carcavelos são as estações que vão ser alvo de um estudo de viabilidade na primeira fase, num acordo entre a Infraestruturas de Portugal, o ISCTE e a Universidade Nova
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A Infraestruturas de Portugal assinou esta quinta-feira, dia 30 de Janeiro, com o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa um protocolo para estudar a viabilidade de criação de alojamento de estudantes universitários em imóveis do domínio público ferroviário (DPF) e rodoviário (DPR), localizados na área metropolitana de Lisboa. Este protocolo insere-se no Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior apresentado pelo Governo.
Nesta fase foram já seleccionadas cinco localizações, que serão alvo de estudos e avaliações necessárias para aferir a viabilidade dos projectos. Numa primeira fase estão previstos projectos neste âmbito nas Estações Ferroviárias do Pragal, de Santa Apolónia e de Carcavelos e, numa segunda fase, para as Estações Ferroviárias da Portela de Sintra e de Monte Abraão.
O protocolo prevê, ainda, que possam ser integradas outras localizações “em função das necessidades das universidades e disponibilidades das entidades gestoras”.
A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença de Manuel Heitor. ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e Habitação, Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, João Sobrinho Teixeira, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ana Pinho, secretária de Estado da Habitação, dos Reitores das universidades envolvidas e de membros do Conselho da Administração da Infraestruturas de Portugal.