Arranque das SIGI e futuro das SOCIMI em conferência ibérica
A 3ª edição do Iberian REIT Conference, irá decorrer no dia 11 de Fevereiro, no Hotel Westin Palace, no centro de Madrid
CONSTRUIR
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Pelo terceiro ano consecutivo, Madrid vai receber os principais players do mercado imobiliário cotado na Ibéria. A Iberian REIT Conference assinala a sua 3ª edição a 11 de Fevereiro, com co-organização da European Public Real Estate Association (EPRA) e da plataforma Iberian Property. Este encontro permitirá conhecer, por um lado, como arrancou o regime REIT em Portugal (as chamadas SIGIs) e, por outro lado, antecipar o impacto das mudanças fiscais e legais que se prevêem para o regime REIT em Espanha, as chamadas SOCIMIs.
Segundo explicou o CEO da EPRA, Dominique Moerenhout, que estará presente na conferência, “o mercado ibérico é um dos mais dinâmicos da Europa e gera um enorme interesse entre os investidores, pelo que este encontro anual de análise das suas perspectivas e oportunidades é já uma referência para todos os que consideram aqui investir e comprometer-se a longo-prazo com o desenvolvimento do sector”.
O mercado ibérico de REITs é actualmente uma indústria a dois ritmos completamente distintos. Em Portugal, as SIGIs entraram em vigor apenas na segunda metade de 2019, encontrando-se constituída a primeira entidade, pela mão da Sonae Sierra e do Bankinter (a ORES Portugal), e estando também já a cotar na Bolsa de Lisboa, através de um processo de dual listing, a socimi Merlin Properties. Já em Espanha, as SOCIMIs são uma realidade consolidada e uma indústria com forte expressão no panorama europeu. Atravessam, agora, contudo, novos desafios, com a intenção já anunciada do Governo de Espanha em introduzir alterações fiscais e de regulação a este regime. O secctor mostra-se agora preocupado em perder atractividade num contexto europeu de elevada competitividade, considerando que aumentar a pressão fiscal sobre as SOCIMIs seria um passo atrás e uma oportunidade perdida para um mercado em plena expansão.
Além de reflectir sobre o momento nos dois mercados da Ibéria, a Iberian REIT Conference irá também analisar o impacto no mercado de REITs das novas exigências globais a nível do investimento responsável. De acordo com a EPRA, só em 2019 o número de empresas imobiliárias cotadas na Europa a fazer reporte de dados na área de ESG aumentou 30%.
Entre os oradores que participarão neste encontro destacam-se o CEO da Colonial, Pere Viñolas, que integra pela primeira vez o painel de especialistas do evento; Ismael Clemente, CEO da Merlin Properties; Miguel Pereda, director e CEO do Grupo Lar; Ignacio Martínez-Avial, managing director do BNP Paribas Real Estate em Espanha; e Andrés González de Cominges, director geral para o mercado ibérico de Corporate & Investment Banking do Santander.
Também participam Paulo Núncio, partner da Morais Leitão; bem como o responsável de Real Estate da AGEAS Portugal, Gilles Emond e Manuel Puerta da Costa, membro da direcção da APFIPP, entre outros especialistas.