Arranque das SIGI e futuro das SOCIMI em conferência ibérica
A 3ª edição do Iberian REIT Conference, irá decorrer no dia 11 de Fevereiro, no Hotel Westin Palace, no centro de Madrid

CONSTRUIR
LDC Group adquire Weddo Living e reforça aposta na gestão de arrendamento
RBR Estate Investments investe 1,5 M€ em projecto nos Anjos
Cosentino alarga portfólio de casas de banho com novo lavatório
Escarlata Loncán assume Direcção Geral da Quilosa Selena Iberia
Schneider Electric leva à Hannover Messe tecnologias que estão a “moldar o futuro da indústria”
Manusa, portas de vidro automáticas: guia completo para encontrar a solução ideal para o seu projeto
Novo crédito à habitação cresce 27%
Câmara do Seixal lança concurso para Unidade de Saúde de Paio Pires
AtlasEgde investe 500 M€ em data centers em Portugal e junta-se à Colt
UC lança guia para tornar renovação energética acessível nas comunidades rurais europeias
Pelo terceiro ano consecutivo, Madrid vai receber os principais players do mercado imobiliário cotado na Ibéria. A Iberian REIT Conference assinala a sua 3ª edição a 11 de Fevereiro, com co-organização da European Public Real Estate Association (EPRA) e da plataforma Iberian Property. Este encontro permitirá conhecer, por um lado, como arrancou o regime REIT em Portugal (as chamadas SIGIs) e, por outro lado, antecipar o impacto das mudanças fiscais e legais que se prevêem para o regime REIT em Espanha, as chamadas SOCIMIs.
Segundo explicou o CEO da EPRA, Dominique Moerenhout, que estará presente na conferência, “o mercado ibérico é um dos mais dinâmicos da Europa e gera um enorme interesse entre os investidores, pelo que este encontro anual de análise das suas perspectivas e oportunidades é já uma referência para todos os que consideram aqui investir e comprometer-se a longo-prazo com o desenvolvimento do sector”.
O mercado ibérico de REITs é actualmente uma indústria a dois ritmos completamente distintos. Em Portugal, as SIGIs entraram em vigor apenas na segunda metade de 2019, encontrando-se constituída a primeira entidade, pela mão da Sonae Sierra e do Bankinter (a ORES Portugal), e estando também já a cotar na Bolsa de Lisboa, através de um processo de dual listing, a socimi Merlin Properties. Já em Espanha, as SOCIMIs são uma realidade consolidada e uma indústria com forte expressão no panorama europeu. Atravessam, agora, contudo, novos desafios, com a intenção já anunciada do Governo de Espanha em introduzir alterações fiscais e de regulação a este regime. O secctor mostra-se agora preocupado em perder atractividade num contexto europeu de elevada competitividade, considerando que aumentar a pressão fiscal sobre as SOCIMIs seria um passo atrás e uma oportunidade perdida para um mercado em plena expansão.
Além de reflectir sobre o momento nos dois mercados da Ibéria, a Iberian REIT Conference irá também analisar o impacto no mercado de REITs das novas exigências globais a nível do investimento responsável. De acordo com a EPRA, só em 2019 o número de empresas imobiliárias cotadas na Europa a fazer reporte de dados na área de ESG aumentou 30%.
Entre os oradores que participarão neste encontro destacam-se o CEO da Colonial, Pere Viñolas, que integra pela primeira vez o painel de especialistas do evento; Ismael Clemente, CEO da Merlin Properties; Miguel Pereda, director e CEO do Grupo Lar; Ignacio Martínez-Avial, managing director do BNP Paribas Real Estate em Espanha; e Andrés González de Cominges, director geral para o mercado ibérico de Corporate & Investment Banking do Santander.
Também participam Paulo Núncio, partner da Morais Leitão; bem como o responsável de Real Estate da AGEAS Portugal, Gilles Emond e Manuel Puerta da Costa, membro da direcção da APFIPP, entre outros especialistas.