Cascais com “revolução tranquila” para 2020
Da Habitação, à Saúde, passando pela Educação ou pelos Transportes, Cascais estará em transformação ao longo de 2020 com os investimentos que se anunciam.

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Às portas de Lisboa, Cascais irá sofrer ao longo de 2020 aquilo que o seu presidente de Câmara, Carlos Carreiras, sublinhou ser “uma revolução tranquila”. Da Habitação, à Saúde, passando pela Educação ou pelos Transportes, Cascais estará em transformação ao longo de todo o ano com os muitos investimentos que se anunciam.
Depois do investimento realizado na Nova School of Business and Economics, Carcavelos será o epicentro do conhecimento do município. A “Baía do Conhecimento” pretende reunir faculdades de diferentes áreas no mesmo espaço e que tem como meta a criação de uma comunidade estudantil com 20 mil universitários em 202. Assim, a Universidade Nova irá trazer para o seu Campus a Nova Medical School, o projecto deverá avançar já este ano e compreende a criação de equipamentos modernos para o ensino, entre os quais vários laboratórios, mas também alojamentos e residências universitárias. Mais ao lado, a Bataria de S. Gonçalo vai ser a casa da Nova Law Shcool e acolherá ainda uma zona de residências para estudantes com 200 camas, a juntar às 1000 já existentes. Enquanto as antigas instalações do Hospital José de Almeida vão receber a AHED, uma escola de pós-graduação na área da saúde. No futuro a “Baía do Conhecimento” poderá vir a a receber ainda a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Em Carcavelos irá nascer ainda o “Loving Welcome Center”, um espaço de encontro para estudantes.
Na Saúde está prevista a construção de dois novos centros de saúde, Cascais e Carcavelos, e a ampliação do centro de saúde de S. Domingos de Rana.
Ao nível do empreendedorismo o Alagoa Office&Retail Center, localizado nas antigas instalações da antiga fábrica Legrand em Carcavelos, está já em construção e irá disponibilizar mais de 15 mil m2 para escritórios.
Nos transportes, Tires aguarda a requalificação do seu aeroporto e a respectiva certificação internacional, preparando-se para o arranque de uma profunda remodelação. As obras deverão compreender a criação de uma nova torre de navegação, terminal de passageiros, hangares e parque de estacionamento para aeronaves e veículos, para além de uma ligação directa à autoestrada que liga a Lisboa.
A requalificação da Marina de Cascais deverá arrancar no segundo semestre de 2020, trazendo todo um novo conceito, com a construção de um hotel 5 estrelas, da Sofitel, mais espaços comerciais, de restauração e coworking.