Merlin Properties estreia-se na bolsa de Lisboa esta semana
É já no dia 15 que a espanhola Merlin Properties, SOCIMI, SA irá cotar e negociar no mercado de Lisboa. Mais um passo na conquista do mercado português.
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
É já no dia 15 que a SOCIMI (Sociedade Anónima Cotada de Investimento Imobiliário) espanhola irá cotar e negociar no mercado de Lisboa. O valor com que iniciará a sua entrada na bolsa nacional será o valor da cotação no fecho do dia 14 na bolsa espanhola.
A Merlin Properties é a maior empresa do sector cotada no Ibex 35, com uma capitalização bolsista de, aproximadamente, 5,3 mil milhões de euros. A sua principal actividade é a aquisição e a gestão de activos imobiliários dedicados ao sector terciário (escritórios, espaços comerciais, lojas e armazéns para o sector de logística), Está presente sobretudo em Espanha mas a entrada na bolsa de Lisboa confirma Portugal, onde aliás tem vindo a ganhar posição, como mercado alvo.
No último ano apresentou uma rentabilidade superior a 20% e encerrou o último exercício publicado (3º trimestre de 2019) com um lucro de 0,67 euros por acção. No mesmo período a taxa de ocupação dos seus imóveis melhorou 0,3%, para um valor médio de 93,2%. O preço do arrendamento subiu mais 4,8%, melhorando em todos os segmentos dos seus negócios.
Durante o último trimestre do ano a Merlin Properties foi notícia em Espanha pela compra à construtora San José de uma participação de 14,4% na DCN, empresa responsável pelo desenvolvimento da Operação Chamartín, na capital espanhola. Este é um dos maiores projectos de desenvolvimento urbano na Europa. Pela mesma altura, em Portugal, a empresa adquiria o edifício sede da Nestlé em Lisboa, expandido a sua presença na capital portuguesa para 115 mil m2 e consolidando a sua posição como um principais players.
Com esta operação, abre-se a primeira porta para negociar REITs (Real Estate Investment Funds) directamente na bolsa de Lisboa. O decreto lei que regula o funcionamento destes fundos imobiliários foi publicado há cerca de um ano, tendo sido alvo de alterações em julho de 2019. Os REIT´s têm como principal objectivo a aquisição de direitos reais sobre imóveis, sobretudo urbanos, para arrendamento. Podendo, de acordo com as regras, adquirir participações noutras sociedades ou fundos de investimento.