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    “Hoje sabemos o que o end user está a fazer e como o está a fazer”

    Para João Fernandes, director geral da Fischer em Portugal, a empresa tem hoje uma força de vendas e prospecção cada vez mais activa, o que permite que a companhia, especialista em soluções de fixação, perceba em cada momento as necessidades do mercado

    Cidália Lopes
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    “Hoje sabemos o que o end user está a fazer e como o está a fazer”

    Para João Fernandes, director geral da Fischer em Portugal, a empresa tem hoje uma força de vendas e prospecção cada vez mais activa, o que permite que a companhia, especialista em soluções de fixação, perceba em cada momento as necessidades do mercado

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    Ao CONSTRUIR, o director geral da Fischer em Portugal explica a aposta da empresa numa maior proximidade ao cliente e antecipa novidades para os próximos anos. João Fernandes acredita que a transversalidade e fiabilidade da empresa são uma mais-valia e pisca o olho aos fabricantes nacionais que necessitam de soluções de fixação, nomeadamente na área dos sanitários. Essa é uma área que quer aprofundar no próximo ano

     Que analise faz do mercado, hoje em dia, de acordo com a vossa perspectiva?

    O mercado, para nós, está numa fase positiva. Temos margem de progressão muito superior ao do crescimento da Construção e tudo o que a envolve, sobretudo porque temos várias áreas de negócio. Não nos centrarmos na renovação, na indústria ou na obra nova dá-nos essa abrangência. Falamos desde o “do-it-yourself” (DIY) à área profissional. Sentimos que, até agora, em algumas áreas, o investimento publico não é tão expressivo, com quebras de 3% em 10 anos, mas estamos menos sujeitos a essas flutuações. Se a Fischer tem várias possibilidades de negócio, aqui ou ali vamos compensando. Em 2020 e 2021 temos algumas estratégias, sabendo nós que haverá mais investimento público do que o que houve nos últimos anos. Daí que estamos a reforçar, internamente, o sector que se dedica a esse tipo de actividade. Este ano, por exemplo, reforçámos a nossa aposta no DIY aproveitando que várias cadeias de distribuição reformularam a sua actividade em Portugal. Nós, dentro das nossas possibilidades, vamo-nos adaptando ao que o mercado vai ditando. Juntando a isso, temos hoje uma força de vendas cada vez mais activa e dependente de Portugal, não estando tão exposta à leitura de organizações de outros países. Isso permite-nos centrar mais na relação com o cliente e não no papel do distribuidor que, em certas circunstâncias, nos travava. Hoje sabemos o que o end user está a fazer e como o está a fazer. O nosso produto não é para estar na prateleira, é para usar em várias áreas, quase todas ligadas à construção. E nós queremos estar mais próximos de quem executa, seja o cliente profissional ou o utilizador comum. Para isso tivemos de fazer um esforço para chegar mais perto do cliente final, para explicarmos a nossa revenda que produtos deveria ter para poder melhorar o resultado final. Estamos também a apostar no e-comerce, pois julgamos que, em algumas áreas, será o futuro em Portugal, seja no B2B ou no B2C. Estamos a investir nessa área, numa estratégia para manter em 2020. Não estávamos presentes neste domínio, vamos estar em força.

    Olhando para esta lógica de diversificação, que apontou como tendo sido chave nos últimos anos, por onde passou esse caminho? E quais continuam a ser as vossas áreas core?

    Começando pelo DiY foi conseguir adaptar as necessidades do cliente, não a nível internacional, mas a nível local. O nosso forcing passa, cada vez mais, por garantirmos que o nosso cliente tem um parceiro nacional, fazendo-lhe chegar algumas ideias que determinados produtos são vendáveis em Portugal ao contrário dos que são negociados internacionalmente. Esses geram-nos um tipo de resultados interessantes, adaptados aos portugueses e a Portugal. Depois há determinados períodos de tempo em que áreas de negócio surgem com um impulso adicional, como é o caso da Reabilitação. Alguns clientes dessa área também se adaptaram a nós, tornando o seu negócio mais próspero e mais adequado ao momento. Continuamos a querer, cada vez mais, ter presença física na nossa revenda, com diversificação de produtos que nos aumentem a possibilidade de um maior número de vendas e fidelização do cliente. Para isso, temos de ter atenção para não haver choque entre a revenda, o DIY e o cliente final. Não sendo difícil de gerir, é passível de algum conflito. Posto isto, e porque temos packaging adequado aos vários tipos de negócio, processos de engenharia adaptados a sectores diversificados como as fachadas e estruturas, podemos orientar as pessoas para o que tem de ser feito, nomeadamente a divisão dos sectores. Temos, depois, um outro negócio que representa 30% das nossas vendas, que é o OEM e clientes específicos que usam os nossos produtos para venda em conjunto com os seus produtos. É uma área mais relacionada com a indústria e que queremos aprofundar em 2020. É mais um nicho de mercado em que queremos estar presentes. Há muitas empresas que recorrem a kits de fixação para vender os seus próprios produtos, sendo que sem isso não são vendáveis. Falamos, a título de exemplo, de loiça suspensa que precisa de soluções de fixação adequadas e nós somos especialistas nisso. E o caminho passa muito por aqui, por dar visibilidade à marca de diversas formas e em diversos suportes, atendendo também a que sendo mais visível torna-se também mais confiável. Estamos no caminho correcto.

    Em que vai assentar essa estratégia de procurarem cativar a indústria para adoptarem as vossas soluções?

    Hoje em dia, no nosso mercado, há uma grande desconfiança relativamente a fornecimentos, a entregas e à qualidade do produto. Nós, tendo um nível de serviço acima dos 95% – que terá os seus custos, naturalmente… – fidelizamos o nosso cliente nas três vertentes, seja na qualidade, na relação de confiança com o cliente ao nível de entregas e, posteriormente, nos preços estabelecidos. Cumprimos, independentemente das oscilações de mercado. Estes, no fundo, são os factores diferenciadores de grande arte da concorrência e a necessidade, desses clientes, de verem cumprir esses prazos. Temos âncoras bem definidas que estão connosco exactamente pela fiabilidade da entrega, qualidade do produto e pelo serviço completo que prestamos ao cliente. Não sendo os mais económicos, temos um produto bastante aceitável. E as empresas não estão dispostas a correr riscos, querem assegurar que os parceiros respondem às suas necessidades.

    As empresas estão dispostas a “assumir” ou, pelo menos, despertas para esse preço superior?

    Toda a gente quer o melhor preço com a maior qualidade possível. E nós tentamos ser competitivos dentro do serviço que oferecemos. É um mercado em que se demora tempo a entrar. O mercado está feito e quando nos deparamos com as dificuldades, que passam por uma qestão importantíssima e pela fiabilidade do fornecimento, aí estamos na vanguarda. Controlando nós quase todo o processo, desde a produção de matérias primas ao packaging, a nossa fiabilidade e capacidade de resposta às necessidades dos clientes é muito maior.

    É possível fazer uma radiografia transversal sobre o que procura o mercado em Portugal no que respeita a soluções de fixação? Há algum tipo de tendência?

    Diria que continuamos a ter vários tipos de mercado. Obviamente que o preço é sempre importante, menos importante quando acoplado a um serviço e ainda menos importante quando associado à proximidade. Voltando ao início: Portugal, não sendo um País grande, continua a ter várias especificidades. Veja-se, a título de exemplo, empresas do Norte virem realizar obras a Lisboa ou ao Sul. É estranho. O contacto com o cliente, ou o end user é em Lisboa mas o sector de compras é no Norte. Isso dá-nos uma certa diversidade. Com a crise de 2010, houve um declive grande no cliente entre o C e o A ou entre o D e o E, sobretudo na forma de adquirirem os produtos. Nós temos de nos adaptar a essas transformações. O cliente D e E, com um, dois ou três empregados, por aí, desloca-se a uma superfície, compra para o dia e paga a pronto. Depois temos os grandes grupos, que executam obras de grande porte e a maior parte delas fora de Portugal. Aí temos um espaço enorme de abordagem ao mercado. Temos soluções para o mercado mas temos de priorizar o nosso negócio e, neste momento, o negócio passa por uma estratégia de proximidade com o cliente final. Cada vez mais a nossa venda precisa de nós não apenas para a venda em si como para explicar ao cliente o porquê daquela opção. Não é um processo fácil, mas é possível de se fazer dentro da estratégia que a nossa distribuição apresenta. Hoje já temos distribuidores com vendedores na rua, com possibilidade de prospecção. No fundo, com outro tipo de abordagem ao mercado. Voltando à sua questão, não é de fácil resposta. Não sendo Portugal um País grande, somos um País grande ao nível de pessoas e de exportação de ideias, pedra natural, engenharia e processos complicados. Um dos últimos grandes projectos que fizemos foi em Manhattan, nos Estados Unidos. Toda a pedra foi exportada da zona de Leiria e a fixação foi feita com recurso a soluções próprias da Fischer. Diversificamos e tentamos ser objectivos em cada área de negócio, focados. Só assim conseguimos perceber como está o mercado. De outra forma, não podemos perder tempo a tentar vender produtos que o cliente não necessita.

    Ao nível de desenvolvimento de produto, de que forma estão posicionados, até mesmo considerando este fenómeno do DIY, onde as intervenções nem sempre são feitas por profissionais…Isso tem implicações?

    Vejamos…O DIY cresce porque não há muitas pessoas no País para fazer os trabalhos que, efectivamente têm de ser feitos. Tendo de ser feitos e não havendo ninguém que os faça, as pessoas vão arriscando. E quem está nessa área nem sempre está disposto a aceitar pequenos trabalhos. Com a quantidade de espaços que abriram em Portugal ou que estão para abrir, ou o crescimento dos grandes grupos do retalho especializados, a pessoa já nem tem de percorrer grandes distâncias para ter acesso ao material. No nosso caso, além da fiabilidade dos produtos e sermos best sellers em algumas dessas grandes superfícies, temos packaging apelativo e elucidativo. O que acontece a qualquer um de nós, que entra numa grande superfície, é comprar o produto errado. Chegamos a casa, abrimos o pack e percebemos que…não serve…Atendendo também a isso, temos de saber responder e adaptar o nosso produto à necessidade, mesmo que isso varie de região para região. Alguns dos produtos que colocamos no Algarve, com uma grande densidade de piscinas, por exemplo, é manifestamente diferente do ‘mercado’ que encontramos em Trás-os-Montes. Daí que nos foquemos nas particularidades do cliente, localmente. Cada vez mais, ao contrário do que sucedia há 10 anos, qualquer grande superfície vende produtos de fixação, seja qual for. Sejam cadeias alimentares ou não. Fixação, anti fogo, segurança… encontramos em todas elas produtos do género. E nós temos de saber estar nesse campo.

    Olhando para o calendário que está previsto e grandes obras que estão previstas para os próximos anos, sejam hospitais, escolas ou outros edifícios públicos, de que modo se estão a posicionar para fazer parte desse segmento?

    Tentamos estar focados em cada área. No caso dos investimentos públicos, a ser verdade que acontecem nas datas previstas, nomeadamente em torno de 2020 e 2021, têm de ser preparadas antes. Nós vamos estar antes, na fase de projecto e acompanhamento de projecto, quer durante a obra, nas diversas fases. O nosso investimento passa por aí. Essas obras ‘ganham-se’ na planificação, na prescrição.

    Ao nível de produto, por onde passam, no futuro mais imediato, as vossas novidades?

    Os próximos três anos vão ser particularmente activos ao nível dos novos lançamentos e em diversas áreas e que passam não só por tecnologia de fixação sem ferramenta, até uma tecnologia BIM. Neste intervalo há updates de produtos, mas serão anos de grandes novidades

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

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    NBS Summit com descarbonização do sector imobiliário na agenda

    O tema servirá de mote à intervenção de Francisco Rocha Antunes, presidente da gestora de cooperativas de habitação, MOME, que irá abordar nature-based solutions no modelo cooperativo

    CONSTRUIR

    A MOME, a empresa gestora de cooperativas de habitação vai marcar presença na NBS Summit para dar a conhecer a importância da descarbonização do sector imobiliário. O evento, que decorre nos dias 23 e 24 de maio, na Super Bock Arena, no Porto, irá reunir especialistas, investigadores e profissionais de diversos sectores com o objectivo de debater o papel das nature-based solutions (soluções baseadas na natureza) no desenvolvimento urbano sustentável.
    Francisco Rocha Antunes, fundador e presidente da MOME participa no painel “Building Sustainable Cities”. O especialista dará a conhecer a gestora profissional de cooperativas de habitação, assim como os eixos de sustentabilidade, intrinsecamente ligados aos projectos da empresa.

    Francisco Rocha Antunes

    Actualmente, a MOME conta com dois empreendimentos de habitação de carácter cooperativo, Pedras.coop, em Lavadores, Vila Nova de Gaia, e o Hera.coop, no Carvalhido, Porto, que representam um investimento cooperativo conjunto de cerca de 40 milhões de euros. Num horizonte de cinco anos, a MOME pretende construir cerca de 1.500 novas casas, dinamizando entre quatro e cinco novas cooperativas por ano a partir de 2024, num total de investimento cooperativo de 700 milhões de euros.

    A sustentabilidade assume um estatuto imperativo nos projectos da MOME, os quais privilegiam a utilização de métodos modernos de construção, como a construção off-site e o uso de materiais sustentáveis, e a implementação de práticas e princípios ESG em todas as fases do processo. Na sua intervenção Francisco Rocha Antunes abordará o modelo cooperativo e a construção sustentável de habitação a preço de custo. O foco estará na implementação de nature based solutions (soluções com base na natureza) capaz de materializar benefícios na eficiência dos imóveis e no bem-estar da comunidade a quem servem, gerando um impacto positivo na comunidade e no planeta.

    A MOME é membro do Urban Land Institute Portugal, do BCSD, Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, e subscreveu o Pacto do Porto para o Clima. É igualmente membro da ANCV (Associação Nacional das Coberturas Verdes) e da APEE (Associação Portuguesa de Ética Empresarial).

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    Nova loja do Lidl recupera antiga gare rodoviária

    Com um investimento de 14 milhões de euros, a nova loja foi implementada na antiga gare rodoviária, datada de 1970, que se encontrava em avançado estado de degradação

    CONSTRUIR

    No seguimento do investimento que tem vindo a fazer na cidade de Lisboa, onde muito recentemente abriu uma loja no estádio do Restelo, o Lidl inaugurou esta quinta-feira, dia 16 de Maio, uma nova loja na Avenida Casal Ribeiro, na zona do Saldanha, sob um conceito de maior proximidade. Com um investimento de 14 milhões de euros, esta é a 17ª loja na cidade de Lisboa.

    A nova loja foi implementada na antiga gare rodoviária, datada de 1970, que se encontrava em avançado estado de degradação, a loja respeita as características urbanas do bairro e a preocupação foi levada ao detalhe no sentido de reduzir ao mínimo o impacto no funcionamento na zona.

    De acordo com Pedro Almeida, director geral da Regional Centro do Lidl Portugal, “Esta é a segunda loja que o Lidl abre em Lisboa em menos de um mês, reabilitando espaços que outrora estavam degradados ou inutilizados”.

    Com uma área de quase 1200 metros quadrados (m2), a loja apresenta um design arquitectónico funcional, com três pisos de estacionamento, para 123 lugares, e dois pisos acima do solo completamente modernizados, com áreas amplas.

    Permitindo poupança de tempo, disponibiliza ainda, para além das caixas convencionais, seis caixas com sistema self-checkout, de pagamento rápido, para os clientes que preferem esta opção.

    Reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade, a loja está equipada com iluminação LED e painel fotovoltaico, e no parque de estacionamento disponibiliza dois postos de carregamento de viaturas eléctricas.

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    ‘Meet Up’ Lisboa

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    Zome organiza debate sobre manutenção de talento nas empresas no âmbito da 2ª Meet Up Zome

    Iniciativa decorre no âmbito do segundo ciclo de conferências ‘Meet Up Zome, que já passou por Lisboa, e chega agora a Braga, para depois passar pelo Porto, Coimbra e Albufeira

    CONSTRUIR

    A Zome prepara-se para realizar o seu segundo “Meet Up”, parte de um ciclo de conferências com o mesmo nome, de forma a celebrar o quinto aniversário da marca. Agendado para 22 de Maio, em Braga, sob o título “Mimar, Apreciar e Cuidar, o evento irá decorrer no Auditório do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). A manutenção do talento no centro das organizações”, este encontro pretende reflectir sobre “as soluções que as empresas devem adoptar para captar e manter talento, num mercado de trabalho cada vez mais competitivo”.

    A compor o painel de oradores estarão Sofia Manso, CEO da Academia da Felicidade e Rosana Barros, coordenadora de Voluntariado da Cruz Vermelha Portuguesa e André Vieira de Castro, CEO da Fábrica de Chocolates Not Guilty, especialistas com percursos distintos, que partilharão as suas visões sobre modelos de recrutamento e as melhores soluções para reter e premiar o talento interno, enquanto analisam o panorama actual do sector de recursos humanos. A moderação estará a cargo de Ana Fernandes, chief financial officer da Zome.

    Carlos Santos, CEO da Zome, sublinha que “esta conferência é de particular relevância, pois as pessoas são o elemento central da Zome e o desenvolvimento do seu talento é um factor crítico para o nosso sucesso”.

    O ciclo de “Meet Ups” vai percorrer o País ao longo dos próximos meses, debatendo uma variedade de temas relevantes para o sector.

    A 26 de Junho, o Porto recebe o tema “Ser um líder é como andar de bicicleta ou reaprendemos a sê-lo, todos os dias?”. Depois, a 23 de Outubro, em Coimbra o debate incide na “Tecnologia de A a Z: o que nos traz o futuro, agora?” e o último deste ciclo está agendado para 13 de Novembro, em Albufeira, com o tema “Empreendedorismo: Mais do que um desígnio, uma mentalidade necessária”.

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    Luísa Matos assume liderança da Cleanwatts

    Co-fundadora e, até agora chief innovation and product officer da climate tech de Coimbra, Luísa Matos é a nova CEO da Cleanwatts

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    Luísa Matos é a nova CEO da Cleanwatts, empresa climate tech de Coimbra, pioneira na implementação e gestão de Comunidades de Energia Renovável em Portugal. Co-fundadora da Cleanwatts e, até agora, chief innovation and product officer da empresa, Luísa Matos tem trabalhado activamente na transformação verde e digital para desenvolver e fornecer soluções de ponta para um sector de energia mais descarbonizado, descentralizado, digitalizado e democratizado.

    “É com enorme prazer que aceito esta missão para, em conjunto com a nossa equipa de mais de 80 profissionais distribuídos por diferentes geografias, responder aos desafios relacionados com a energia, de forma local e através de tecnologia digital avançada”, afirma. “Através da nossa experiência e tecnologia proprietária, que é um dos factores que nos diferencia no mercado, procuramos criar valor económico sustentável e ter um impacto positivo na sociedade. Enquanto pioneiros na implementação e gestão de Comunidades de Energia Renovável em Portugal, estamos cientes dos desafios deste modelo, como é o caso da integração na rede eléctrica e a importância das baterias, o seu financiamento e a participação de mais pessoas que possam usufruir de energia limpa e mais barata”, nota a nova responsável.

    Com mais de 15 anos de experiência, Luísa Matos foi responsável pela gestão de mais de 65 projectos de inovação, investigação e desenvolvimento de produto, entregando soluções para Virtual Power Plants (VPPs), cidades inteligentes e eHealth. Assessorou e avaliou muitos projectos de inovação disruptiva, inclusivamente para a Comissão Europeia.

    Formada em Economia, com mestrado e MBA em Gestão da Inovação, tendo ainda frequentado uma pós-graduação em Estratégia e Inovação na Saïd Business School, na Universidade de Oxford, Luísa Matos está a concluir o doutoramento em Estratégia e Marketing, com trabalhos de investigação sobre mercados locais de energia. Tem investigação publicada na área dos modelos de negócios dos mercados locais de energia e liderou o desenvolvimento de produtos para Comunidades de Energia Renovável.

    Nova sede em Coimbra
    Além da nomeação de Luísa Matos como nova CEO, a Cleanwatts muda em Maio a sede para a Incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra, instituição privada sem fins lucrativos, que visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo.
    A incubadora do IPN é um espaço privilegiado de apoio ao empreendedorismo e à inovação, que visa ajudar startups e empresas em fase de crescimento a desenvolver os seus negócios de maneira mais rápida e eficiente.

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    APIMA Internacionaliza “Portugal Home Week” para a Coreia do Sul

    Em 2023, as exportações do cluster do mobiliário e afins cresceram 10%, atingindo o melhor resultado de sempre, superando a fasquia dos dois mil milhões de euros em vendas ao exterior. Os números traduzem uma estratégia de aposta na qualidade e no design da indústria portuguesa e de conquista de mercados exteriores. A Europa ainda concentra o grosso das vendas, mas a indústria pisca os olhos aos EUA e à Ásia. Em entrevista ao CONSTRUIR Gualter Morgado, director executivo da APIMA fala sobre o percurso do sector e as apostas que foram sendo feitas 

    A indústria portuguesa do mobiliário e afins vai bem e recomenda-se. A aposta na qualidade e no design português tem conquistado mercados e colocado as marcas portugueses em concorrência directa com as principais marcas europeias. “Os italianos levam-nos um avanço de mais de 30 anos, mas nós não vamos precisar de 30 anos para estar ao lado deles, certamente, porque estamos a evoluir muito mais rapidamente. O caminho está a ser feito”, considera Gualter Morgado, director executivo da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA). Com 90% das vendas concentradas no mercado exterior, a indústria pauta-se por estar presente nas principais feiras internacionais, que ainda são o principal veículo de entrada em novos mercados. Para além das marcas, a APIMA prepara-se para internacionalizar o conceito “Portugal Home Week”. Já com três edições, o evento internacional, exclusivo para profissionais e abrangendo todas as indústrias de mobiliário e afins ligadas à Fileira Casa Portuguesa, irá realizar-se na Coreia do Sul em 2025

    As vendas da indústria do mobiliário portuguesa voltaram a bater recordes em 2023. Foi assim?

    Em 2023 atingimos os 2,2 mil milhões de euros de exportações, valor que foi, até ao momento, um recorde absoluto, com um crescimento de 10% relativamente ao ano anterior. Sendo que corresponde praticamente ao mesmo crescimento registado no, até agora, melhor ano de sempre, que foi em 2019, pré-pandemia. Além de uma recuperação, foi uma superação relativamente aos números anteriores.

    Este crescimento foi em linha em todos os mercados?

    Não. Houve mercados que tiveram um crescimento adicional. Por exemplo, o mercado francês, que atravessa uma recessão, mesmo assim, crescemos quase 8%. No mercado espanhol, que atravessa também um período conturbado, crescemos 14% e na Alemanha, tivemos um crescimento extraordinário de 26%, sendo o nosso terceiro melhor mercado.

    O que ditou este crescimento?

    Diferentes razões. Por exemplo, França vai receber este ano os Jogos Olímpicos, o que fez com que a quebra do mercado doméstico fosse compensada, em parte, com o crescimento dos contratos para o sector da hotelaria e restauração, que aproveitando o evento, entrou numa onda de renovações e remodelações. Mas é verdade estamos em contraciclo em alguns mercados que vivem algumas dificuldades económicas. Contudo, não vendemos um produto de baixa qualidade, mas sim de média e alta qualidade e, como tal, quem compra o nosso produto são pessoas com poder de compra e, por isso, menos afectadas pela crise.

    Por outro lado, o facto de se baixarem os volumes de encomendas, alguns mercados internacionais deixam de ser competitivos e a procura é canalizada para mercados onde é possível encomendar séries mais pequenas, como é o caso do mercado nacional.

    No geral diria que, tirando o mercado norte americano, continua a haver uma concentração muito grande das vendas do sector na Europa, e esse facto deve-se à qualidade do nosso produto e ao

    desenvolvimento das marcas portuguesas. O “made in Portugal”, gera um valor acrescentado que, antes, não tínhamos. Até há seis ou sete anos atrás o “made in Portugal” tirava valor, neste momento acrescenta valor.

    Este crescimento no volume de negócio tem sido acompanhado pelo surgimento de novas empresas, novos players? Ou pelo reforço das marcas já existentes?

    Temos as várias situações. Temo micro e pequenas empresas com projectos novos que se estão a lançar com ideias originais, com muito trabalho ligado ao design, por um lado, e outras empresas muito ligadas ao aproveitamento das artes tradicionais portuguesas que, devido àquilo que temos de exclusivo e único enquanto país, são integrados no mobiliário. Como por exemplo, técnicas do azulejo ou técnicas de vidro, ou seja, vários componentes. Também o têxtil, onde somos fortes há muitos anos, começa a ter esta integração principalmente na área do estofo. O estofo tem crescido de uma forma extraordinária ao longo dos anos, acompanhando as alterações na forma como vivemos e o que privilegiamos nas nossas casas. E a indústria tem que se adaptar àquilo que as pessoas necessitam e àquilo que elas procuram.

    Este tecido empresarial é composto por quantas empresas?

    Nós estamos a falar, no mobiliário são cerca de 1800 empresas, desde a mais pequenina às maiores. Grandes empresas só temos 5 empresas, mas voltando um bocadinho atrás, este crescimento tem a ver com as novas empresas, que mal contam para os números, mas aquilo que está a acontecer é que as pequenas empresas estão a passar a médias, e algumas médias caminham para se tornarem grandes. Mas este é um caminho que tem vindo a ser percorrido nas últimas décadas. Nos últimos 12 anos, duplicamos as exportações do sector. Isso é efectivo!

    A mobilidade do tecido empresarial português

    Voltando aos mercados. França lidera o ranking?

    A França, a seguida da Espanha e da Alemanha. Mas Alemanha, os Estados Unidos e o Reino Unido vão trocando posições segundo a conjuntura de cada ano. O sistema de compras da Alemanha é feito por centrais de compras. Ora, se as centrais de compras se viram para um mercado nacional, naquele ano temos um boom, mas no ano a seguir podemos cair consideravelmente. Ou seja, estas variações de 15% a 20% para cima e para baixo, acontecem. O que significa que temos de ter uma capacidade extraordinária para estar em diferentes mercados, para quando quebra num lado, compensarmos imediatamente no outro.

    E tudo isto tem acontecido num período em que houve guerra em mercados que eram importantes para as empresas portuguesas: o mercado russo e o mercado ucraniano ficaram indisponíveis para podermos continuar a vender, o que obrigou as empresas a reagir e reinventar. Temos agora uma situação no Médio Oriente, que obrigou a que as empresas que tinham uma grande aposta naquela área geográfica se tivessem que adaptar rapidamente.

    O tamanho aí é uma vantagem?

    O facto do nosso tecido empresarial ser constituído fundamentalmente por PME facilita esta nossa mobilidade, somos mais adaptáveis, conseguimos responder rapidamente às crises e isto tem demonstrado um nível extraordinária de resiliência da nossa indústria. Repare que apenas há uns anos o mercado angolano era quase o nosso primeiro mercado. Agora desapareceu. Perdemos o mercado angolano, surge agora no oitavo lugar das nossas exportações, mas houve anos em que nem aparecia no top 10. E claro, teve que haver essa adaptação e investimento noutras áreas. Só que o mundo está a mudar tão rapidamente… e a esta conjuntura acrescem ainda as restrições de acesso a mercados, como o da América do Sul…

    Na América Sul estamos a falar de que mercados? Brasil?

    O Brasil, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Chile, são mercados em que as taxas à entrada mais que duplicam o valor do produto, o que torna muito difícil a entrada do produto português

    Como é que abordam estes mercados então?

    Via Miami. Porque Miami é a cidade mais latina dos Estados Unidos. É onde estão quase todas as grandes famílias, ou as famílias com grandes posses que acabam por ter uma casa de férias ou onde têm uma residência temporária. E acabam por comprar lá. E depois, a partir daí, já não é uma exportação nossa.

    O mercado americano tem despertado o interesse das empresas, apesar de ser conhecido como um mercado de difícil acesso. Este é um dos argumentos?

    Na nossa abordagem olhamos para cada cidade, cada estado, como olhamos para um país diferente.

    O gosto de Nova York não é o gosto de Miami. O gosto de Miami ou de Nova York não é o mesmo de Boston, ou de Chicago, ou de Los Angeles. Cada uma destas cidades tem praticamente a dimensão do nosso mercado nacional. E com o poder de compra muito mais elevado.

    O que o torna atractivo, apesar das dificuldades…

    Se fosse fácil já lá estávamos todos. Agora, tem sido um mercado com um grande crescimento. É o primeiro mercado mundial em termos de destino. Toda a gente lá quer estar. Mas também é um mercado maduro e é preciso tempo. Enquanto na Europa somos portugueses, enquanto na Ásia somos portugueses, nos Estados Unidos somos europeus. Só agora nos estão a descobrir, muito fruto também do aumento do turismo. Mas o nosso trabalho tem de ser feito cidade a cidade, estado a estado. Já temos algumas empresas com presença directa e outras que, inclusive, já estão a expandir a sua presença.

    Falou da instabilidade dos mercados. De que forma essa instabilidade afecta as perspectivas do negócio para 2024?

    O mercado já tem estado instável há algum tempo, a única questão é que de um momento para o outro andamos aqui com instabilidades contínuas ainda não terminou uma e já estamos com outra questão. O que adicionalmente cria condicionantes nos transportes internacionais. Os transportes ficam mais caros e condiciona a nossa presença principalmente nos mercados asiáticos, mas, por outro lado, também torna o produto que vem de lá menos competitivo, o que é uma vantagem para nós.

    É um sector sustentável?

    Somos um sector que teve um cuidado extraordinário nos últimos anos em ser um sector não poluente. Há um estudo europeu que foi encomendado também pela Direcção-Geral do Ambiente, pensando que o nosso sector era um sector muito poluente, mas que revelou afinal que o sector do mobiliário em Portugal não só é um dos menos poluentes, como tem a maior taxa de aproveitamento dos recursos que utiliza, onde a taxa de desperdício é inferior a 7%. É a menor taxa de desperdício da Europa dentro da indústria imobiliária.

    Agora, acontece outra coisa, é que a legislação europeia trata todos por igual, os bons e os maus, e o que acontece é que por culpa dos maus criam-se legislações que são autênticas aberrações.

    Uma delas, estamos agora, mais uma vez, a prestar a informação aos nossos associados, que tem a ver com a origem da madeira. Só usamos madeira certificada e controlada, só que a comunidade europeia agora quer uma georreferenciação da madeira, ou seja, querem saber de onde é que vem cada tábua, onde é que ela nasceu, onde é que ela foi cortada. O problema é que essa georreferenciação é uma carga burocrática muito grande, que alguns fornecedores poderão não estar dispostos a fazer, e depois deixam de nos vender a nós e vão vender aos países asiáticos e a outros mercados que não têm este nível de exigência.  Quando exportamos para esses países, ou estamos num segmento de luxo, ou estamos num segmento de reconhecimento de marca, ou de design, ou então dificilmente conseguimos concorrer porque não estamos a concorrer em pé de igualdade.

    “Nenhuma feira se pode fazer uma vez isoladamente”

    Terminámos agora um ciclo de feiras, França, Espanha e Itália. Qual é a importância desta presença internacional? O que podemos esperar até ao final do ano?

    Começámos em Janeiro com a Maison&Objet, levámos 50 empresas e correu muito bem, melhor que as expectativas. Depois estivemos em Espanha e Itália, em Abril com 40 marcas nacionais na feira de referência Salone del Mobile, em Milão, onde em termos de área devemos ser ou a segunda ou a terceira nacionalidade. Já em Maio vamos estar ICFF [The International Contemporary Furniture Fair] em Nova Iorque. Uma feira muito focada naquela região apesar de contar com visitantes também da Flórida e do Canadá. E depois a partir de Setembro vamos ter uma série de feiras: as segundas edições da Maison&Objet, em Paris, e da Intergift, em Madrid. Estaremos também numa feira dirigida para o sector da hotelaria em Miami. Depois em Outubro vamos a Singapura, no regresso à Ásia com uma feira na que é considerada um dos principais hubs para a Ásia. E esta feira tem a curiosidade de ser organizada por italianos que nos convidaram a estar com eles e que contará com as principais marcas internacionais. Então vamos estar neste posicionamento.

    Em Novembro temos um certame no Dubai, de nicho, de alta decoração, onde são as principais marcas internacionais. E terminamos o ano novamente em Paris com a Equiphotel, que é a principal feira a nível europeu da área de hotelaria.

    Este roteiro de feiras é pensado para cada ano?

    Nenhuma feira se pode fazer uma vez isoladamente. Temos que ter uma estratégia no mínimo de três anos consecutivos num determinado mercado. Depois temos as feiras plataforma, o caso da Maison&objet, o Salão de Milão, ou mesmo o Dubai, que servem também a abordagem e os contactos para outros mercados. Tal como Miami é influência para outros países da América do Sul e Singapura para os mercados da Malásia, de Tailândia, ou Vietnam.

    Que novidades se perspectivam neste domínio?

    O próximo ano vamos começar o ano em Fevereiro com a Coreia do Sul. Onde teremos uma presença muito forte. Vamos internacionalizar o conceito Portugal Home Week, que este não se realiza exactamente para concentrar estas fichas de investimento na internacionalização do evento e fazê-lo fora de portas.

    Como surgiu esta oportunidade?

    Houve um convite que nos deu imensas condições para que o evento pudesse ser feito lá. Então vamos internacionalizar, vamos levar lá as empresas e não só. Vamos levar também decoradores, arquitectos de interiores, porque eles querem saber como é que fazemos a decoração, como é que pensamos a casa, porque o coreano não tinha este conceito de casa. Devido às dificuldades de habitação várias famílias viviam em pequenos apartamentos, não se cozinhava em casa e come-se na rua. Ou seja, o conceito de vida deles era completamente diferente, só que o poder de compra foi aumentando e mudou os hábitos e a forma de viver, sobretudo nas cidades.

     

     

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

    Manuela Sousa Guerreiro

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    Portugal Railway Summit regressa 21 e 22 de Maio

    O encontro anual, organizado pela Plataforma Ferroviária Portuguesa, Cluster da Ferrovia, realiza-se na próxima semana, nos dias 21 e 22 de Maio, no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento. A edição de 2024 tem como lema “Este comboio não pode parar!”

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    A Plataforma Ferroviária Portuguesa, realiza a edição de 2024 do Portugal Railway Summit, sob o mote “Este comboio não pode parar!”, nos dias 21 e 22 de Maio, no Museu Nacional Ferroviário.

    O encontro acontece num contexto de grande expectativa quanto ao desenvolvimento futuro da ferrovia nacional, pelo que este evento terá um interesse particular no que diz respeito aos planos de investimento anunciados e aos seus instrumentos financeiros, nomeadamente a ligação de Alta Velocidade Lisboa-Porto-Vigo, o novo material circulante e a expansão das redes de metropolitano.

    São cinco as áreas temáticas que serão abordadas nos dois dias do encontro: investimentos nacionais; negócio ferroviário e as experiências internacionais; os desafios para a Ferrovia Nacional e a Alta Velocidade; os desafios para inovação, sustentabilidade ambiental e económica; e os novos conceitos de mobilidade sustentável.

    O painel dedicado aos “Investimentos nacionais” abre o primeiro dos dois dias de encontros e contará com a participação, dos presidentes da Infraestruturas de Portugal, da CP,  do Metro do Porto, da Carris e da Medway, respectivamente Miguel Cruz, Pedro Moreira, Tiago Braga, Pedro Bogas e Carlos Vasconcelos, para além de Carlos Mota Santos, presidente da Mota-Engil, e Maria Helena Campos da administração do Metropolitano de Lisboa.

    Da parte da tarde, o encontro segue com as “Experiências internacionais”, com a presença, entre outros, do ministro dos Transportes de Angola, Ricardo Viegas de Abreu, e do administrador dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, Aboobacar Mussa, num painel que porá em evidência, também, as experiências de internacionalização de algumas empresas portuguesas.  A discussão da Alta Velocidade fechará o primeiro dia do encontro.

    O segundo dia do Portugal Railway Summit é dedicado à discussão dos desafios que se colocam ao nível da inovação, da sustentabilidade, económica e ambiental, mas também dos recursos humanos.

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    Fonte: site da Topeca

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    Topeca apresenta a nova gama Kaltech

    Sendo “natural e sustentável”, a Topeca destaca como principais vantagens da argamassa o facto de ser “altamente permeável, poroso na sua estrutura interna, compatível química e mecanicamente e com capacidades de captação e reação ao CO2”

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    100% à base de Cal Hidráulica Natural (NHL), a nova gama Kaltech apresenta oito novos produtos, em resultado de um processo de três anos de pesquisa e desenvolvimento e cuja apresentação oficial decorreu na edição de 2024 da Tektónica, em Lisboa.

    Sendo “natural e sustentável”, a Topeca destaca como principais vantagens da argamassa o facto de ser “altamente permeável, poroso na sua estrutura interna, compatível química e mecanicamente e com capacidades de captação e reação ao CO2”.

    “Na gama Kaltech estão juntas a tecnologia do futuro com o ligante mais tradicional e amigo do ambiente, naquilo a que chamam um regresso ao futuro”, destaca a empresa em comunicado.

    A utilização da NHL permite a aplicação “fácil e rápida” dos produtos, que foram pensados para a reabilitação de edifícios históricos, mas, também, na sustentabilidade da construção nova. Além disso, foi, também, formulada a pensar nas diferentes soluções que contribuem para o bem-estar dos edifícios e das pessoas, promovendo a “melhoria da qualidade do ar interior” e na protecção de microorganismos e alergénicos.

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    Odalys Campus Porto Asprela integra soluções da Vicaima

    Para garantir um “perfeito equilíbrio” entre segurança e bem-estar, a Vicaima foi a marca seleccionada para fornecer as múltiplas soluções de portas de interior e de revestimentos

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    O Grupo Odalys inaugurou, recentemente, o Odalys Campus Porto Asprela. Localizado na principal artéria da Universidade do Porto e no coração do maior polo universitário da cidade, este complexo residencial oferece 264 estúdios. A nova residência de estudantes combina uma “variedade de serviços”, onde além dos quartos, inclui-se um ginásio, piscina aquecida, sala de relaxamento e espaços de coworking.

    Para garantir um “perfeito equilíbrio” entre segurança e bem-estar, a Vicaima foi a marca seleccionada para fornecer as múltiplas soluções de portas de interior, onde se inclui a gama Portaro, com o modelo EI30 AC34dB. Esta solução, com performance corta-fogo e acústica, responde “eficazmente às necessidades do espaço,” assegurando a “protecção e tranquilidade” necessárias.

    O projecto inclui, ainda, outras soluções Portaro, com conjunto que integram porta, aro e acessórios numa peça única, nomeadamente a Portaro Inverse, uma porta faceada pela guarnição ou painéis que apresenta uma superfície retilínea e contínua, e o Portaro de Correr Interior, para a maximização das áreas e mobilidade entre espaços.

    Para reforçar a “durabilidade e simplificar” a manutenção, optou-se pelos revestimentos Dekordor HD Branco e Dekordor HD Garlic Grey. Pertencentes à gama Dekordor HD Colours, estes laminados de cor plana oferecem “elevada resistência” aos riscos, sendo “ideais para ambientes de tráfego intensivo” como o das residências de estudantes.

    Refira-se, ainda, que as soluções aqui instaladas integram a ampla oferta de produtos da Vicaima, disponíveis com certificação FSC® (Forest Stewardship Council®), entidade que promove a gestão responsável das florestas.

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    Sonae Arauco investe 5M€ em dois novos centros de reciclagem de madeira

    Sonae Arauco anuncia o investimento de 5M€ na abertura de dois novos centros de reciclagem. Com este investimento, cresce para cinco o número de unidades de reciclagem da empresa. O investimento é parte integrante do PRR e ficará concluído até ao final de 2025

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    A Sonae Arauco anuncia o investimento em dois novos centros de reciclagem em Portugal, num total de mais de cinco milhões de euros. Localizados estrategicamente na região do Minho e a norte de Lisboa, estes centros vão complementar a actividade dos três já em operação no país. Este investimento, parte integrante do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), será concluído até final de 2025.

    De acordo com os dados divulgados, no total, a Sonae Arauco incorporou 734 mil toneladas de madeira reciclada em 2023, sendo a reciclagem de madeira a base do seu modelo de negócio de bioeconomia circular. Neste âmbito, a empresa assegura actualmente uma integração de madeira reciclada superior a 70% em algumas das suas gamas de produto, e prevê alcançar os 85% em determinadas geografias, nos próximos três anos. Se considerado o portefólio completo da empresa, a madeira reciclada representa 30% do total usado, o que compara favoravelmente com a média de 21% da indústria europeia de painéis derivados de madeira.

    Nos próximos dois anos, a Sonae Arauco tem previsto um investimento de cerca de 13 milhões de euros para assegurar os seus objectivos de integrar mais madeira reciclada. Esta aposta incluirá a aquisição de equipamentos para os centros de reciclagem e para as unidades industriais, garantindo maior eficiência no processamento de resíduos de madeira e aumentando a capacidade de incorporar uma quantidade superior de madeira reciclada nas soluções de aglomerado de partículas. Em simultâneo, a empresa está a desenvolver tecnologias inovadoras para possibilitar a incorporação de fibras de madeira recicladas em soluções MDF.

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    Adene apresenta em Paris as vantagens de investir no mercado nacional das energias renováveis

    O presidente da Agência para a Energia, Nelson Lage, apresentou, a cerca de meia centena de investidores, as vantagens de investimento nas energias renováveis em Portugal. a iniciativa esteve a cardo da empresa financeira RGreen Invest

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    “Portugal é um país pioneiro no desenvolvimento de energias renováveis, que nos últimos três anos reforçou a aposta no solar fotovoltaico.” Foi desta forma que o presidente da Adene, Nelson Lage, encerrou o Investor Day, um evento promovido pela empresa financeira RGreen Invest, que se realizou esta terça-feira, 14 de Maio, em Paris.

    O presidente da Agência para a Energia apresentou, a cerca de meia centena de investidores, as vantagens de investimento nas energias renováveis em Portugal, assinalando que em 2023, o país atingiu um “ano recorde em novas instalações de painéis solares, com a capacidade fotovoltaica do país a subir 46% face a 2022”. Nelson Lage, sublinhou que estes investimentos não foram apenas realizados “em centrais fotovoltaicas de grande dimensão, mas também em unidades de produção para autoconsumo colectivo e em instalações solares próximas de pontos de consumo”, o que mostra a multiplicidade de oportunidades de investimento em Portugal.

    O presidente da Adene, lembrou que, apesar destes bons resultados, a transição energética não pode limitar-se apenas à produção de electricidade, sendo necessários “investimentos noutras áreas cruciais, como a mobilidade eléctrica, a eficiência energética, a produção de biocombustíveis, mas também a formação nos chamados empregos verdes”.

    A abertura do Investor Day esteve a cargo de Dominique Ristori, ex-director-geral da direcção-geral de Energia da Comissão Europeia, que falou sobre os desenvolvimentos políticos, económicos e energéticos do sector. Ristori, actual conselheiro estratégico para a área da energia, afirmou que os novos desafios da política energética na Europa são três: “segurança,  neutralidade carbónica e competitividade, com prioridade reforçada à inovação e às tecnologias emergentes para o desenvolvimento da soberania europeia”.

    Perspectivando as grandes apostas para os próximos anos, Nelson Lage, referiu a necessidade de a Europa apostar nas redes inteligentes e num sistema energético mais descentralizado. “A produção descentralizada é crucial para permitir o acesso à energia para todos e para garantir que a transição energética seja justa e não deixe ninguém para trás”, afirmou o Presidente da ADENE.

    Portugal é hoje um exemplo na produção de energias renováveis e para continuar na liderança europeia é necessária, segundo Nelson Lage, “uma visão estratégica e ambiciosa, que passe pela expansão da capacidade solar fotovoltaica, através de parques solares de grande escala e projectos de autoconsumo.”

    Para o responsável da Agência para a Energia, é igualmente necessário “reforçar o investimento em energia eólica onshore e offshore, sem esquecer o potencial de outras fontes renováveis, em particular do hidrogénio verde, que se destaca como uma fonte energética promissora com grande potencial para Portugal atingir os seus objectivos de descarbonização e com capacidade de exportação”.

    Nelson Lage encerrou a sua intervenção lembrando que “a transição energética não se faz sem investimentos e Portugal é hoje um polo de excelência nas energias renováveis, aberto a novos investimentos”.

    A RGreen Invest é uma sociedade de gestão francesa que apoia os investidores em projectos que visam a transição energética e a mitigação e adaptação às alterações climáticas e que todos os anos realiza um Investor Day.

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