VII Semana da Reabilitação Urbana propõe novo olhar sobre a cidade do Porto
Sob o tema “REPORTO: Reabilitar, Regenerar e Reutilizar”, a VII Semana da Reabilitação Urbana vai decorrer no Palácio da Bolsa, de 11 a 15 de Novembro
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Semana da Reabilitação Urbana está de regresso à cidade do Porto entre os dias 11 e 15 de Novembro, propondo, na sua 7ª edição, uma nova perspectiva sobre a evolução urbana da cidade. Num momento em que o Porto atravessa uma nova dinâmica no investimento, no turismo e, por conseguinte, no imobiliário, o evento propõe-se olhar para este movimento transformador com um foco mais abrangente, tocando não só a reabilitação, como também a regeneração e a reutilização.
“Temos que olhar para a cidade com um tecido em que é preciso intervir de forma integrada, mas com instrumentos distintos. É necessário continuar a reabilitar, mas é também fulcral requalificar e regenerar os territórios desocupados e estruturantes, bem como promover a reutilização de recursos e espaços que a cidade já dispõe. O denominador comum é o movimento “RE”, que, em última análise, significa agir no território com uma perspectiva de reforço do que este nos oferece e também do seu potencial por realizar”, comenta Arturo Malingre, director da Semana da Reabilitação Urbana.
Sob o tema “REPORTO: Reabilitar, Regenerar e Reutilizar”, a VII Semana da Reabilitação Urbana vai decorrer no Palácio da Bolsa, em pleno centro histórico da cidade, contando com os apoios da Câmara Municipal do Porto e da Associação Comercial do Porto. A organização cabe à Vida Imobiliária e à Promevi.
Mantendo o seu carácter multidisciplinar e multifacetado, a Semana da Reabilitação Urbana promove um programa intenso de conferências, workshops, tertúlias e exposições, além de um passeio a obras da reabilitação na Baixa do Porto. Ao todo são 15 sessões que envolvem mais de 125 intervenientes, destacando-se temas centrais como a habitação acessível, o novo regime legal da reabilitação urbana e a organização territorial no Porto, numa altura em que está em curso da revisão do Plano Director Municipal da cidade.