Oportunidades na África Ocidental em debate na Tektónica
A conferência “Oportunidades em Mercados de Expansão na África Ocidental” explora oportunidades de negócio no Senegal, Costa do Marfim, Guiné-Bissau
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
É uma das grandes novidades da Tektónica 2019, em co-organização com a AICEP e CAHSCI, no dia 10, a feira de construção e obras públicas promove a internacionalização do sector da construção e explora as oportunidades no mercado nacional, através da Conferência Internacional com o tema “Oportunidades em Mercados de Expansão na África Ocidental”. O enfoque serão as oportunidades de negócio no Senegal e Costa do Marfim, mas também países como Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.
O Senegal e a Costa do Marfim são dos países mais prósperos da África Ocidental. O primeiro com uma taxa de crescimento, em 2019, superior a 5% e a Costa do Marfim devido ao desenvolvimento da produção e exportação de cacau e dos fluxos de investimento estrangeiro aplicados no país. O foco do governo centra-se na reconstrução de infraestruturas, sobretudo nos sectores da energia e dos transportes.
Depois de no passado mês, o Banco de Desenvolvimento da África Ocidental ter anunciado a aprovação de um financiamento de 60 milhões de euros para projectos de desenvolvimento na Guiné-Bissau, nomeadamente a reabilitação das infra-estruturas do país, outro dos exemplos representativos da procura dos países africanos no sector da construção, a Tektónica possibilita uma conferência com o objectivo de clarificar e dar a conhecer as oportunidades que as empresas portuguesas podem encontrar nos países mencionados.
Entre os oradores confirmados estão José Colaço da Grant Thornton International e keynote speaker da Conferência; um representante da AICEP; Pedro Gonçalves, director Financeiro da Mota Engil, empresa com uma vasta carteira de obras em países como a Costa do Marfim; Representantes de três entidades da Costa do Marfim, incluindo empresas de imobiliário e gabinetes de arquitectura; também já confirmado está Fodé Diop, presidente da Ordem dos Arquitectos do Senegal, Aliou Sow, empresário a convite da Câmara de Comércio do Senegal e um caso de sucesso de um arquitecto português que trabalha no país, Luís Filipe Santos, da Atepa Partners.
A 21ª edição do certame, que se realiza de 8 a 11 de Maio, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, em simultâneo com o Segurex, promove o debate e incentiva à internacionalização do sector, com empresas portuguesas em contacto directo e personalizado com expositores internacionais e ainda com a possibilidade de realizarem negócio com compradores internacionais, os Hosted Buyers, convidados da Índia e da Colômbia e também outros provenientes da Europa – Espanha, Reino Unido, Polónia e França – e de África – Argélia, Senegal, Costa do Marfim e Angola.