Concurso: Reabilitação do Cinema Batalha por 4,6 M€
O projecto de Alexandre Alves Costa, prevê trabalhos profundos ao nível da estrutura, das superfícies, das coberturas e elementos funcionais e da construção
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A Câmara do Porto, através da empresa municipal GO Porto, lançou, esta terça-feira, o concurso para a reabilitação do Cinema Batalha. O valor base é de 4,6 milhões de euros e a submissão das propostas decorre em 21 dias, ou seja, até 6 de Maio.
A intervenção no edifício, em que a vertente da arquitectura assume grande preponderância, contempla a reformulação e remodelação do Cinema Batalha, com trabalhos profundos ao nível da estrutura, da reabilitação das superfícies (pavimentos, paredes e tectos), das coberturas e elementos funcionais e da construção e instalação de novos equipamentos, acessos e redes.
A conhecida Sala Bebé dará lugar a uma sala polivalente com bar e outras valências sociais. Em substituição, será construída uma sala-estúdio na parte posterior do segundo balcão, com capacidade para cerca de 150 pessoas. A plateia deverá manter os 346 lugares e a tribuna contará com 222.
O projecto de arquitectura, a cargo de Alexandre Alves Costa e do Atelier 15 Arquitectura, integra ainda uma segunda sala de projecção e o aproveitamento do terraço do edifício. Por forma a contemplar a acessibilidade a cidadãos com mobilidade reduzida, está prevista a instalação de um elevador e de acessos diversos neste âmbito.
De acordo com o anúncio, a fase de obra terá uma duração de 600 dias, ou seja, aproximadamente 20 meses.
Em 2017, o Município assumiu a gestão deste equipamento cultural por 25 anos, com a intenção de realizar as obras de reabilitação. Contudo, no ano passado, o futuro do Batalha ficou em suspenso devido ao chumbo do Tribunal de Contas (TdC) à empresa municipal de Cultura, essencial para que este projecto se concretize. Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, contornou o obstáculo através da alteração dos estatutos da Porto Lazer, que passará também a assumir a gestão cultural municipal.
Inicialmente o orçamento para a requalificação do Cinema Batalha rondava os 2,5 milhões de euros, mas, já em 2018, o arquiteto Alexandre Alves Costa (que também está a trabalhar na reabilitação do liceu Alexandre Herculano) admitia que o edifício estava em pior estado do que aquele que imaginava, o que motivou à revisão em alta do valor estimado para a obra.