Aprovada taxa de IVA a 6% para construção nova para arrendamento acessível
A medida irá aplicar-se “independentemente do custo real da construção”, mas, para que possa beneficiar desta taxa reduzida, os imóveis deverão estar afectos ao arrendamento acessível pelo prazo mínimo de 25 anos

CONSTRUIR
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector
Artebel e Topeca criam argamassa de assentamento térmica do mercado
VELUX com nova vice-presidente executiva para a região de Portugal e Espanha
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
As obras de construção nova destinada ao mercado de arrendamento acessível vai ter uma redução ao nível do IVA. A medida foi aprovada esta quarta-feira pelo grupo de trabalho da Habitação e está inserida num conjunto de outra medidas que visam incentivar o arrendamento, avança o Eco online.
Estas obras passarão, assim, à semelhança do que já acontece com a reabilitação, a beneficiar de uma taxa IVA reduzida, de 6%, em vez da taxa de 23% a que estão sujeitas actualmente.
A medida irá aplicar-se “independentemente do custo real da construção”, mas, para que possa beneficiar desta taxa reduzida, os imóveis deverão estar afectos ao arrendamento acessível pelo prazo mínimo de 25 anos.
“Em caso de afectação dos imóveis a finalidade diferente dentro do prazo (de 25 anos), a entidade responsável pelo programa, ou, em caso de concessão, o concessionário, são responsáveis pelo pagamento ao Estado dos valores correspondentes à redução de IVA liquidado resultantes da aplicação da taxa reduzida”, define a proposta agora aprovada.