João Pedro Xavier é o novo director da FAUP
João Pedro Xavier é licenciado, doutorado e com agregação em Arquitectura pela FAUP, em 1985, 2005 e 2017, respectivamente. Docente da faculdade desde 1991, ocupou o cargo de Vice-Director entre 2010 e 2018. Entre 1986 e 1999 trabalhou no gabinete do arquitecto Álvaro Siza. Em paralelo tem desenvolvido uma extensa actividade ligada à investigação sobre a Perspectiva

Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
O Professor Associado com Agregação da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), João Pedro Xavier, foi eleito director daquela escola, para um mandato de quatro anos. A decisão aconteceu no passado dia 28 de Novembro em reunião do Conselho de Representantes da FAUP.
A cerimónia de tomada de posse está marcada para esta quarta-feira, às 12h00, na Sala do Fundo Antigo do Edifício da Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos).
João Pedro Xavier, que sucede no cargo ao Professor Catedrático Carlos Guimarães, é licenciado, doutorado e com agregação em Arquitectura pela FAUP, em 1985, 2005 e 2017, respectivamente. Docente da faculdade desde 1991, ocupou o cargo de Vice-Director entre 2010 e 2018.
Entre 1986 e 1999 trabalhou no gabinete do arquitecto Álvaro Siza, tendo-se entretanto estabelecido como arquitecto por conta própria.
Em paralelo com a docência, tem desenvolvido uma extensa actividade ligada à investigação enquanto membro dos grupos de investigação do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP – Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH) – e Laboratório de Fabricação Social (Digital Fabrication Lab) – dedicando especial atenção à relação entre a arquitectura e a matemática, sendo a Perspectiva o seu principal tema de investigação.
É autor dos livros “Perspectiva, perspectiva acelerada e contraperspectiva” (FAUP Publicações, 1997) e “Sobre as origens da perspectiva em Portugal” (FAUP Publicações, 2006). Enquanto docente e investigador, é autor de diversos trabalhos e artigos em publicações científicas nacionais e internacionais sobre o tema, proferiu conferências e lições e realizou acções de formação de professores. É editor correspondente do “Nexus Network Journal” e membro do conselho executivo da “Resdomus”, revista científica e de cultura arquitectónica da FAUP sujeita a peer review, com periodicidade anual.