Lançado concurso para construção do Terminal Intermodal de Campanhã
Com preço-base de cerca de 12,7 milhões de euros, através de fundos comunitários do programa Norte 2020, a apresentação das candidaturas decorre até 27 de Novembro de 2018

CONSTRUIR
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
A Câmara Municipal do Porto lançou, esta sexta-feira, o concurso público internacional para a “Empreitada do Terminal Intermodal de Campanhã”, com publicação do anúncio no Diário da República (DR) e no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE). A fase de obra terá uma de 21 meses.
O preço-base para a realização da empreitada é de cerca de 12,7 milhões de euros, sendo que será viabilizada através de fundos comunitários do programa Norte 2020, já aprovados.
As candidaturas deverão ser entregues até ao dia 27 de Novembro de 2018, em formato electrónico, na plataforma www.acingov.pt, onde poderão ser também consultadas as peças do concurso.
O objectivo da empreitada é dotar a zona de Campanhã de uma plataforma intermodal que abranja não só os comboios suburbanos, de longo curso, Metro e a rede urbana da STCP, como também os autocarros de serviço intermunicipal e regional que passam a dispor de um terminal de primeiro nível numa zona da cidade de fácil acessibilidade rodoviária.
O equipamento a construir perfaz uma área bruta total de construção de cerca de 24 mil m2 e irá integrar áreas utilitárias – parque de estacionamento, terminal de autocarros, estação de serviço, paragens kiss & ride, parque de bicicletas e parque de táxis – áreas complementares de apoio ao público, áreas administrativas e áreas técnicas essenciais.
O projecto vencedor, da autoria do arquitecto Nuno Brandão Costa, anunciado a 10 de Fevereiro de 2017, inclui também a construção de um parque natural que será um “elemento agregador de toda a envolvente urbana”.
O Terminal irá constituir um dos principais nós da rede de transporte público, enquanto interface estratégico de um anel de contorno da cidade do Porto, funcionando em articulação com o interface da Casa da Música e o futuro interface do Hospital de S. João.