DR
Melom conta já com 12 unidades na capital espanhola
Primeiro Madrid onde quer chegar às 50 unidades. Segue-se Catalunha e Canárias. O objectivo é atingir as 200 franchisadas em cinco anos
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Melom, especialista em remodelação de imóveis em Portugal, escolheu Espanha como primeiro destino do seu plano de internacionalização e instalou-se na capital espanhola, onde prevê chegar às 50 unidades franchisadas até ao final deste ano.
Actualmente, com 12 unidades em funcionamento, em apenas poucos meses de operação, a empresa portuguesa aponta para continuar a crescer no País vizinho, em direcção a regiões como Catalunha e Canárias, estimando alcançar as 200 unidades franchisadas em apenas cinco anos. Na capital espanhola, a previsão aponta para uma facturação de 50 milhões de euros até 2022.
O modelo é único em Espanha e o plano de internacionalização da Melom para o mercado madrileno passa pela associação estratégica a pequenas e médias empresas de reconstrução imobiliária, com o objectivo de se tornar líder de mercado até 2020.
“O mercado de obras e reabilitação português está ao rubro e detectámos que existe uma enorme necessidade de profissionalizar o sector na Europa, tal como aconteceu em Portugal há sete anos quando a Melom surgiu. Temos hoje o know-how para levar o conceito para outras partes da Europa e Espanha é o primeiro desafio. O mercado espanhol ainda não se profissionalizou estando as obras em casa a cargo de empresas ou empresários pouco qualificados, sem quaisquer garantias de qualidade e serviço ao cliente. Existe também como, actualmente, em Portugal, uma retoma nos serviços de construção, mas muita falta de mão-de-obra profissional. Por outro lado, uma diferença do nosso para o mercado espanhol é a segmentação dentro do próprio sector, onde existe realmente a distinção entre projecto de arquitecto e execução. Normalmente uma empresa que faz um serviço, não executa outro.”, comenta João Carvalho, director geral da Melom.
Em Espanha, o modelo de franchising da Melom Madrid é muito idêntico a Portugal, com a particularidade de em Madrid existirem duas modalidades de franquia: “Obras” e “Reformas”. As unidades Melom Obras são destinadas a grandes obras e construção de raiz, enquanto que as unidades Melom Reformas são unidades para pequenas obras e instalações.