DR
Melom conta já com 12 unidades na capital espanhola
Primeiro Madrid onde quer chegar às 50 unidades. Segue-se Catalunha e Canárias. O objectivo é atingir as 200 franchisadas em cinco anos

CONSTRUIR
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Edifício C do projecto em Lordelo do Ouro já está em construção
Edifício Boavista 2949 encontra-se em comercialização
Sandra Daza é a nova CEO do Grupo Gesvalt
“Mais Campera Outlet Shopping” quer modernizar o factory outlet
Preços das casas em Lisboa aumentaram 5,5% em 2024 e vendas cresceram 13,8%
BPI e CBRE em parceria para alavancar sustentabilidade no imobiliário comercial
PortalPRO e AvaiBook em parceria para oferecer serviços aos gestores de alojamentos turísticos
Retalho português atrai investimentos de 1,2 MM€ em 2024 e antecipa um 2025 “animador”
DR
A Melom, especialista em remodelação de imóveis em Portugal, escolheu Espanha como primeiro destino do seu plano de internacionalização e instalou-se na capital espanhola, onde prevê chegar às 50 unidades franchisadas até ao final deste ano.
Actualmente, com 12 unidades em funcionamento, em apenas poucos meses de operação, a empresa portuguesa aponta para continuar a crescer no País vizinho, em direcção a regiões como Catalunha e Canárias, estimando alcançar as 200 unidades franchisadas em apenas cinco anos. Na capital espanhola, a previsão aponta para uma facturação de 50 milhões de euros até 2022.
O modelo é único em Espanha e o plano de internacionalização da Melom para o mercado madrileno passa pela associação estratégica a pequenas e médias empresas de reconstrução imobiliária, com o objectivo de se tornar líder de mercado até 2020.
“O mercado de obras e reabilitação português está ao rubro e detectámos que existe uma enorme necessidade de profissionalizar o sector na Europa, tal como aconteceu em Portugal há sete anos quando a Melom surgiu. Temos hoje o know-how para levar o conceito para outras partes da Europa e Espanha é o primeiro desafio. O mercado espanhol ainda não se profissionalizou estando as obras em casa a cargo de empresas ou empresários pouco qualificados, sem quaisquer garantias de qualidade e serviço ao cliente. Existe também como, actualmente, em Portugal, uma retoma nos serviços de construção, mas muita falta de mão-de-obra profissional. Por outro lado, uma diferença do nosso para o mercado espanhol é a segmentação dentro do próprio sector, onde existe realmente a distinção entre projecto de arquitecto e execução. Normalmente uma empresa que faz um serviço, não executa outro.”, comenta João Carvalho, director geral da Melom.
Em Espanha, o modelo de franchising da Melom Madrid é muito idêntico a Portugal, com a particularidade de em Madrid existirem duas modalidades de franquia: “Obras” e “Reformas”. As unidades Melom Obras são destinadas a grandes obras e construção de raiz, enquanto que as unidades Melom Reformas são unidades para pequenas obras e instalações.