Melom conta já com 12 unidades na capital espanhola
Primeiro Madrid onde quer chegar às 50 unidades. Segue-se Catalunha e Canárias. O objectivo é atingir as 200 franchisadas em cinco anos

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
DR
A Melom, especialista em remodelação de imóveis em Portugal, escolheu Espanha como primeiro destino do seu plano de internacionalização e instalou-se na capital espanhola, onde prevê chegar às 50 unidades franchisadas até ao final deste ano.
Actualmente, com 12 unidades em funcionamento, em apenas poucos meses de operação, a empresa portuguesa aponta para continuar a crescer no País vizinho, em direcção a regiões como Catalunha e Canárias, estimando alcançar as 200 unidades franchisadas em apenas cinco anos. Na capital espanhola, a previsão aponta para uma facturação de 50 milhões de euros até 2022.
O modelo é único em Espanha e o plano de internacionalização da Melom para o mercado madrileno passa pela associação estratégica a pequenas e médias empresas de reconstrução imobiliária, com o objectivo de se tornar líder de mercado até 2020.
“O mercado de obras e reabilitação português está ao rubro e detectámos que existe uma enorme necessidade de profissionalizar o sector na Europa, tal como aconteceu em Portugal há sete anos quando a Melom surgiu. Temos hoje o know-how para levar o conceito para outras partes da Europa e Espanha é o primeiro desafio. O mercado espanhol ainda não se profissionalizou estando as obras em casa a cargo de empresas ou empresários pouco qualificados, sem quaisquer garantias de qualidade e serviço ao cliente. Existe também como, actualmente, em Portugal, uma retoma nos serviços de construção, mas muita falta de mão-de-obra profissional. Por outro lado, uma diferença do nosso para o mercado espanhol é a segmentação dentro do próprio sector, onde existe realmente a distinção entre projecto de arquitecto e execução. Normalmente uma empresa que faz um serviço, não executa outro.”, comenta João Carvalho, director geral da Melom.
Em Espanha, o modelo de franchising da Melom Madrid é muito idêntico a Portugal, com a particularidade de em Madrid existirem duas modalidades de franquia: “Obras” e “Reformas”. As unidades Melom Obras são destinadas a grandes obras e construção de raiz, enquanto que as unidades Melom Reformas são unidades para pequenas obras e instalações.