Requalificação do IP3 com investimento de 134 M€
As obras vão começar em 2019, têm uma duração prevista de quatro anos e 85% do traçado será duplicado, num itinerário sem portagem. O percurso terá ainda os mais avançados sistemas electrónicos e de comunicações para segurança e informação

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
“Via essencial para a internacionalização da região”. Foi assim que o Primeiro-Ministro, António Costa, salientou a importância de uma das maiores obras rodoviárias e que irá permitir dotar IP3 de melhores acessibilidades.
A requalificação do troço entre Penacova e a duplicação parcial da via, “que contribui desde logo para salvar vidas e reduzir a sinistralidade”, foi também destacado por António Costa, durante a cerimónia junto ao nó de Raiva, em Penacova, no IP3, que marcou o lançamento dos concursos para a requalificação do IP3, entre o nó de Penacova e o nó da Lagoa Azul (Ponte sobre o Rio Dão) e o projeto de execução para duplicação/requalificação do IP3, entre Coimbra e Viseu.
António Costa referiu ainda que estas empreitadas “são muito mais do que uma obra de ligação” que vai diminuir o tempo de viagem entre Coimbra e Viseu, servindo também para promover a coesão e a competitividade da região Centro.
A requalificação do troço entre os nós de Penacova e Lagoa Azul e o concurso para as obras de duplicação de via nos troços de Souselas a Penacova e entre Lagoa Azul e Viseu representam um investimento de 134 milhões de euros, numa extensão total de 75 quilómetros, e vão ajudar a salvar vidas ao “assegurar segurança na circulação rodoviária”.
As obras vão começar em 2019, têm uma duração prevista de quatro anos e 85% do traçado será duplicado, num itinerário sem portagem. O percurso terá ainda os mais avançados sistemas electrónicos e de comunicações para segurança e informação.