Cerealis vende urbanização do Beato à Larfa Properties
O grupo imobiliário suíço irá manter a actividade principal do Convento do Beato e desenvolver o projecto urbanístico da autoria do gabinete Risco

CONSTRUIR
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
Haier Europe recebe quatro prémios Red Hot
O Grupo Cerealis, detentor do Convento do Beato, vendeu o imóvel, assim como o projecto urbanístico na sua envolvente ao Grupo familiar suíço Larfa Properties. Desta forma o grupo suíço irá dar continuidade à reconhecida actividade do Convento do Beato, implementando o projecto urbanístico da autoria do gabinete de arquitectura Risco.
O Grupo Cerealis, um dos maiores grupos agroalimentares portugueses, adquiriu em 1999 a Nacional – Companhia Industrial de Transformação de Cereais, na altura a proprietária do Convento do Beato. Apesar de não fazer parte da sua actividade estratégica, o Grupo reforçou o investimento na reabilitação e melhoria do Convento do Beato, projectando-o como um dos ex-libris da cidade para a realização dos mais variados tipos de eventos. Com condições consideradas únicas, este espaço recebeu o reconhecimento da Portugal Trade Awards como melhor sala de eventos. Simultaneamente, o Convento do Beato está enquadrado numa envolvente com elevado potencial imobiliário, contudo, “a execução daquele programa de urbanização exige e competências especificas que não se enquadram na estratégia do Grupo, tendo a Cerealis encontrado no Grupo Larfa Properties um parceiro com vontade de promover o projecto imobiliário, dando continuidade à manutenção da atividade e do património histórico do Convento”, explica em comunicado Rui Amorim de Sousa, CEO do Grupo Cerealis.
“Temos muito orgulho no investimento contínuo que fizemos na reabilitação e dinamização do Convento do Beato, agradecendo a todos os stakeholders envolvidos que tornaram possível o destaque do Convento como uma sala de referência de eventos da cidade de Lisboa. Neste momento estamos muito satisfeitos com o culminar deste processo, pois encontramos um parceiro (Grupo Larfa) que tornará possível manter a actividade do Convento, assim como iniciar a implementação de um projecto urbanístico de elevada qualidade, muito importante para futuro da zona do Beato”, acrescentou aquele responsável.
Também Stephane Delplancq, managing diretor do Grupo Larfa Properties considera se uma oportunidade única para desenvolver um projecto naquela zona da cidade, como explica: “A família Tryba, através da sua holding de investimentos Larfa Properties, está entusiasmada com a conclusão de este processo e consciente da responsabilidade na manutenção de um património de inestimável valor para a cidade. O nosso Grupo irá avançar com implementação do projecto urbanístico, acreditando que este será mais uma alavanca para a valorização desta inovadora zona da cidade, tendo ainda a intenção de continuar a investir na actividade de eventos do Convento numa base de longo prazo.”